Projeto de Banheiro: o que levar em consideração na sua reforma?

Tem gente que só de ouvir a palavra “reforma” já fica arrepiada de medo, ainda mais quando o assunto envolve um projeto de banheiro, por exemplo. Isso porque o cômodo é bastante delicado e, além de toda a parte estrutural, conta com detalhes que precisam dar certo, como as tubulações e o layout, por exemplo.

Se você está pensando em reformar ou construir essa parte da sua casa, é melhor ficar de olho nas dicas que preparamos. Assim, você poderá evitar os principais contratempos e garantir uma obra mais tranquila e alinhada com o que você quer.

Gostou da ideia? Então, vem com a gente!

Quais são as etapas do projeto de um novo banheiro?

O primeiro passo para acalmar seu coração diante da possibilidade de uma reforma ou construção de um novo banheiro é entender o caminho que será seguido até a conclusão da obra. Por isso, preparamos um passo a passo que você precisa compreender antes de começar. Então, fique de olho!

Etapa 1: briefing

A etapa inicial é uma espécie de entrevista entre o profissional responsável pela obra e o cliente. Nesse espaço, vocês trocarão ideias e você poderá descrever tudo o que espera da reforma ou da construção no novo ambiente.

É importante mencionar tudo aquilo do que você não quer abrir mão, como um box de vidro ou um espelho inteiro sobre a pia, por exemplo. Você também pode citar suas preferências de cores e tons, o desejo por uma iluminação específica ou sobre aberturas maiores.

Depois, será preciso preencher o documento do briefing, que é uma lista objetiva que traduz o que foi conversado. Nessa parte, serão listados os móveis que você quer, os materiais que gosta, o que você quer manter do ambiente original e assim por diante.

Etapa 2: Criando alternativas

Depois de o briefing estar pronto e de esclarecer para o profissional o que você espera para o ambiente, ele apresentará algumas alternativas. Para isso, a maior parte dos engenheiros, arquitetos e designers utilizam softwares que mostram projeções bem realistas para o espaço.

É aí que você pode elencar quais foram os pontos dos quais você mais gostou e o que ainda precisaria ser mudado para atender às suas necessidades e expectativas. Depois de algumas mudanças, vocês chegarão a um acordo que dará início ao projeto.

Etapa 3: projeto executivo e orçamentos

É aqui que o profissional desenhará em meio digital as tecnicidades do projeto. Então, é preciso ter em mente que essa etapa é voltada para aqueles que vão trabalhar na obra, e não para você.

Serão listados detalhes como:

  • o revestimento do piso;
  • o revestimento das paredes;
  • a presença ou não de gesso;
  • a iluminação e a parte elétrica;
  • a localização das partes hidráulicas;
  • as peças de marmoraria;
  • as peças de marcenaria;
  • a vidraçaria.

Por fim, será feito um levantamento dos preços dos materiais para que você tenha noção do orçamento necessário para realizar a obra. Caso as escolhas fujam da sua possibilidade, você e o arquiteto estudarão juntos alternativas mais viáveis.

O que considerar na hora de reformar ou construir um banheiro?

Uma reforma de banheiro pode ser bastante trabalhosa. Por isso, alguns detalhes podem acabar passando despercebidos, especialmente se você não está acostumado com esse tipo de atividade. Sendo assim, é importante ficar atento a alguns aspectos que costumam ser cruciais tanto ao reformar quanto ao construir um novo banheiro.

Layout

Um layout bem organizado pode realmente otimizar um espaço, valorizando o ambiente e fazendo com que ele pareça maior do que realmente é. Então, a posição de uma porta ou o formato da cuba, por exemplo, já podem influenciar completamente a estética do lugar.

Instalações

As instalações condizem à parte elétrica e hidrossanitária do banheiro. Portanto, elas precisam prover todas as necessidades do espaço, o que inclui:

  • pontos de luz;
  • tomadas para secador de cabelo, chuveiro, torneira etc.;
  • tubulação de entrada de água;
  • tubulação de esgoto;
  • dimensionamento dos tubos.

Se forem adotados sistemas de aquecimento a gás ou qualquer outro item não previsto em um projeto convencional, as instalações devem estar contidas no projeto.

Revestimento

O revestimento também merece atenção redobrada, já que a sua escolha deve ser adequada ao uso que ele vai ter. Como o banheiro é um local úmido, é preciso que o material seja próprio para áreas molhadas, uma característica que vem especificada na embalagem.

Em geral, esses materiais devem ser mais resistentes, afinal, eles precisarão suportar mudanças de temperatura e também o uso de agentes químicos. Além disso, é importante que seja bonito, visto que o revestimento é parte crucial para a estética do banheiro.

