Revestimento para Cozinha: Dicas e Modelos para se Inspirar

revestimento para cozinha

Para escolher um revestimento para cozinha é fundamental se preocupar com alguns fatores essenciais.

Afinal, a cozinha é um local que recebe grande movimentação e ainda tem presença de água, gordura e restos de alimentos.

Além disso, é uma das áreas mais valorizadas de um imóvel, e é por isso que há um cuidado muito grande para que a decoração desse cômodo seja funcional e segura, sem se descuidar da estética.

Assim, uma das perguntas mais frequentes feitas por quem está construindo ou reformando é qual o melhor revestimento para cozinha

Portanto, dentre os aspectos que devem ser considerados nessa escolha, alguns se destacam.

Por exemplo: esse revestimento vai ser colocado no chão ou na parede? A cozinha é usada por quantas pessoas? Qual o estilo de decoração da casa? Qual o uso que se faz desse cômodo, é uma cozinha de uso diário, ou uma cozinha gourmet de uso eventual? Está em um ambiente isolado ou é integrada com a sala?

Então, continue lendo o nosso conteúdo completo sobre revestimentos para cozinha e tire todas as suas dúvidas, além de conferir algumas dicas da Incepa para escolher o melhor para o seu projeto.

Vamos lá?

O que considerar na hora de escolher revestimento para cozinha?

Série Calacata

Na hora de escolher o melhor revestimento para a cozinha, primeiro é preciso entender o Coeficiente de Atrito Úmido – que caracteriza uma superfície quanto à facilidade de escorregamento quando o piso está molhado – .

Então, quanto maior o coeficiente, mais antiderrapante é o revestimento, reduzindo o risco de escorregões e quedas na cozinha.

De forma geral, a cozinha é classificada como uma área interna molhável. Ou seja, pode haver respingos de água ou derramamento ocasional. Porém, não pode ser diretamente exposta à água por longos períodos.

Diferente das áreas secas – que não há exposição direta da água ou umidade –  e das áreas molhadas – onde há exposição direta à água – .

Portanto, é possível aplicar porcelanatos com qualquer acabamento na sua cozinha. 

No entanto, a escolha mais segura e recomendada é optar por porcelanatos com acabamento acetinado.

Afinal, eles têm um coeficiente de atrito úmido mais elevado em comparação com os acabamentos mais brilhantes — como o Micro Crystal e o polido.

Além disso, dependendo das condições específicas da sua cozinha, é possível escolher porcelanatos com acabamentos antideslizantes mais potentes, como as linhas Grip, Grip Plus e ABS, que foram desenvolvidos para áreas internas molhadas (como lavanderias e banheiros com chuveiros) ou áreas externas. 

Assim, oferecem uma aderência extra.

Qual o revestimento mais usado para cozinha?

O revestimento mais usado para cozinhas é o porcelanato com acabamento acetinado

Afinal, devido a superfície com um coeficiente de atrito úmido mais alto, como já colocado aqui, proporciona segurança extra em áreas propensas a respingos de água. 

Além disso, o porcelanato acetinado oferece uma aparência natural, com textura sedosa e um toque aconchegante, tornando-o ideal para criar um ambiente acolhedor na cozinha.

Dicas para escolher revestimento para Cozinha

Série Alfama

Está em dúvida de como escolher o melhor revestimento para cozinha?

Então, continue conosco e confira algumas dicas.

1. Saiba qual o local de aplicação do revestimento

Quando falamos de áreas molháveis, como banheiro, áreas de serviço e cozinhas, é importante escolher um material que não seja escorregadio, para evitar acidentes.

Então, no caso dos porcelanatos, o mais recomendado é usar as linhas de acabamento acetinado. 

Em relação à escolha do revestimento para as paredes da cozinha, as opções são várias. Isso porque, diferentemente do chão, não há essa limitação quanto à superfície escorregadia. 

Assim, as principais opções de revestimento para piso ou parede, são:

  • Cimento queimado
  • Tinta
  • Tijolos
  • Porcelanato e SuperFormatos
  • Azulejo
  • Pastilhas

2. Escolha revestimentos para evitar o acúmulo de sujeira

A segunda dica para que você possa entender qual o melhor revestimento para cozinha, de acordo com a sua realidade, é em relação à sujeira, de um modo geral. 

Pois, inevitavelmente, a cozinha é um espaço em que há muitos respingos, de água ou gordura, e restos de comida que podem cair no chão ou nas paredes.

Então, dependendo da rotina da família, há um movimento intenso de pessoas nas principais refeições do dia e, pensando nisso, é importante priorizar opções práticas na hora da higienização.

Portanto, materiais como madeira, pisos laminados, pisos vinílicos e mesmo pedras porosas sem impermeabilização, não são recomendados, pois retém sujeira e absorvem água, tornando-os mais difíceis de limpar e, ainda, estragam com facilidade.

Assim, veja algumas opções de revestimentos para cozinha quando pensamos na higienização.

