4 truques para ampliar espaços pequenos

As medidas não colaboram? Então a decoração e a organização podem te socorrer! Essa é uma das máximas que podemos levar como norte quando há o desejo de ampliar espaços pequenos.

Se não existe a possibilidade – ou a vontade – de derrubar paredes e investir em grandes reformas para aumentar a metragem dos ambientes, saiba que você pode usar elementos do design e da decoração a seu favor. E acredite, alcançar um resultado impressionante é mais fácil do que parece.

Como ampliar espaços pequenos?

Para dar a impressão de um cômodo ser mais espaçoso do que ele realmente é, confira as dicas que preparamos:

1. Use espelhos

O espelho reflete os espaços. Assim, quando colocado no lugar adequado, ele pode até duplicar o tamanho real do cômodo. Para conquistar o efeito desejado, uma dica é posicioná-lo em uma parede que reflita a luz das janelas ou de paredes mais claras e lisas. Ainda, ele também pode fazer o reflexo de áreas mais amplas, como corredores e varandas. Quando essa dica é seguida com cuidado, o resultado é um ambiente que aparenta ter uma amplitude muito maior.

Na hora de escolher o espelho, opte por um que seja grande, que vá do chão até o teto. Também, prefira aqueles que são retos e sem emendas, já que eles proporcionarão uma melhor sensação de continuidade.

Se o seu objetivo é criar uma casa com uma decoração mais arrojada, sem deixar de lado o desejo de ampliar espaços pequenos, você pode distribuir diversos espelhos sobre uma mesma parede. Porém, para garantir que esse efeito saia como o esperado, busque por peças que tenham um formato e um tamanho harmônico e conversem entre si.

2. Integre ambientes

Outro truque para ampliar espaços pequenos é fazer uma boa integração entre os ambientes diferentes. Isso faz com que seja aumentada a sensação de continuidade e o fluxo do local, sem cortes, divisões ou bloqueios. Quando integrado, o espaço ganha luminosidade e amplitude. Para essa estratégia funcionar, uma dica é usar o mesmo piso – preferencialmente de tons mais claros – em todos os ambientes, criando uma sensação de uniformidade e harmonia.

Uma boa opção de piso é o de porcelanato, já que ele é extremamente versátil e pode ser usado em vários cômodos da casa. Ele funciona muito bem tanto em áreas sociais, como na sala e nos quartos, quanto nos locais que podem acumular umidade, como a cozinha, o banheiro ou a área de serviço.

O porcelanato, ainda, pode ser encontrado em diversas estampas, até mesmo em algumas que imitam a textura e a padronização de madeira. Assim, é só você buscar por aquele que se encaixa melhor no seu projeto.

3. Aposte nas cores e estampas para piso e paredes

O bom uso das cores, estampas e padronizações ajuda a ampliar espaços pequenos. Os tons mais claros são ótimos para aumentar a luminosidade do local e a sua harmonia. Eles podem ser a principal base da sua decoração, utilizados nos pisos e paredes. Mas não é preciso usar apenas eles para garantir maior amplitude no ambiente.

Uma solução para quebrar a monotonia e, ainda assim, “aumentar o espaço” dos cômodos, é investir em revestimentos coloridos e com estampas variadas, que podem dar um toque especial para os cômodos. Existem diversas opções de revestimentos para as paredes e para o piso. Busque por aquelas que ajudam a criar um espaço harmônico e de bom gosto nos ambientes. Confira nosso guia para acertar na escolha:

Revestimentos coloridos

Para escolher onde aplicar pontos de cor no seu ambiente, decida qual é o seu objetivo:

  • Um ambiente mais amplo nos sentidos vertical e horizontal: manter as paredes e o teto claro e usar um tom vibrante no piso;
  • Um espaço mais amplo, mas com a impressão de teto mais baixo: manter as paredes claras e ter o chão e o teto de uma cor mais vibrante – sendo a mesma cor em ambos;
  • Aumentar a largura do local sem alterar a sua altura: aplicar o mesmo tom colorido no piso e na parede ao fundo, mantendo o teto e as outras paredes em um tom mais claro;
  • Reduzir a profundidade e aumentar a amplitude: utilizar o tom colorido no teto e na parede ao fundo, mantendo o piso e as demais paredes em um tom claro;
  • Expandir as paredes laterais e reduzir a profundidade: destacar a parede ao fundo, pintando-a de uma cor vibrante, mantendo o teto, o piso e as demais paredes em tom claro;
  • Reduzir a largura do cômodo e aumentar a sua profundidade: destacar as paredes laterais da mesma cor vibrante e manter o teto, o piso e as demais paredes em tom claro.

Vale lembrar aqui que, para essas estratégias funcionarem, é importante utilizar a mesma cor vibrante nas paredes, piso ou teto, que serão coloridos, mantendo a fluidez no ambiente. Também, é legal que a cor escolhida tenha um espectro mais claro, que reflita a luz e não absorva-a.

Revestimentos com estampas

Além das cores, também é possível trabalhar com estampas para ampliar espaços pequenos:

  • Para fazer com que o cômodo dê a impressão de ser mais espaçoso: use estampas pequenas e de tons claros na parede de fundo;
  • Para um ambiente parecer mais baixo e menos profundo: aposte na parede ao fundo com uma padronização de listras horizontais;
  • Para um ambiente parecer mais alto: aposte nas listras verticais na parede ao fundo.

As estampas e padronizações são ótimas opções para serem utilizadas em apenas uma das paredes, mantendo as demais claras e lisas.

4. Invista nos móveis Planejados

Os móveis planejados e multiuso trazem praticidade e ocupam os espaços do ambiente da melhor maneira possível. Um armário que percorre a casa toda e pode ser utilizado para estocar objetos variados, desde roupas até itens de cozinha, é um grande aliado para o seu imóvel. Ele pode, inclusive, ter a porta espelhada. Assim, além de facilitar a organização, também aumenta a sensação de amplitude.

Ainda, a aplicação de nichos e prateleiras nas partes mais altas das paredes também são uma boa solução para o ambiente. Eles ocupam pouco espaço, podem ser usados para guardar diversos artigos e dão um charme para o imóvel. Atraindo a atenção e o olhar para cima, dão a sensação de o imóvel ser mais alto e maior.

Com essas dicas, você já está preparado para aproveitar todo o ambiente e deixá-lo com uma sensação muito mais ampla, confortável e espaçosa. Por fim, mantenha o local sempre organizado e finalize a decoração com itens do seu gosto, que deixem o imóvel com a sua cara!


RELACIONADOS