Louças sanitárias

As louças também são parte da estética do banheiro e por isso precisam ser pensadas com antecedência para conversarem com todo o projeto. Portanto, se você quer um banheiro mais sofisticado e com peças rebuscadas, precisa estar disposto a arcar com valores maiores para isso.

Iluminação

A iluminação de um banheiro já não funciona mais como funcionava há alguns anos. Não basta mais ter um ponto de luz central, é preciso contar com atributos adicionais, como luz para maquiagem, cromoterapia no banho, luz baixa etc.

Box

O box é aquela área destinada ao banho e que precisa ficar impecável para proporcionar momentos prazerosos e relaxantes. Então, é preciso ficar atento a todos os detalhes, desde o tamanho destinado para essa parte do banheiro até a instalação dos ralos e torneiras, por exemplo.

Se você quer algo mais sofisticado, pode optar pelos “ralos escondidos”, que ficam camuflados com o material do piso. Assim, é feita uma caída que leva a água até o ponto de coleta.

Mobiliário

Os móveis também são outro ponto que precisa ser pensado com cautela, especialmente nesse espaço que costuma ser pequeno na maioria das casas. Então, além de optar pelos balcões de gabinetes soltos, você pode procurar um trabalho de móveis planejados.

Assim, dá para otimizar todos os cantos do cômodo, alocar todos os utensílios referentes a essa parte da casa, sem sobrecarregar visualmente o espaço.

Por que a escolha do revestimento é importante?

Existem diferentes tipos de acabamento que podem compor seu banheiro. Um forro em gesso, uma boa iluminação e o revestimento certo são apenas alguns desses fatores. É aí que o seu projeto vai começar a ter a sua personalidade

O revestimento é uma parte importante e que dá um toque todo especial no acabamento da reforma. Não é exagero dizer que é ele quem dá toda a cara ao novo cômodo. Portanto, vale a pena se dedicar um pouco mais na hora de escolher os materiais.

Além dos aspectos estéticos, que são muito importantes, é preciso saber como calcular o revestimento. Nessa etapa, o profissional responsável precisará ter em mente a probabilidade de quebra e de perda de materiais, que, embora não sejam desejadas, podem ocorrer.

Então, para que essa etapa seja executada da melhor forma possível, recomendamos que você siga as dicas a seguir.

Observe o local de aplicação do revestimento

É preciso lembrar que o revestimento será utilizado tanto nas paredes quanto no piso. Portanto, é muito importante ficar atento a como cada área é usada para realmente acertar na escolha do material.

Alguns revestimentos são mais sensíveis e sofrem uma deterioração mais rápida, especialmente quando são expostos à água e a intempéries. O mesmo vale para o calor e para os eventuais impactos que possam ocorrer.

Considere o orçamento disponível

Além dos insumos básicos, é necessário ter em mente que existem várias despesas envolvidas em uma reforma ou construção de banheiro. Portanto, é preciso calcular todas as despesas e encaixá-las dentro do valor planejado.

Também é importante tomar cuidado porque os materiais básicos normalmente não variam muito de preço. No entanto, os materiais de acabamento, como os revestimentos, contam com diversas opções e com uma variação maior no valor.

Priorize o design e a criatividade

Não se esqueça de que o revestimento é o que vai dar o toque final para a obra, portanto, um design bonito e um pouco de criatividade podem fazer toda diferença. Então, é importante conversar com o profissional responsável pela obra para que ele contribua para boas escolhas.

Se for possível encaixar no orçamento, pode ser interessante contar com um designer de interiores ou arquiteto para ajudar a combinar uma boa iluminação e paredes inusitadas. Isso pode ajudar a criar um ambiente confortável, aconchegante e funcional.

Qual tipo de revestimento devo usar?

Caso você ainda esteja em dúvida sobre o melhor tipo de revestimento, saiba que preparamos algumas das opções mais usuais para você conhecer um pouco mais de perto. Vamos lá?

Porcelanato

O porcelanato é uma das alternativas mais viáveis para banheiros, visto que as peças costumam ter um ótimo custo-benefício, dão um ar mais sofisticado e ainda são bastante resistentes. E, é claro, pode ser usada nos pisos, nas paredes e até nas bancadas.

Em comparação com outros acabamentos, ele tem uma característica favorável, que é a sua baixa porosidade. Com isso, podemos dizer que ele é mais durável.

Outro ponto positivo do porcelanato é que ele pode ser encontrado em diversos tamanhos e acabamentos, com desenhos que podem tornar seu banheiro único. A versatilidade das peças pode ajudar a compor um ambiente diferenciado e criativo.

