Tudo o que você precisa saber sobre o estilo Japandi!

japandi

Se você alguma vez já ouviu falar em minimalismo ou viu uma casa minimalista, provavelmente já teve contato com o estilo Japandi. Esse tipo de decoração tem suas bases nessa filosofia de zero excessos, combinado com uma pegada escandinava e japonesa.

Justamente por ser um tipo de decoração suave e equilibrada, ela chama a atenção de muitas pessoas, especialmente aquelas que gostam de conforto e de delicadeza. Entre os principais elementos que compõem o estilo, é comum encontrar itens mais naturais, rústicos e cores bem leves atreladas a essa estética.

Se essa descrição fez você se sentir mais curioso e até mesmo interessado na decoração Japandi, então, continue sua leitura até o final do post e descubra tudo o que precisa para aderir ao estilo na sua casa! Aproveite.

O que é o Japandi?

O Japandi é considerado um estilo híbrido de decoração, que pega o que há de melhor na modernidade escandinava e a combina com a elegância da estética japonesa. O resultado são ambientes de tirar o fôlego, tamanha a sua delicadeza e aconchego.

Porém, se engana quem pensa que é só isso. Entre as bases dele está o minimalismo — uma filosofia que prega o desapego a tudo aquilo que é excessivo na residência e na vida das pessoas.

Na Dinamarca existe até uma palavra específica para se referir ao conforto e aconchego do larhygge. E isso é proporcionado pela combinação das linhas extremamente limpas do Japandi, suas madeiras naturais branqueadas, os tecidos macios e assim por diante.

A parte japonesa também se encaixa perfeitamente, em especial pelos tons neutros e pela filosofia wabi-sabi. Essa é uma expressão usada para se referir tanto àquilo que é rústico quanto ao que é marcado pelo passar do tempo.

No fim, tudo dessa decoração tem uma pegada muito caseira, leve e quase artesanal. Ao entrar em um ambiente no estilo Japandi, é quase impossível deixar passar despercebido a sensação de leveza e simplicidade, com um extremo bom gosto e cuidado.

Quais são as principais características do Japandi?

O estilo Japandi poderia facilmente ser traduzido em algo limpo, calmo, harmonioso e delicado. Seus elementos naturais agregam uma beleza simplista aos cômodos, mas tudo com muito apreço. Imagine um lugar que por si só traz uma sensação de brisa fresca, de estar em meio à natureza ou simplesmente de viver quase como se fosse ao ar livre.

As cores são claras e neutras, conversando perfeitamente entre si. As madeiras são claras e minimamente trabalhadas, mantendo sua forma natural. Os itens decorativos são todos artesanalmente feitos em madeira, bambu, tecidos e assim por diante. Quadros com folhagens e plantas vivas também são muito bem-vindos.

Diminuir a desordem é algo crucial para esse estilo decorativo. Para que ele se mantenha leve, é importante eliminar os excessos. A estética do estilo só cumpre o seu papel quando todos os itens mantidos estão ali desempenhando uma função específica, seja pela sua utilidade ou pela decoração em si.

Com muito branco e muita luz natural, os ambientes parecem mais amplos e os espaços mais abertos. Para acomodar os itens menores do dia a dia é comum utilizar caixas de papelão, cestos de vime. Entre os móveis estão os armários de madeira e até mesmo biombos.

As diferentes texturas são peças-chave nessa composição. Por isso, os tecidos têm forte apelo e os itens de linha também. Justamente por isso, o estilo se torna atemporal, com peças que se mantêm atuais mesmo com o passar do tempo. Escolher itens de alta qualidade também é importante para garantir a sustentabilidade do planeta, algo que vem ao encontro do minimalismo e da cultura japonesa.

Quais são os diferenciais desse estilo?

Você já conheceu várias características do estilo Japandi. Então, agora, que tal entender um pouco melhor como ele se diferencia de outros tipos decorativos? Fique atento.

Evita os excessos

Como o Japandi está intimamente relacionado com o minimalismo, reduzir drasticamente os excessos são uma premissa para alcançar o resultado desejado. Em uma casa cheia de itens sobre os quais os moradores muitas vezes nem têm conhecimento, certamente é uma casa cheia de tralhas. Não se sinta mal caso esse seja o seu caso, mas provavelmente você não usa boa parte do que está pelos cantos.

Em função disso, o primeiro aspecto que diferencia o estilo Japandi é essa leveza e ausência de bagunça no ambiente. Tudo que é demais “estraga” a decoração. Por isso são poucos itens nos cômodos e os que permanecem são estrategicamente escolhidos.

