Cores análogas e complementares: como podem te ajudar na decoração

Saber compor as cores certas na decoração, reforma e construção de um ambiente é fundamental para tornar os espaços mais harmoniosos e estilosos. Apesar disso, poucas pessoas têm uma boa noção de como fazer isso sem sobrecarregar esteticamente os cômodos. Por isso, é preciso entender pelo menos o básico sobre cores análogas e complementares.

Esse conhecimento, aparentemente simples, pode fazer toda a diferença na composição dos cômodos e, até mesmo, na forma como a personalidade dos moradores é expressa nos ambientes. Sendo assim, separamos as principais informações sobre o assunto para que você fique por dentro de tudo.

Gostou da ideia? Então, preste atenção e aproveite!

O que são as cores análogas e complementares?

As cores análogas e complementares são duas expressões utilizadas para se referir a modos diferentes de utilizar o círculo cromático para compor ambientes mais harmoniosos. Seu objetivo é combinar as cores de uma forma que fique esteticamente agradável e harmoniosa aos olhos.

Provavelmente, você imagina que um ambiente com cores opostas deva ser cansativo, não é mesmo? Isso porque a tendência é esperarmos que dois opostos briguem por atenção em uma mesma cena.

Mas o efeito é justamente o contrário. Quando duas cores complementares são unidas, elas se neutralizam, fazendo com que o nosso cérebro misture a informação e perceba um efeito visual agradável e dinâmico. Mas, afinal, o que são cada uma dessas cores?

Cores análogas

As cores análogas são aquelas encontradas em uma sequência no círculo cromático e, por isso, dão a sensação de que são uma continuidade uma da outra. É o exemplo de rosa, vermelho e laranja. No entanto, esse tipo de composição exige cuidado redobrado, especialmente, para não pesar demais o ambiente.

Elas ficam dispostas bem perto umas das outras no círculo cromático e têm esse nome porque apresentam a mesma cor básica na composição. O amarelo-ouro e o laranja-avermelhado, por exemplo, têm a mesma cor laranja em cada um.

Cores complementares

Como o próprio nome sugere, as cores complementares são aquelas que se complementam entre si. Em geral, podemos afirmar que elas combinam, mas de uma forma, muitas vezes, inesperadas. Isso porque, para encontrar as cores complementares, é preciso buscar lados opostos no círculo cromático, por exemplo:

  • azul e amarelo;
  • rosa e verde;
  • laranja e azul.

Desse modo, é possível garantir ambientes mais vívidos e cheios de energia, um tipo de composição bem diferente do popular “tom sobre tom”.

Quais são as principais diferenças entre elas?

Como você viu, as cores análogas funcionam como uma espécie de sequência lógica de cores, exatamente como se uma fosse a continuidade da outra. Enquanto isso, as complementares são o completo oposto que, quando unidas, harmonizam muito bem.

Além disso, podemos dizer que as cores análogas são mais frequentemente encontradas em projetos sóbrios e conservadores, como é o caso de espaços de saúde, clínicas, consultórios e assim por diante. Já espaços que inspiram criatividade merecem um pouco mais de ousadia na escolha das cores, é o caso das startups, de empresas de marketing e comunicação, de espaços educacionais, e assim por diante.

As cores influenciam diretamente o resultado de uma composição visual. É claro que, para isso, também é preciso que elas estejam alinhadas com o estilo decorativo dos donos do projeto, dos móveis e dos objetos em si. Em uma casa, é preciso que as cores também combinem com os moradores.

Como você pode acertar na escolha?

Se você ainda tem dúvidas sobre como combinar as cores, saiba que existem algumas dicas que deixarão essa missão um pouco mais fácil. Então, fique de olho!

Escolha as cores certas de acordo com a construção de cada ambiente

Cada ambiente é feito com uma finalidade. Portanto, respeite as características do cômodo na hora de escolher as cores. Se você quer um espaço relaxante ou com aquele ar mais fresco, por exemplo, apostar em cores pesadas, como vermelho ou laranja, não vai ajudar. Nesse caso, é mais indicado optar por tons de verde e azul.

Do mesmo modo, se você quer elaborar espaços em que as pessoas se mantenham energizadas e motivadas, aí sim, é hora de apostar em tons vibrantes de laranja, vermelho e amarelo, por exemplo. Tudo de acordo com a finalidade do espaço e do tempo médio que as pessoas passarão nele.

Utilize truques na decoração com cores análogas e complementares

Ao contrário do que muita gente pensa, as cores complementares são uma ótima estratégia tanto para projetos mais ousados quanto para aqueles ambientes neutros. O truque é o lugar onde elas serão aplicadas.

Se a ideia for criar um ambiente mais despojado, as cores podem ser usadas nas paredes e no forro. Já se a intenção for um espaço mais neutro, guarde tudo para a decoração.

Assim, a ideia é criar um fundo branco ou de uma cor neutra e investir nas cores complementares para os detalhes decorativos. Objetos, móveis, peças de tapeçaria, quadros e molduras podem ficar encarregados de atribuir o colorido ao local.

Aposte na projeção de espaços para conferir antes de pronto

Se você tem dúvidas sobre a composição de cores de um projeto, o melhor a se fazer é solicitar ao profissional responsável que ele disponibilize uma projeção do ambiente com um simulador, tanto com cores análogas quanto complementares. Desse modo, você poderá comparar as duas propostas.

Essa ideia mais visual do projeto antes de ir para a prática é essencial para entender se as cores combinarão com a cerâmica ou revestimento escolhido, com as aberturas e a iluminação do ambiente e, até mesmo, com a disposição dos móveis. Então, tente não pular essa etapa.

Como você viu, fazer um bom uso das cores é realmente importante para a harmonização dos ambientes, deixando eles mais bonitos e agradáveis. Muitas vezes conferimos aqueles locais supercoloridos e tentamos adaptá-los sem muita noção de como combinar os tons. Mas, agora, com uma noção de cores complementares e análogas, você pode apostar em composições bem mais precisas.

Além disso, você também conferiu que nem sempre ousar na escolha das cores vai resultar em um projeto sobrecarregado. Em alguns casos, você pode fazer isso de uma maneira mais discreta e sutil, sem abrir mão do equilíbrio no ambiente.

Agora que você já sabe tudo sobre cores análogas e complementares, veja mais dicas no Blog da Incepa!


RELACIONADOS