Psicologia das cores: como escolher e combinar as cores no seu lar?

Você já ouviu falar da psicologia das cores? Pois então acredite, saber um pouco mais sobre o significado e a sensação causada por cada uma das cores pode ser um ponto de bastante importante na hora de você compor os ambientes do seu lar. Isso porque as cores, quando bem utilizadas, ajudam a dar mais vida para os espaços. Existem aquelas que transmitem aconchego, paz, alegria e tranquilidade, e também algumas que nos deixam um pouco mais agitados e podem até estimular a nossa fome, sabia?

Dessa forma, uma dica é saber como combiná-las de forma equilibrada e harmônica. Assim, você terá um ambiente cheio de personalidade e que transmita a sensação que você deseja. Quer saber como utilizar a psicologia das cores a seu favor e aprender um pouco mais sobre como combinar os diferentes tons no seu lar? Então acompanhe nosso texto!

Psicologia das cores

De maneira resumida, a psicologia das cores é uma área de estudos responsável por revelar a forma a qual o cérebro humano identifica e transforma as cores nas mais diversas sensações. Essa influência causada pelos tons pode ser observada em áreas distintas. Inclusive, é claro, na decoração, no design de interiores e na arquitetura.

Nós, da Incepa, trazemos à tona esses estudos e conhecimentos relacionados com a psicologia das cores em várias das nossas coleções. Uma delas que merece grande destaque é a linha Drops. Composta por peças nas cores azul, amarelo, verde, vermelho e violeta, ela pode ajudar a compor o seu ambiente da maneira que você sempre quis, transmitindo sensações únicas. Vem saber um pouco mais sobre quais são as principais sensações causadas por esses tons e aplique a psicologia das cores na sua decoração.

Azul

O azul é considerado uma cor fria – associada à agua – e, de acordo com a psicologia das cores, ele é associado às sensações de harmonia, paz, equilíbrio e passividade. Por ser um tom frio, ele pode não ser exatamente aconchegante e acolhedor. Ainda assim, é uma cor altamente associada à percepção de espaço aberto e tranquilo, como o céu e até mesmo os sonhos.

Versátil, a cor azul, na decoração, costuma transmitir sentimentos positivos, mesmo quando combinada com outros tons diversos.

Amarelo

Ao contrário do azul, o amarelo é uma cor quente. Afinal, as primeiras associações feitas com o amarelo são o sol e o fogo, certo? Quando falamos desse tom na psicologia das cores, ela pode transmitir sensações ambíguas. Ao mesmo tempo em que o amarelo é associado ao otimismo, à iluminação e à jovialidade, ele também pode ser relacionado com coisas não muito positivas. Quer um exemplo? Quando uma pessoa está sem graça, dizemos que ela está “com sorriso amarelo”.

Nos ambientes não é diferente: as combinações com o amarelo podem resultar em sentimentos e sensações completamente diferentes. Quando utilizado junto com outros tons quentes – como o laranja e o vermelho, – o amarelo ajuda a estimular o lado lúdico e imaginativo. Porém, a composição feita com verde, cinza e preto podem despertar sensações não muito positivas, como a inveja e a hipocrisia.

Verde

Mais uma cor fria, o verde é mais do que apenas uma cor. Remetendo à natureza, esse poderoso tom traz consigo a sensação de esperança, a ideologia e, também, representa um estilo de vida. Porém, além da natureza, o verde também remete à juventude, à riqueza e ao dinheiro, – que costuma ser representado nessa cor. Relativamente neutra e versátil, o verde traz um grande leque de possibilidades na decoração e, quando combinado com outros tons, pode trazer à tona os mais diversos sentimentos.

Quando usado juntamente com azul e amarelo, transmite esperança. Porém, com o amarelo e o violeta, traz a sensação de venenoso. Incrível, não é mesmo?

Vermelho

Poderoso e intenso, o vermelho é quente e remete ao fogo e ao sangue. Assim sendo, na psicologia das cores ele representa as paixões boas e más, o amor e o ódio. Oposto ao azul – que tende ao que é mais passivo e delicado, – o vermelho traz em si a mudança, a força e até mesmo a agressividade. Quando combinado com o amarelo, pode estimular o metabolismo e até mesmo a fome – não à toa grandes redes culinárias utilizam essa combinação de cores em suas logos.

Porém, além da combinação com o amarelo, o vermelho, quando usado em composição com o rosa, o violeta e o preto, traz a sexualidade e o erotismo a tona. Por outro lado, quando combinado com preto e azul, enaltece a força.

Violeta

O violeta é mais uma cor fria presente em nossa coleção. Ambíguo, ele remete à ciência e à tecnologia mas, ao mesmo tempo, traz a sensação de ocultismo, magia e fantasia.

Outras das sensações que esse tom passa quando utilizado nos ambientes, é o de extravagância e nobreza, principalmente quando combinado com o ouro e com a prata. Por outro lado, quando utilizado juntamente com o vermelho, traz a luxúria e a sexualidade a tona.

Qual a melhor maneira de combinar as cores?

São vários os caminhos sugeridos pela psicologia das cores para você compor o seu ambiente. Uma dica é buscar pelo círculo cromático e observar quais são as cores quentes, frias, complementares e análogas. Aqui, vamos falar sobre três tipos de combinações:

Cores análogas

O azul e o verde, por exemplo, são cores análogas. Ou seja: são cores mais frias e neutras e estão posicionadas uma ao lado da outra no círculo cromático. Essas combinações costumam ser mais fáceis de serem feitas, porém, não causam tanto contraste ou impacto na decoração.

Cores complementares

Outra opção de combinação é apostar nas cores complementares, que são aquelas que ficam em posições opostas no círculo e, assim, criam um alto contraste para o ambiente. É a união de cores quentes e frias – como o violeta e o amarelo, ou o azul e o laranja, por exemplo. Caso você opte por essa combinação, uma dica para não sobrecarregar o ambiente é escolher um desses tons para ser o dominante e o outro apenas aplicado nos detalhes, como itens de decoração, cadeiras ou poltronas.

Ambiente monocromático

Se o objetivo é criar um ambiente de uma só cor, você pode apostar na combinação monocromática, utilizando diversos tons da mesma cor. Essa combinação pode ser chamada também de “tom sobre tom”.

…..

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a psicologia das cores e algumas formas de aplicar esse conhecimento na sua casa? Percebeu como a nossa coleção Drops é versátil e pode compor os mais diversos ambientes? E agora… Qual é a sua cor preferida?


RELACIONADOS