Nada de muitas cores, muitos objetos, muitas plantas, muito nada… Tudo o que tem, tem na medida certa, de maneira harmoniosa e equilibrada, proporcionando ainda mais conforto visual para quem chega aos ambientes.

Aumenta a funcionalidade

Quando você elimina aquilo que o distrai, o que fica se torna ainda mais funcional. E esse é o segundo aspecto no qual o estilo Japandi se diferencia de outras decorações, como o estilo retrô. Se você encontrar um cesto com uma manta ao lado do sofá, pode ter certeza que aquilo está ali porque é usado.

Nenhum item precisa ficar “só para ser bonito” (ainda que alguns permaneçam, mesmo assim). Na verdade, praticidade e funcionalidade são muito valorizadas nesses casos, então, se for para manter poucas coisas, é preciso ficar com as mais úteis, certo?

Proporciona conforto

O estilo Japandi por si só proporciona um enorme conforto visual. Isso porque quem chega em um espaço assim se sente imediatamente mais zen e à vontade. Como os espaços são abertos, claros, extremamente organizados e despoluídos, é fácil se sentir aconchegado.

Mas o conforto desse estilo decorativo vai além. Os tecidos, as texturas e os acessórios são todos pensados para aumentar a alegria e a leveza de quem usa os cômodos. E é exatamente isso que torna tudo ainda mais confortável. Lembra da filosofia hygge dos dinamarqueses? É justamente sobre tornar a sua casa o lugar mais confortável para se estar.

Cria um ambiente limpo

Podemos dizer que um ambiente com menos coisas inúteis é um ambiente mais fácil de organizar e de manter limpo — e é verdade. Mas não é só a essa limpeza que estamos nos referindo. Em última instância, você pode ver a limpeza na forma como as coisas são alocadas nos espaços.

Sabe aquela filosofia popular do “um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar”? Quando você leva isso à risca a bagunça nem se forma. Como está tudo muito harmônico do ponto de vista estético, a sensação é de um ambiente ainda mais limpo.

Estimula um novo estilo de vida

Por fim, mas não menos importante, o estilo Japandi de decoração pode ser um forte estímulo para a sua vida e não só para a sua casa. Você já deve ter percebido que toda essa ideia de eliminar o que é inútil e de tornar as coisas mais funcionais e confortáveis é bem forte, né? E se você pudesse levar isso para outros aspectos da sua vida? E se esse pudesse se tornar o seu estilo de vida?

Descartar itens, deixar de comprar algumas coisas, se afastar de relacionamentos prejudiciais, tornar seu ambiente de trabalho mais agradável… Tudo isso pode ser implementado por meio de pequenas mudanças e realmente se tornar a nova maneira de pensar a sua vida, uma nova mentalidade.

Por que ele tem se tornado uma tendência?

Não é a toa que o Japandi tem sido um dos estilos decorativos mais adotados nos últimos tempos. Você acabou de conferir razões incríveis pelas quais ele vem ganhando espaço na casa e no dia a dia das pessoas. A transformação começa com os cômodos, vai tomando espaço na mente e, quando você percebe, está adotando um estilo mais leve, harmonioso e natural para a sua vida.

Além disso, se você analisar, em tempos tensos como este de pandemia, as pessoas se sentem mais estressadas, cansadas e sobrecarregadas. Junto disso, há uma necessidade muito maior de passar mais tempo em casa.

A verdade é que ninguém quer passar “mais tempo” em um lugar do qual não gosta ou que dá trabalho. E é justamente por isso que se torna ainda mais importante transformar o seu lar em um lugar com o qual você se identifique profundamente, que deixe você mais confortável e que sirva como um refúgio.

Quem já se deu conta disso está adotando esse estilo decorativo, falando sobre ele, compartilhando informações. E mais pessoas estão conhecendo o assunto, disseminando essa febre por simplicidade, organização e conforto.

Como usar esse estilo?

Ficou interessado nas informações que trouxemos até aqui? Então, que tal começar a incorporar esse estilo na sua vida? Fique ligado nas nossas dicas!

Comece aos poucos

Mais importante que mudar tudo de uma vez é entender que o estilo Japandi pode servir como uma fonte de inspiração para mudar a sua mentalidade. Então, não adiantará você investir em uma reforma, pintura e troca de móveis ou objetos decorativos se você não conseguir manter o padrão mais minimalista, por exemplo.

Avalie com cautela se isso é o que você quer e exercite se desfazer de parte das coisas que você não usa antes mesmo de dar passos maiores. Mantenha o hábito por um tempo, se você conseguir isso, vá adiante e comece a mudar o ambiente.