Se você se preocupa com a limpeza do ambiente, saiba que o porcelanato também é extremamente fácil de limpar. Uma esponja com detergente já é o suficiente para remover a gordura, o que o torna uma ótima opção para as paredes, em especial as do box.

Madeira

A madeira também é um acabamento bastante requisitado para banheiros, em grande parte pela sua resistência, mas também pela beleza e aconchego que confere a essa peça. A madeira ajuda a romper aquela ideia de que banheiros são “frios”.

Além da madeira em forma natural, também existem alguns tipos de revestimento que imitam madeira e, consequentemente, acabam tendo um custo mais atrativo. Isso inclui formatos e aplicações como:

  • taco;
  • piso laminado;
  • tábua corrida.

Para quem busca tanto o conforto térmico quanto o isolamento acústico, a madeira é mesmo uma ótima alternativa.

Piso Vinílico

Se você tiver um orçamento reduzido para realizar a obra de reforma ou construção de banheiro, é bom saber que o piso vinílico é uma das opções mais baratas para dar um bom acabamento ao cômodo. Ele é feito de PVC, totalmente sintético, o que reduz um pouco sua qualidade, mas também o preço.

A aplicação é feita sobre o contrapiso nivelado e é rapidamente concluída. Então, se o prazo também for apertado, esse acaba sendo mais um ponto positivo. A manutenção do piso vinílico também é simples, podendo ser limpo com um pano úmido.

Piso Monolítico

O piso monolítico é uma herança da tendência industrial dentro das residências. Ele confere o protagonismo ao piso de cimento queimado, que tem um acabamento inteiriço e sem quaisquer emendas, deixando o ambiente ainda mais bonito.

Esse tipo de piso é altamente recomendado para locais que precisam ser higienizados constantemente, como hospitais e laboratórios. Portanto, ele atende muito bem às demandas de uma casa.

Além de ser fácil de limpar, o piso monolítico também tem uma aplicação considerada rápida e proporciona um efeito estético agradável. É ideal para quem gosta desse estilo mais industrial.

Como passar por esse processo de forma segura?

A par de todas as informações que conferimos até aqui, agora é hora de você descobrir como pode passar por todo esse processo de uma forma mais tranquila e sem dores de cabeça. Está preparado? Então, fique atento!

Considere imprevistos

O primeiro passo é o mais importante e, ainda assim, ignorado pela maior parte das pessoas. Esqueça a ideia de que a obra vai sair exatamente como o planejado, porque isso dificilmente acontecerá. Existem imprevistos que surgem pelo caminho e contar com eles, mesmo sem saber o que são, é a forma mais inteligente de se preparar para enfrentá-los.

Portanto, se você quer evitar dores de cabeça, é melhor se preparar para todas as eventualidades. Por exemplo:

  • tenha uma reserva extra de dinheiro;
  • comece a obra com antecedência para evitar atrasos;
  • não marque nenhum compromisso na casa nas datas próximas à mudança;
  • tenha uma lista de segundas opções de materiais e mobiliários.

Use materiais de boa qualidade

Não existe forma melhor de evitar problemas em uma obra de construção ou reforma do que escolher materiais de boa qualidade. Em um primeiro momento, pode ser tentador comprar a segunda linha de uma marca para economizar dinheiro. Mas o barato pode sair caro, por isso, evite.

É interessante, sim, pesquisar preços e negociar com vários fornecedores. Mas isso sem abrir mão da qualidade dos materiais, tanto do ponto de vista estético quanto em termos de manutenção e durabilidade.

Então, mesmo que acabe custando um pouco mais no início, opte por padrões de qualidade mais elevados nos revestimentos e acabamentos. Converse com os profissionais responsáveis e peça sugestões. E caso isso pese demais no seu orçamento, estude as opções que menos influenciariam na qualidade do resultado.

Calcule a quantidade de materiais

Calcular o material de construção é fundamental para evitar grandes imprevistos depois que a obra começar. Isso porque esse é um dos fatores que mais sofrem variações durante uma reforma ou mesmo em uma construção do zero.

Alguns materiais se perdem no meio do caminho, outros quebram e precisam ser substituídos ou simplesmente faltam. Por isso, é preciso fazer um levantamento junto ao seu profissional de confiança para saber quanto será necessário e assim tentar negociar tudo junto, para facilitar descontos de preço.

Invista no mobiliário proporcional ao espaço

Exceto em algumas poucas exceções, banheiros costumam ser ambientes pequenos e com pouco espaço livre para acomodar tudo que precisa estar ali. Portanto, uma maneira inteligente de organizar tudo é investindo em um mobiliário que seja proporcional ao espaço.

