Reforma de apartamento: como deixar o imóvel a cara da família?

Quem é que não tem vontade de repaginar a decoração da casa e consertar algumas falhas que surgiram ao longo dos anos? No entanto, sabemos que, para a maioria das pessoas, reforma é sinônimo de dor de cabeça.

Considerando que o apartamento provavelmente é o lugar onde a família vai passar a maior parte dos seus dias, cuidar dele significa cuidar de si e de quem você ama. Não há nada mais prazeroso do que chegar em casa e encontrar tudo organizado do jeitinho que você sempre sonhou. A decoração deve transparecer a essência de cada morador para que, dessa forma, vocês se sintam confortáveis e à vontade no novo espaço.

Pensando nisso, decidimos criar este artigo repleto de dicas valiosas sobre reforma de apartamento para você que deseja deixar o seu imóvel com a cara da família. Confira!

Por que realizar uma reforma de apartamento?

Existem situações que justificam a necessidade de se fazer uma reforma. Entre elas, o serviço só se torna questionável quando os moradores pretendem realizar apenas ajustes estéticos.

É claro que você não precisa ter um motivo sério para reformar o seu apartamento. Se você realmente deseja redecorar o seu imóvel e têm dinheiro disponível para isso, não há mal nenhum em partir para a ação.

No entanto, há situações em que a reforma deixa de ser uma opção e vira prioridade. Veja, a seguir, quais são os principais sinais de que é hora de reformar o seu apartamento.

Problemas hidráulicos

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, os problemas hidráulicos não aparecem somente em imóveis mais antigos. Logicamente, esse tipo de problema é mais recorrente em construções antigas. No entanto, isso não significa que um apartamento que acabou de ser construído não possa apresentar rachaduras nas tubulações.

É fácil identificar problemas hidráulicos porque, geralmente, quando algo não vai bem com as tubulações, começam a aparecer marcas e vazamentos. A umidade excessiva nas paredes é um grande transtorno, principalmente para quem tem alergia a mofo.

Problemas elétricos

Quedas constantes de energia, choques em interruptores, aumento da conta de luz e disjuntores instáveis são apenas alguns dos sinais que a estrutura elétrica do seu apartamento pode emitir para mostrar que há algum problema mais sério.

Entre possíveis danos causados por problemas elétricos, podemos citar em primeiro lugar os pequenos acidentes domésticos envolvendo curto-circuito de aparelhos. Além disso, a presença de curtos e as quedas de energia podem danificar eletrodomésticos e outros aparelhos eletrônicos caros, deixando você no prejuízo.

Tintura desbotada e acabamentos desgastados

Paredes estufadas e descascadas, acabamentos desgastados, revestimentos quebrados e riscados: tudo isso impacta a estética do imóvel. Sendo assim, esses também são indicativos de que é hora de reformar.

Como dissemos no início, existem problemas que são considerados urgentes, como é o caso dos tópicos anteriores. Já a tintura desbotada e os acabamentos desgastados não entram na lista de prioridades. Mas vamos combinar: é muito ruim entrar em um cômodo e ver que as paredes estão precisando de pintura, não é verdade?

A beleza e a organização da casa estão diretamente ligadas à sensação de conforto que temos dentro do nosso próprio lar. Portanto, não há nada de errado em investir em uma pequena reforma quando problemas estéticos surgem.

Rachaduras aparentes

Apesar de parecerem inofensivas, em alguns casos, as rachaduras indicam problemas maiores. As rachaduras, até mesmo as mais superficiais, podem representar algum defeito na estrutura do imóvel. Portanto, esse é um alerta laranja de urgência de reforma.

Vale lembrar que encobrir as rachaduras com produtos não soluciona a raiz do problema, apenas melhora a aparência. É claro que você não precisa entrar em paranoia e achar que o seu apartamento vai desabar toda vez que encontrar uma rachadura na parede. Entretanto, é sempre bom averiguar o caso e procurar a opinião de um especialista.

Mudanças na família

A casa precisa acompanhar as mudanças na vida dos moradores. O casamento já é um bom motivo para reforma de uma casa. Afinal, as necessidades de uma pessoa solteira são bem diferentes das necessidades de uma vida em casal. Porém, a mudança que realmente exige uma reforma é a chegada de uma criança.

Além do preparo, da montagem e da decoração do quarto do bebê, é preciso se preocupar em tornar toda a casa segura para a chegada do novo integrante da família. Quase todos os ambientes da casa, principalmente os banheiros e os quartos, precisam ser remodelados para acompanhar a chegada e o crescimento da criança.