Pisos Cerâmicos

Pisos cerâmicos podem ser boas opções em relação ao custo. Apenas tenha atenção aos formatos menores, pois isso demandará mais rejunte, que pode acumular sujeira e, consequentemente, dar trabalho.

Backsplashes como opção

Série Pro Ivory

O backsplash é uma camada de azulejos de cerâmica ou porcelanato instalada na parede da área de preparação de alimentos.

Assim, serve como uma barreira protetora contra respingos de água, gordura e alimentos, além de adicionar um toque estético à cozinha. 

Os principais benefícios são:

  • Facilidade de limpeza
  • Resistência à umidade e manchas
  • Decoração
  • Proteção

Além disso, o backsplash também pode ser personalizado com uma variedade de cores e padrões para complementar o design da cozinha, sendo uma oportunidade para adicionar um elemento de destaque ou harmonizar com o restante da decoração. 

Inclusive, podem se estender até o teto ou cobrir apenas uma parte da parede, dependendo das preferências do proprietário.

Porcelanato

Já o porcelanato é uma opção versátil, resistente a água e manchas – como gordura, café ou vinho – e pode ser encontrado em formatos maiores. 

Outro ponto positivo são as bordas retificadas, que permitem a aplicação com juntas menores e assim reduzem o espaço entre uma peça e outra (diminuindo, também, o espaço para acúmulo de sujeira).

A Série Portofino é um exemplo de produtos inteligentes que unem praticidade, segurança e leveza em peças que podem ser instaladas em pisos, paredes e bancadas, com juntas de 1mm ou 2mm. 

É o caso dos porcelanatos em SuperFormatos da Incepa, com tamanhos 120×120 e 100×200, espessura de apenas 7mm e juntas de apenas 1 ou 2mm, resistentes a calor e gelo. 

Além disso, trazem como inovação a tecnologia BioSafe, um aditivo de nanopartículas de prata que elimina até 99% de vírus e bactérias durante toda a vida útil do produto, sendo ideal para cozinhas.

3. Defina qual o estilo da sua cozinha

Tão importante quanto determinar a área em que será instalado o revestimento e priorizar a praticidade e segurança, é pensar no estilo da decoração na hora de escolher qual o melhor revestimento para a cozinha. 

Por exemplo, se o ambiente for em conceito aberto, deverá estar em harmonia com a sala.

Para isso, o revestimento pode ser usado tanto para criar uma unidade visual quanto para estabelecer um limite de onde termina um espaço e se inicia o outro. 

Mas, se esse não é o seu caso e você tem mais liberdade para escolher um estilo próprio para a cozinha, alguns fatores importantes podem ajudar:

  • Tente trazer pontos de cor com revestimento colorido para dentro da sua cozinha
  • Experimente fazer uma parede diferente, ou alguns pontos de atenção, com revestimentos diferentes
  • Combine revestimentos da bancada com parede e piso (não significa, necessariamente, usar o mesmo)

Portanto, escolha um estilo de decoração que tenha a ver com o que você gosta e tente manter algum elemento de ligação com o restante da casa. 

Uma decoração industrial, com tons muito escuros na cozinha, não vai combinar tanto com uma casa toda em tons pastel, por exemplo.

Modelos de Revestimento para Cozinha

O elegante porcelanato Calacata da Incepa oferece um contraste marcante com a cozinha predominantemente preta, realçada por toques de amarelo, conferindo um ambiente moderno e aconchegante.

 

Com a inspiração nas tonalidades do Mediterrâneo, a Série Atlantis apresenta um efeito que lembra aquarelas, com variações de verde e azul em um relevo sutilmente ondulado, criando arranjos modernos.

A Série Murano recria a técnica artesanal italiana com cores vívidas, estampas clássicas e uma aparência envelhecida, evocando nostalgia e charme vintage.

 

A Série Ortiz reinterpreta os mármores da região montanhosa de Castellón (Espanha), com uma base neutra, criando um visual elegante e dinâmico.

Revestimento para Cozinha: Paredes e Bancadas

Série Citta

Além do piso e das paredes, é preciso definir o revestimento das bancadas. As pedras, como mármore e granito, são bastante populares na hora de decidir sobre a montagem desse item na casa dos brasileiros.

Entretanto, o porcelanato está se tornando uma opção cada vez mais usada para revestir bancadas, com alguns benefícios:

  1. Custo-benefício: é durável e de fácil manutenção, reduzindo custos a longo prazo
  2. Baixa absorção de água: altamente resistente à umidade, evitando danos por infiltração
  3. Resistência a manchas, calor e gelo: tornando-o ideal para áreas de preparação de alimentos
  4. Variedade de cores e texturas: permitindo a personalização de qualquer ambiente
  5. Sustentabilidade: é um material durável, reduzindo o impacto ambiental ao longo do tempo – uma vez que não requer substituições frequentes

Portanto, o porcelanato é uma escolha prática, estética e ecologicamente responsável para revestir paredes e bancadas.

E aí, você gostou de aprender um pouco mais sobre o revestimento para cozinha? 

Aproveite e confira a Revista de Lançamentos Incepa 2023 para se inspirar!

Imagens: Incepa


RELACIONADOS