Para isso, você tem, basicamente, duas opções:

  • restringir sua pesquisa por móveis às medidas específicas do local;
  • ou mandar fazer os móveis sob medida e aproveitar todos os espaços.

Ambas as estratégias são eficientes, dependendo do seu orçamento.

Armários e gabinetes, por exemplo, são extremamente necessários para que você consiga organizar os itens de higiene pessoal, além dos objetos de uso diário do banheiro. Você também pode adotar algumas prateleiras em locais que não atrapalhem a circulação nas áreas livres, como acima do vaso sanitário, por exemplo.

Se você quiser economizar ainda mais espaço, opte por móveis com portas de correr. O mesmo vale para a porta principal do banheiro e para a porta do box. Essa é uma dica importante para ampliar espaços pequenos.

Não se esqueça de que todos os móveis devem estar alinhados com a decoração escolhida para o cômodo e, é claro, com o revestimento e acabamentos adotados.

O box de vidro transparente também ajuda a aumentar a sensação de espaço no banheiro. Além disso, ela atribui um ar mais moderno e leve para a decoração de um banheiro pequeno.

Você verá o quanto isso pode fazer diferença na praticidade do uso diário do banheiro.

Defina uma paleta de cores

Outra dica interessante e que pode economizar esforços da sua parte é escolher uma paleta de cores adequada ao seu ambiente e gostos pessoais. Eleger as cores certas é fundamental para que o banheiro fique com a sua cara. O estilo industrial pede mais cinza, preto e branco, por exemplo. Mas um banheiro mais relax pode ser pensado com tons de verde ou azul.

Por isso, é interessante pensar com cuidado nessa etapa. Apesar de muitas pessoas não saberem disso, as cores certas podem favorecer ou prejudicar a iluminação do espaço, além de darem a sensação de que ele é menor ou maior.

Os espelhos também podem proporcionar um efeito todo especial em consonância com as cores, deixando o ambiente ainda mais agradável. Portanto, converse com um profissional que entende do assunto e procure chegar a uma conclusão já no início da obra.

Contrate mão de obra especializada

Outro aspecto fundamental para um projeto de banheiro eficiente é contratar mão de obra especializada. Mais uma vez, precisamos destacar que aquilo que inicialmente parece ser mais barato, pode acabar custando caro mais para frente.

Quaisquer falhas na execução do trabalho, seja por inexperiência ou por falta de conhecimento, podem colocar em risco a qualidade do seu banheiro e ainda mandar pelo ralo todo o investimento feito. Então, conte com quem entende do assunto.

O ideal é que você contrate especialistas para cada etapa. Dessa forma, você otimiza seus investimentos, tendo a certeza de que a entrega do trabalho será de alta qualidade e credibilidade. Isso evita retrabalhos, desperdícios e eventuais problemas por erros técnicos.

Escolha o revestimento ideal

Você já percebeu que o revestimento para o banheiro tem um papel fundamental na conclusão da obra, certo? E isso porque ele é parte importante da estética da obra. Então, não se esqueça de escolher as peças certas para compor o ambiente.

Certifique-se de que o revestimento está de acordo com a paleta de cores escolhida para a decoração. Além disso, é importante que ele atenda às necessidades do banheiro, não sendo liso demais ou difícil de limpar, por exemplo. Assim, você garantirá um espaço tão útil quanto bonito.

Além disso, observe a qualidade do produto e opte por peças com maior durabilidade. Outro aspecto que não deve passar despercebido é a facilidade para realizar a manutenção dos revestimentos no dia a dia, afinal, isso pode poupar seu tempo.

Lidar com obras realmente não é uma tarefa tão simples. Além de toda a bagunça e o investimento envolvido, ainda é preciso dedicar tempo para decidir cada uma das etapas, escolhendo cores, materiais, layouts, acessórios e assim por diante.

Mas toda essa trabalheira vale a pena quando você chega ao final do trabalho e recebe um cômodo aconchegante, bonito e funcional. Toda sua família poderá, então, desfrutar de cada uma das comodidades que você ajudou a escolher.

E agora que você conferiu todas as nossas dicas e chegou até aqui, já tem em mãos todas as ferramentas de que necessita para evitar contratempos e dores de cabeça com o projeto de banheiro. Você está preparado para trabalhar em conjunto com os profissionais técnicos.

Se você gostou de saber mais sobre como funciona um projeto de banheiro, que tal dar o próximo passo em direção à sua obra? Conheça os revestimentos da Incepa e escolha o ideal para o seu banheiro!


RELACIONADOS