Mudança de estilo arquitetônico

Como comentamos no início, enjoar do estilo atual do seu apartamento e querer deixar o lar com a sua cara também são ótimos motivos para reformar. Nossos gostos mudam muito conforme envelhecemos e amadurecemos. Logo, nada mais justo que fazer o ambiente onde você vive acompanhar essas transformações pessoais.

O apartamento pode ser todo repaginado ou, para quem não pretende gastar tanto com a reforma, apenas alguns cômodos podem ser reformados. Invista em revestimentos novos, pinte as paredes e escolha itens decorativos que combinem com o seu estilo. Aproveite a reforma para deixar a sua marca.

Quais são os estágios da reforma de apartamento?

O processo de reforma é completamente diferente do que é feito para a construção de um imóvel. Isso porque a estrutura já está presente e você precisa respeitá-la. A intenção da reforma não é derrubar todas as paredes e reconstruir tudo do zero, mas sim fazer modificações na estrutura existente.

Por maior que seja a sua animação para dar início à reforma do seu apartamento, é preciso ter muita calma e planejar cada etapa para evitar dores de cabeça. Para ajudar, separamos e explicamos as etapas mais importantes durante o processo de reforma de apartamento. Acompanhe!

Faça um bom planejamento

O primeiro passo não poderia ser outro. A primeira coisa a se fazer ao iniciar um projeto, seja uma reforma, seja a construção de um imóvel, é criar um planejamento.

Comece anotando, em uma agenda física ou em um arquivo no seu computador, tudo o que você deseja mudar no seu apartamento. Quanto mais detalhista você for nesse momento, melhor. Se necessário, converse com especialistas antes para que eles avaliem o imóvel e digam quais mudanças precisam ser realizadas.

Não se esqueça de anotar o quanto você tem disponível para gastar e em quanto tempo pretende terminar a obra. De nada adianta querer repaginar a casa inteira se o seu orçamento permite apenas pequenas mudanças. Uma dica valiosa é contar com um dinheiro extra para cobrir possíveis gastos que não constavam no planejamento inicial.

Durante a reforma, acompanhe frequentemente o planejamento que você fez no início e verifique se tanto o orçamento quanto o prazo estão sendo respeitados.

Crie um cronograma para a reforma

Um dos grandes motivos que fazem as pessoas terem aversão a obras e reformas é o tempo de finalização. A verdade é que toda obra tende a atrasar pelo menos um pouco, pois sempre surgem problemas inesperados que precisam ser resolvidos no meio do processo.

Para evitar que a entrega do projeto demore muito mais do que o esperado, sugerimos que você faça um cronograma estipulando as datas de início e de término de cada etapa da reforma.

O cronograma também deve descrever a ordem em que as etapas deverão acontecer. Comece pelos reparos estruturais como colocação de piso, troca da fiação, construção ou demolição de paredes, entre outros. Em seguida, pode-se iniciar a etapa de decoração e acabamentos.

Preste atenção às questões burocráticas

Antes de começar, de fato, à reforma do apartamento, algumas questões burocráticas devem ser resolvidas. Primeiro, notifique o síndico e o condomínio do prédio onde você mora. Caso o seu apartamento seja alugado, também é necessário conversar com o dono do imóvel. Nenhuma modificação estrutural pode ser feita sem a permissão do locador.

Além disso, lembre-se de ter o RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) antes de dar início às obras. Esse documento deve ser assinado pelo arquiteto ou engenheiro responsável pelo projeto. É por esse e outros motivos que nós recomendamos que você sempre conte com a ajuda de um profissional especializado, por menor que seja a obra.

Reformas de apartamentos costumam ser mais burocráticas porque a estrutura do imóvel precisa ser preservada para garantir a segurança de todo o prédio. Portanto, você precisará apresentar o plano de obra com todos os passos do projeto.

Defina o estilo da decoração

A decoração é uma etapa importantíssima da reforma. Afinal, essa etapa é a grande responsável por deixar o apartamento com a cara da sua família.

É durante esse estágio que são feitas as pinturas das paredes, a colocação dos revestimentos, a disposição dos móveis e a parte mais divertida: a hora de comprar os objetos decorativos. Também é hora de instalar torneiras, lustres, ventiladores, chuveiros, entre outros itens.

Sabemos que decorar é a parte mais divertida de uma reforma. No entanto, antes de comprar todos os objetos de decoração, é preciso ter em mente qual estilo decorativo você pretende seguir. Misturar estilos diferentes deixará o apartamento com aspecto bagunçado. Então, foque um único tipo de referência.

