Saiba como aplicar a cromoterapia na decoração

Muito mais do que promover uma beleza visual, as cores de um ambiente oferecem outros benefícios. Um dos principais — e que muitas pessoas não fazem ideia — é a melhora da saúde dos moradores da casa ou frequentadores do local. Estamos falando da cromoterapia na decoração, uma técnica muito interessante que pode deixar a sua casa ou apartamento ainda mais agradável e atrativo. Além disso, é uma técnica simples e prática de aplicar.

Quer saber mais a respeito? Então, continue a leitura deste artigo e confira!

O que é cromoterapia?

Você se lembra de quando estudamos, ainda no ensino fundamental, sobre as ondas emitidas pelas cores? Cada uma tem propriedades únicas e afeta os seres humanos de forma particular. Isso pode ser usado tanto para aumentar o bem-estar de um indivíduo quanto para estimular a sua atenção, por exemplo.

E o estudo desses efeitos é conhecido por cromoterapia, uma espécie de tratamento complementar realizado através de cada cor. Os efeitos são tão impressionantes que podem ajudar uma pessoa a relaxar ou ficar ainda mais alerta. Interessante, não é mesmo?

Quais os benefícios da cromoterapia?

Você já parou para pensar no porquê dos sinais de trânsito serem compostos das cores verde, amarelo e vermelho? Ou por que a maior parte das salas cirúrgicas, ambientes hospitalares e uniformes das equipes de saúde são esverdeados ou azulados? Da mesma forma, você já se perguntou por que a maioria dos fast foods têm sua identidade visual pautada no vermelho e no laranja?

Talvez faça mais sentido se você descobrir o que cada uma dessas cores é capaz de provocar nos seres humanos. Veja:

  • o azul é uma cor fria, que pode causar relaxamento e calma, da mesma forma que pode ser considerada curativa;
  • a cor verde está entre as cores quentes e frias, uma cor reconhecidamente regenerativa e que também proporciona a sensação de segurança;
  • o amarelo desperta nossa atenção, sem necessariamente provocar um estímulo excessivo;
  • o laranja é uma cor quente e estimulante, facilita as nossas interações sociais;
  • o vermelho, assim como o laranja, é ainda mais estimulante e chamativo, sendo ideal para abrir o apetite.

Mas esses não são os únicos benefícios e utilidades da cromoterapia. Ela também é muito usada para proporcionar mais conforto e bem-estar físico e emocional para as pessoas, contribuindo para o tratamento de problemas de saúde.

A luz azul, por exemplo, é muito utilizada em recém-nascidos que sofrem com icterícia; e a rosa, em pessoas com depressão. Agora, imagine o efeito que elas podem ter quando aplicadas à decoração da sua casa: prevenção e manutenção da sua saúde e da sua família.

Como aplicar a cromoterapia na decoração?

Se você gostou da ideia e quer saber como colocar tudo isso em prática, é melhor ficar atento às dicas a seguir. Confira!

Definir se quer cores quentes ou frias

O primeiro passo é entender as principais diferenças entre cores frias e quentes. De forma bastante resumida, as cores frias são mais relaxantes e servem justamente para criar ambientes com uma esfera mais calma. Enquanto isso, as cores quentes são estimulantes, vívidas e recomendadas para espaços de muita interatividade.

Essa é uma boa dica para distribuir as cores por ambientes:

  • os quartos podem ter tons mais frios, tais como azul, lilás, roxo, índigo e violeta;
  • o banheiro é um ótimo ambiente para receber tons de verde e azul claro;
  • a cozinha pode ser decorada com detalhes em amarelo e laranja;
  • o escritório, a sala de estar e de jantar podem ser levemente decoradas com tons de laranja e vermelho.

Entender as propriedades de cada cor

Cada cor ainda carrega consigo propriedades únicas e que devem ser compreendidas antes mesmo de definir o estilo decorativo de cada ambiente. A seguir, trouxemos os principais efeitos provocados por cada uma para que você tenha uma ideia do que deseja atribuir a cada espaço da sua casa:

  • vermelho — afasta o desânimo, desperta conquistas e estimula a sexualidade. Porém, pode afastar o sono;
  • amarelo — é a cor da criatividade, de uma mentalidade vívida. Afasta pensamentos obsessivos e persistentes;
  • laranja — promove a autoestima, aumenta a confiança e a coragem e estimula a atitude;
  • verde — uma cor equilibrante e que energiza o corpo e a alma e não tem nenhuma contraindicação;
  • azul — melhora a qualidade do sono, alivia o estresse e promove a serenidade;
  • índigo — é muito indicada para a limpeza e purificação de ambientes. Estimula a intuição;
  • rosa — é a cor do afeto, do amor e da união. É ótima para trazer mais gentileza aos espaços.

Entender as ferramentas para distribuir as cores pelo ambiente

Por fim, é muito importante saber como distribuir essas cores pelos ambientes para não sobrecarregar os cômodos e nem provocar efeitos indesejados. Portanto, é importante conhecer as ferramentas disponíveis.

Você pode distribuir as cores de diferentes maneiras. Veja:

  • iluminação: as lâmpadas coloridas são uma excelente maneira de decorar todo o espaço sem torná-lo cansativo, já que basta desligar a luz para ter um ambiente convencional novamente;
  • pinturas: as tintas e papéis de parede também são ótimos aliados para atribuir uma cor aos ambientes, no entanto, evite pintar todo o cômodo da mesma cor;
  • detalhes: você também pode recorrer a objetos decorativos que carreguem o ambiente de cor, como tapetes, almofadas e cortinas.

A cromoterapia é um recurso à disposição de todos e que ainda é pouco conhecido por grande parte das pessoas. Mas, como você viu, pode gerar inúmeros benefícios, além de ser muito fácil de ser implementado na sua casa.

E você não precisa ter ambientes supercarregados para conseguir os efeitos de cada cor, não. Bastam alguns elementos para obter o resultado esperado. E sempre que você se cansar de uma determinada cor ou perceber um efeito indesejado, pode fazer substituições.

Lembre-se sempre da importância de pensar na mensagem e sensações que devem ser passadas através da cromoterapia na decoração de cada ambiente da casa.

Gostou do conteúdo? Foi relevante para você? Então, para deixar a sua casa ainda mais bonita e agradável, confira este outro artigo sobre como escolher o piso ideal para cada ambiente da casa!


RELACIONADOS