Saiba como usar revestimento decorado na reforma da sua casa

Incepa Nature

Revestimento decorado, quando bem escolhido, torna-se o diferencial no momento da reforma de casa. Para isso acontecer, é importante conhecer as características de cada cômodo e as possibilidades de aplicação do produto. Essa atitude faz total diferença no resultado de uma reforma. Afinal, depois de um período que requer atenção e pode ser desafiador, o desejo, no mínimo, é que tudo esteja no seu devido lugar.

Fique de olho! Entenda qual revestimento é o ideal para sala, cozinha, quarto, banheiro e área externa. Saiba também quais materiais permitem a aplicação e como fazer as melhores escolhas para uma decoração bonita e funcional. E, sem dúvida, isso vai ampliar seus conhecimentos sobre as funções de um ambiente a serem consideradas na seleção.

Boa leitura!

O que é ideal para cada cômodo?

O momento de pensar a reforma de um apartamento ou casa envolve muitas escolhas. Nesse período, nos damos conta do quanto o lar é onde passamos a maior parte do tempo. Deixar esse lugar com a nossa cara é o sonho de quem planeja essa ótima mudança. Afinal, a nova paisagem será experimentada por você todos os dias e, por isso, precisa ser agradável e aconchegante.

Quais funções do ambiente devem ser consideradas?

É importante ter alguns guias para deixar as funções de cada cômodo bem organizadas. Isso pode ser alcançado de uma maneira simples e clara, por meio da escolha de revestimentos e da sua relação com outros aspectos funcionais e estéticos.

De maneira geral, é preciso responder perguntas básicas, por exemplo: esse piso ficará molhado com muita ou pouca frequência? Serão colocados objetos e móveis pesados que necessitam de movimento? O local é bem iluminado? Haverá grande fluxo de pessoas?

Esses questionamentos são importantes, pois, assim, você saberá se precisa de um revestimento claro, que não suje com facilidade, tenha boa aderência, seja muito resistente, tenha brilho ou não. Dessa maneira, fique atento às dicas que separamos para você.

Revestimento para sala

É muito provável que este seja o principal cômodo para a maioria dos moradores, anfitriões e visitantes, concorda? E, se a sala é um cartão de visita, nada melhor do que combinar o estilo pessoal com as tendências de design. Escolher bem aqui é fundamental, levando em conta o posicionamento – geralmente fixo – do sofá, do painel de TV e de poltronas e tapetes.

O planejamento para o piso começa considerando o quanto aquele local será movimentado; além de considerar a presença de crianças e animais de estimação . Assim como o asfalto das estradas é pensado com base no movimento de carros, isso também acontece no ambiente do lar. Caso a sua sala mantenha a cultura da reunião no sofá e encontro com amigos e familiares, a escolha de um revestimento forte e, ao mesmo tempo, aconchegante, é indicada.

E qual tendência escolher?

Carro-chefe da Incepa, a Série Pro reúne uma extensa gama de opções com cores neutras e sóbrias, borda bold e retificado. Atende a diferentes necessidades técnicas e podem ser usadas em ambientes residenciais ou comerciais. Lembra da sala? Que tal um toque de modernidade?

Revestimento para banheiro

Nada de deixar o projeto do banheiro “para depois”. O cômodo exige uma união entre beleza e praticidade – e os materiais precisam ser seguros e adequados para a área úmida e molhável.

Já considerou as tendências que podem compor o revestimento? Temos algumas dicas!

Floral

Sim, ela permanece em alta! Na série Blossom, as flores misturam-se a padrões geométricos e e composição de relevos, que dão um charme atemporal ao ambiente, além de elegância e aconchego.

Folhagens

Se seu estilo é mais neutro, dá para substituir as flores por folhagens e deixar a decoração mais tradicional. Na série Fler, dois tipos de insertos estão disponíveis para aumentar ou diminuir a neutralidade da proposta.

Revestimento para cozinha

Algumas pessoas acreditam que é na cozinha que os principais encontros acontecem. Afinal, convidar alguém para almoçar ou jantar invariavelmente vai fazer com que parte das conversas se desenrolem durante o preparo das refeições – ou dos drinks.

E se a cozinha é o coração da casa – muitas vezes integrada à sala – ela também precisa traduzir o estilo dos moradores. Projetos de cozinha, basicamente, podem variar entre uma pegada mais rústica e simples ou algo mais sofisticado, com brilho.

Separamos algumas tendências de revestimento decorado que podem fazer seu estilo. Confira:

estilo vintage

Cottagecore

Que tal revisitar a estética bucólica, que relembra a vida rural, as colchas de retalhos e os tons pastéis? Essa é a proposta da tendência cottagecore, bem aplicada na série Alfama – com destaque para a versão candy. Apesar de vintage, a tendência está em alta entre pessoas mais jovens e combina perfeitamente com bancadas de cozinha.

Geométricos

A combinação de padrões também dá as caras na série Elements, mas com mais modernidade na escolha de cores e na quebra de simetria. O estilo tem inspiração nos povos indígenas, mexicanos e andinos, celebra a diversidade e traz muita personalidade à decoração.

Revestimento para quarto

Conforto, leveza e neutralidade. O revestimento do quarto também pode combinar pisos neutros com paredes estampadas.

Elegância dos mármores

Já considerou levar a beleza atemporal do mármore para o piso do quarto? A série Kenya é uma aposta para o tipo onice, enquanto a série Prestige prefere um marmorizado suave.

nostalgia incepa decoração afetiva

Delicadeza romântica

Agora, se a proposta é caprichar no estilo romântico, a dica de ouro vai para o lançamento Nostalgia. Florais, folhagens e relevos geométricos se complementam para uma proposta delicada.

Como considerar o estilo na escolha do revestimento decorado?

É comum encontrar na internet ideias equivocadas ao dar dicas de estilos decorativos. Acima de tudo, é preciso considerar o gosto pessoal e, depois, entender que algumas afinidades podem ganhar um destaque e sofisticação incrível quando dialogadas com princípios de composição e harmonia.

Dessa maneira, fique atento ao balanceamento de cores. Geralmente, é preciso idealizar pontos de foco e, para isso, é necessário saber escolher pontos neutros. O volume dessas diferenças, pode resultar em algo memorável e dinâmico.

Por exemplo, uma bancada de porcelanato branca em uma cozinha de piso neutro, com móveis cinzas e paredes de cimento queimado, deixará em evidência qualquer objeto que apresente cor. Nesse sentido, funciona como se fosse um palco de teatro, e qualquer objeto colocado nesse espaço ganha o status de protagonismo.

É bom deixar claro que não existe revestimento decorado em alta ou em baixa. O que realmente existe é a necessidade de escolher peças que agradem os moradores da casa. Por isso, independentemente de alguma tendência, é fundamental conhecer a estética ideal para o contexto daquele local.

Aproveite o término desta leitura para conferir sobre as especificações dos revestimentos cerâmicos da Incepa. Vamos lá?


RELACIONADOS