Confira as principais características dos estilos mais usados na decoração de imóveis:

  • retrô — ideal para quem gosta de cores vibrantes e da estética dos anos 50, 60 e 70;
  • moderno — estilo caracterizado pela combinação de móveis e objetos com design mais moderno, é indicado para quem gosta de tons neutros;
  • rústico — a madeira é um material muito presente nesse tipo, que é recomendado para quem gosta do estilo de fazendas antigas e quer ter uma ligação maior com a natureza;
  • romântico — cores delicadas, enxoval com rendas e laços, estampas florais e ambientes bem iluminados são as principais referências do estilo romântico;
  • boho — indicado para pessoas que procuram uma decoração alegre e colorida, o boho utiliza muito cortinas, colchas, almofadas com capas coloridas e pendentes.

Contrate profissionais qualificados

Contar com uma equipe de profissionais qualificados é uma das melhores maneiras de evitar possíveis dores de cabeça durante a reforma. Sendo assim, não deixe para contratar pedreiros, carpinteiros, engenheiros e arquitetos em cima da hora. Pesquise com antecedência e procure por profissionais que atendam às suas expectativas.

Precisamos ressaltar que o barato muitas vezes sai caro. Isso significa que você deve escolher uma equipe de profissionais levando em consideração não somente o valor do serviço, mas também a qualidade e o capricho.

Contratar profissionais especializados nos dá a segurança de que a será bem executada. Além disso, você terá com quem tirar dúvidas durante a obra e pessoas responsáveis com quem contar caso algum imprevisto surja no meio do processo.

Escolha um lugar para ficar durante a obra

Há quem prefira reformar um cômodo de cada vez, para poder continuar morando no apartamento mesmo durante a reforma. Por outro lado, há quem prefira reformar tudo de uma vez só. Se esse for o seu caso, então você precisa encontrar um lugar para ficar enquanto as obras acontecem.

Lembrando que ter os moradores por perto no decorrer da reforma pode não ser muito agradável para os profissionais que estiverem trabalhando, pois estes farão um esforço a mais na tentativa de minimizar os incômodos. Além disso, ter que lidar com a poeira e a bagunça da obra no dia a dia é uma experiência chata.

Como deixar o imóvel a cara da família?

É claro que a ajuda de um profissional torna tudo mais fácil, mas você não precisa ser designer de interiores para fazer uma decoração bonita no seu apartamento. Neste tópico, mostraremos maneiras fáceis de estilizar o seu lar e deixar todos os cômodos com a cara de cada um dos moradores.

Use e abuse das tintas

Se você mora em um apartamento alugado e não pode realizar grandes mudanças durante a reforma, trocar a cor das paredes é a melhor opção. Diga ao proprietário que você devolverá as paredes brancas, caso o contrato se encerre.

Essa também é uma ótima opção para quem quer mudar a cara dos ambientes sem gastar muito com decoração. O lado bom é que você pode usar as tintas para fazer desenhos nas paredes e deixar os cômodos com um toque único. Deixando a imaginação e a criatividade fluírem, você vai ser capaz de operar milagres com a tinta.

Mas antes de sair pintando tudo o que vir pela frente, lembre-se de considerar a psicologia das cores. Sim, cada cor tem um significado e influencia muito a forma como nós enxergamos cada ambiente.

Confira as cores que mais combinam com cada cômodo e veja quais sensações elas transmitem:

  • azul — os tons de azul mais claros estão associados às sensações de tranquilidade e conforto, por isso são indicados para quartos e banheiros; já os tons mais escuros ajudam na concentração, o que cai bem para escritórios ou salas de estudo;
  • amarelo — como o amarelo é uma cor alegre e estimulante, suas nuances são indicadas para a sala de estar e outras áreas de convivência;
  • laranja — o laranja é uma cor muito versátil que transmite as sensações de movimento e criatividade, podendo ser usado em escritórios, quartos de crianças e salas de estar, bem como em salas de jantar para estimular o apetite;
  • vermelho — por ser uma cor muito forte, deve ser usada com cuidado para não poluir a estética do ambiente (aplique a tinta vermelha em apenas uma parede do cômodo ou use nos itens decorativos, por exemplo);
  • verde — essa cor está associada à pureza, ao contato com a natureza e ao equilíbrio, sendo ideal para quartos, banheiros e sala de estar, mas também para ambientes de trabalho ou de estudos, por acalmar a mente e ajudar na concentração;
  • branco — cor que representa paz, calma e limpeza, o branco funciona bastante na decoração de espaços pequenos para promover a sensação de amplitude.