Utilize cores neutras

Uma parte importante da decoração Japandi é a sua composição de cores. Como base, é utilizado o branco. Isso é o que torna os cômodos mais cleans e claros. E, também, facilita bastante a harmonização entre outras tonalidades, sempre suaves e leves.

A partir disso, podem ser trabalhados tons de bege, verde e assim por diante. Como a madeira clara é bastante frequente nos cômodos, é importante pensar em cores que casem bem com ela. Portanto, nada de cores vibrantes ou muito chamativas. Elas declaradamente não fazem parte do Japandi.

O nude e o preto são ótimas opções para combinações também, atribuindo sobriedade, ao mesmo tempo em que relaxam. Se tiver dúvida, prefira as paletas que remetam ao calor orgânico, o que inclui as fibras naturais, cerâmica, madeira ebanizada e assim por diante.

Prefira materiais naturais

Os materiais naturais conversam ainda melhor com o estilo e isso vai desde a escolha dos objetos decorativos até revestimentos amadeirados, por exemplo. Por isso, são frequentes sofás, cadeiras e mesas com pés ou acabamentos em madeira, tampos, cabideiros, porta-chaves ou outros detalhes do gênero no mesmo material.

Para deixar tudo ainda mais harmonioso, é importante optar por revestimentos em madeira clara, por exemplo. Isso vai dar um toque mais simples e conceitual para os ambientes.

Além disso, as plantas, peças em bambu, pedras e cordas também podem ser combinadas, desde que nunca sejam usadas em exagero. A ideia é não sobrecarregar nenhuma parte da decoração.

Aposte no trabalho artesanal

O bom do estilo Japandi é que se você quer uma decoração sustentável, ele se adapta muito bem. Não só pelos materiais, que são mais naturais e estimulam essa pegada de preservação, mas também porque estimulam pequenos empreendedores e artesãos, que são pessoas que vivem nas comunidades e fazem cada peça carinhosamente.

Sendo assim, estimule artistas locais comprando peças que combinem perfeitamente com a sua decoração. Peças pintadas a mão, macramês, cestos e outros artefatos do gênero são exemplos disso. Dê uma volta por feiras de artesanato na sua cidade e você certamente encontrará elementos que valerão a pena.

Adote o minimalismo

Outro ponto crucial para levar o Japandi para dentro da sua casa é se inteirar e entender com mais profundidade o minimalismo. Então, comece quanto antes. Primeiramente, é importante saber que o conceito do minimalismo é justamente sobre manter o mínimo possível de coisas. Isso não significa que você deve ficar sem aquilo que precisa.

A ideia é justamente que você reconheça aquilo que tem valor para o seu dia a dia. E por valor, entenda:

  • valor sentimental;
  • e/ou utilidade.

Todo o resto — como aquilo que você não usa já tem um tempo, coisas que ganhou, mas não gostou, itens quebrados ou estragados e assim por diante — deve ser colocado fora, doado ou vendido. Assim, tudo que permanecer na sua casa é porque realmente segue sendo funcional para você.

Lembre que menos é mais

Aqui vai uma dica de ouro caso você fique com dúvida depois que a decoração estiver pronta: revisite todos os cômodos e dê uma boa olhada em cada canto. Sempre que tiver a sensação de que algo ficou carregado demais ou que simplesmente não orna com o restante do ambiente, retire.

Faça experimentos nesse sentido. Quem não está habituado ao minimalismo ou com a ideia de manter poucas coisas pode demorar até chegar à combinação perfeita — e está tudo bem. Por isso, exercite esse olhar crítico para tudo aquilo que parece fora do lugar ou informação demais.

Ainda que você ache que algo está leve em um primeiro momento, não se dê por convencido. Algumas vezes, nos sentimos apegados a um item porque ele é recente em nossa vida, ou porque ganhamos de alguém especial. Mas, com o tempo, ele deixa de ser importante e perde o sentido. Desenvolva a sensibilidade necessária para entender quando um objeto já cumpriu o seu papel e deixe-o ir.

Enriqueça as experiências sensoriais

Como você já deve ter percebido, as experiências sensoriais têm um forte apelo no estilo Japandi. Portanto, é importante investir em itens que enriqueçam ainda mais esse aspecto. Faz parte do ficar hygge dos dinamarqueses.

Tecidos delicados e suaves, coisas feitas à mão, cerâmicas, linhas de todos os tipos, cordas e madeiras são apenas alguns exemplos. Os tapetes também têm uma participação importante. O mesmo vale para almofadas e outros itens de decoração.

Faça as pazes com a imperfeição

Você também viu que a cultura japonesa mantém fortemente a cultura de valorizar aquilo que foi gasto pelo tempo. É justamente por isso que elementos como madeiras imperfeitas, nós tortos, tecidos irregulares e até itens desbotados ou trincados podem ser uma parte fundamental da decoração.