Invista em móveis novos

Embora sejam itens de decoração mais caros, os móveis de qualidade duram para toda a vida. É claro que você não precisa trocar todos os móveis da sua casa, mas só de comprar um sofá novo, por exemplo, a sua sala já ficará totalmente diferente.

E vale destacar que as vantagens não se resumem à estética. Ao investir em móveis, você pode levá-los para todo lugar em caso de mudança. Esse é um fator muito importante para quem paga aluguel.

Não se esqueça de escolher os móveis seguindo o estilo que você escolheu no início para a sua decoração. O estilo romântico pede móveis de madeira mais clara. Já o estilo moderno aceita móveis metálicos e com peças de vidro.

Passe verniz nas portas e nas janelas

Essa dica vale especialmente para quem mora em um apartamento mais antigo e está com o orçamento apertado. Em vez de comprar portas e janelas novas, passe uma camada de verniz sobre a madeira que já perdeu o brilho.

Você também pode trocar as maçanetas das portas e as trancas das janelas para deixar tudo com um aspecto mais bonito. Além de ajudar a poupar dinheiro, essa é uma ótima forma de economizar tempo de obra.

Utilize objetos que combinem com a sua personalidade

A forma como você organiza os seus espaços diz muito sobre você. Por exemplo, se você é uma pessoa muito organizada, mas seu quarto anda bagunçado, isso significa que talvez esteja passando por um momento difícil. Portanto, devemos ter cuidado com os itens que colocamos na decoração da nossa casa, pois eles dizem muito sobre a nossa personalidade.

Uma pessoa adepta à simplicidade vai preferir uma decoração mais minimalista, com poucos elementos decorativos, cores neutras e formas geométricas. Já outra mais extrovertida e descolada, provavelmente desejará ter quadros com frases engraçadas na sala, estátuas de animais, vasos com formato de frutas, móveis coloridos, e assim por diante.

No tópico sobre os estágios de uma reforma de apartamento, vimos que um dos primeiros passos é definir um estilo para seguir. Logo, siga o que você escolheu no início do planejamento e procure por referências no Instagram e no Pinterest.

Usar itens com valor sentimental também é uma ótima maneira de deixar a decoração com a sua cara. Se você é uma pessoa que gosta muito de viajar e coleciona chaveiros, por exemplo, coloque esses objetos à mostra nos espaços. Quem gosta de esportes pode até mesmo expor artigos esportivos, como bolas e camisetas de time.

Planeje a iluminação dos ambientes

Quando falamos em decoração de ambientes, poucas pessoas dão a devida importância à iluminação. No entanto, a verdade é que uma iluminação bem-feita agrega muito valor e pode mudar para melhor a forma como enxergamos um ambiente. Por outro lado, quando ela é ruim, os espaços se tornam desconfortáveis e pouco funcionais.

A presença da luz natural tem maior ligação com estilos que envolvam a natureza ou que prezem o simples, como o minimalista e o boho. As luzes artificiais brancas combinam com os estilos romântico e moderno, enquanto as mais amareladas combinam com o rústico e o retrô.

Lembre-se de que a iluminação deve ser feita pensando nas atividades que serão praticadas em cada espaço. Um escritório, por exemplo, requer concentração e maior luminosidade para a leitura. Sendo assim, é recomendado o uso de luzes mais fortes. Já os quartos são lugares de descanso, onde os moradores precisam se desligar do mundo para poderem dormir. Nesse caso, o mais indicado é a utilização de luzes fracas.

Além da cor das luzes, podemos citar as diferentes fontes de luz. Entre elas:

  • abajures;
  • fios de led;
  • luminárias de mesa;
  • luzes de parede;
  • spots.

A decoração é o que dá vida a um imóvel e o transforma em um lar. Portanto, não pense que investir no valor estético do lugar onde você mora é perda de tempo. Sabemos que fazer uma reforma de apartamento não é uma tarefa fácil, mas essa experiência também não precisa ser horrível, concorda? Com planejamento e calma, você e a sua família serão capazes de transformar cada cômodo em um ambiente único e especial.

Achou este artigo interessante? Gostaria de ler mais dicas sobre reforma e arquitetura? Então, siga a Incepa nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades! Estamos no Instagram e no Facebook.


RELACIONADOS