É claro que você não precisa manter itens velhos ou que não combinam com o restante do cômodo. No entanto, à medida que os seus objetos “gastos” se tornarem harmoniosos com o ambiente, você pode mantê-los para dar um charme especial.

Use as plantas a seu favor

O que pode ser melhor para trazer uma pegada mais natural para dentro de casa do que plantas? Nesse caso, as flores são usadas com parcimônia e opta-se por investir mais em folhagens. No entanto, tudo deve ser feito de tal maneira que harmonize com o restante da decoração.

Caso você não tenha tempo (ou paciência) para cuidar delas, tudo bem. Você ainda pode utilizar quadros com ilustrações de plantas, capas de almofada ou outros adornos que lembrem esse tipo de elemento, como folhas secas, por exemplo.

Quais são as referências do estilo Japandi?

Você já conferiu ao longo deste conteúdo, mas vale a pena reforçar para memorizar o que caracteriza o estilo Japandi: suas principais referências estão pautadas em três pilares — a cultura dinamarquesa hygge, a filosofia japonesa wabi-sabi e o minimalismo.

Cultura hygge

O primeiro aspecto diz respeito ao conforto e a harmonia que é “estar em casa”. Para os dinamarqueses, sua casa tem um apelo muito forte, especialmente porque eles passam por um período de inverno rigoroso em que se recolhem nos seus lares. Durante esse tempo, fazem todo o possível para ficarem o mais aconchegados possível.

Acredite ou não, isso é parte da cultura do país e os seus cidadãos entendem muito bem de como ficarem acomodados em suas casas. Portanto, o estilo segue exatamente essa pegada. Tanto visualmente como sensorialmente, é importante ficar hygge.

Isso inclui móveis confortáveis, mantas e cobertores macios, almofadas delicadas, tapetes gostosos de pisar e tudo o que der a sensação de estar em lugar do qual você não quer sair. Essa mensagem deve ser transmitida assim que um visitante coloca o olho em um cômodo.

Filosofia wabi-sabi

Os japoneses, por sua vez, têm o forte hábito de valorizar e evidenciar aquilo que é construído através do tempo. Suas tradições e ensinamentos são considerados muito importantes e são fontes de muito respeito entre todos.

Do mesmo modo, para os japoneses, um objeto ganha vida quando é feito e conta uma história por meio das suas marcas de uso. Essa é a base da filosofia wabi-sabi. Você certamente já viu alguns daqueles vasos que foram quebrados e consertados posteriormente, com lindas linhas douradas que evidenciam que o item sobreviveu aos danos.

Esses objetos têm um valor muito maior do que um que nunca foi quebrado, porque assim como um ser humano com rugas e cicatrizes, ele já passou por muitas experiências. E foi assim que a valorização daquilo que já está gasto pelo tempo foi incluída no conceito Japandi.

Minimalismo

Nenhuma dessas filosofias ou culturas faria sentido em um ambiente abarrotado de itens de todos os tipos e origens, com um excesso enorme de utensílios, livros, roupas, móveis e tudo o que for possível. Acumuladores não conseguem manter um estilo Japandi, especificamente porque ele é minimalista.

O conceito do minimalismo vai ao encontro dessa organização leve e descomplicada proposta pelo estilo. Para que os ambientes realmente tenham uma pegada clean é preciso diminuir o número e focar na qualidade das coisas, de uma forma mais sustentável e duradoura.

Como você viu ao longo deste conteúdo, o estilo Japandi de decoração pode ser uma maneira de tornar a sua casa um lugar mais aconchegante e agradável para quem visita ou mora nela. Em tempos de pandemia e isolamento social, essa é uma solução ainda mais importante, especialmente para quem gosta de passar um tempo em família.

Mas não se trata apenas disso. Você também descobriu que essa pode ser uma maneira de mudar a sua mentalidade sobre a forma como encara as coisas materiais. O desapego é um processo que faz parte da transição para o estilo Japandi.

Portanto, mudando o estilo de decoração da sua casa você pode mudar a sua vida, a qualidade dos relacionamentos na sua família e até a sua saúde mental, já que o ambiente em que você vive influencia diretamente a praticidade das suas atividades, a sua produtividade e o seu humor, por exemplo. Legal, não é mesmo?

Quem diria que uma mudança tão simples poderia afetar tantos aspectos da sua vida! Então, que agora que você já sabe tudo sobre Japandi, que tal seguir a Incepa no Instagram para conferir outras dicas?


RELACIONADOS