Saiba como montar uma adega em casa com estas 5 dicas

adega em casa

Saiba como montar uma adega em casa com estas 5 dicas

Os melhores vinhos costumam acompanhar ótimos momentos em nossas vidas. Como é uma bebida amada ao redor do mundo, e já que cada vinicultor imprime personalidade e características especiais para seus rótulos, muitos entusiastas do vinho tornam-se colecionadores de garrafas e sempre procuram oportunidades para experimentar algo novo ou relembrar o sabor de um de seus preferidos. Quem se identifica com o hobby chega a considerar, até, montar a própria adega em casa. Neste texto, nós vamos ajudar você a fazer isso.

No artigo abaixo, você vai entender os diferentes tipos de adega para vinho, as principais dicas que vão lhe ajudar a montar a sua de forma a preservar o aspecto da bebida e sugestões para você aproveitar com tudo a que tem direito. Boa leitura!

Tipos de adegas em casa

A prática de construir adegas é milenar. Evidências arqueológicas indicam que o cômodo mais antigo destinado ao armazenamento de vinhos seja datado de 3.700 anos, mas isso não impede que o ambiente também tenha uma relação profunda com a tecnologia hoje em dia. Na verdade, seus formatos acompanham diretamente o desenvolvimento das ferramentas de controle térmico e condicionamento. 

Adegas passivas

O tipo de adega mais tradicional é a passiva, normalmente alocada a um subsolo ou um cômodo inteiro com pouca ligação com o ambiente externo. As adegas passivas são aquelas em que o vinho fica depositado da forma correta sem perigo de sofrer perturbações — e quem faz todo o trabalho de armazenamento são o clima e as condições de umidade da sala. Como assemelha-se às adegas antigas, muitos optam por esse estilo. O custo de construção e manutenção da adega também são mais baixos nesses casos, em comparação aos tipos seguintes. 

Adegas termoelétricas

É muito comum ver esse tipo de adega em alguns mercados e lojas especializadas. Funcionam com um termostato que mantém a temperatura interna ideal para o armazenamento do vinho e, por conta dessa tecnologia, podem ser complementares a algum cômodo, como a cozinha ou a sala de estar.

Adegas com compressor

Em regiões muito quentes, essa é a abordagem mais recomendada. Os compressores da adega permitem a configuração de diferentes temperaturas para cada seção interna e oferecem mais potência de resfriamento que as adegas termoelétricas comuns. No entanto, além do custo bem mais elevado, podem incomodar os moradores da casa, uma vez que o som do compressor é bastante alto.

5 dicas especiais para sua adega em casa

Agora que você já conhece sobre os tipos de adegas, está na hora de entender os principais pontos aos quais você precisa se atentar para construir a sua. Confira as principais dicas que nós trouxemos para você concretizar esse sonho!

1. Escolha os vinhos

Pense na quantidade de vinhos que você quer deixar guardada ao mesmo tempo e multiplique esse número por dois, para que haja espaço de sobra caso você queira experimentar novos rótulos no futuro, enquanto ainda não consumiu os pioneiros da sua coleção. Recomendamos que você adquira, pelo menos, dois rótulos de cada tipo principal (tinto, branco e rosé) e um de cada vinho especial (espumante e vinho de sobremesa) para iniciar sua jornada de coleção e degustação. 

2. Planeje o ambiente

O ambiente precisa ser planejado especificamente para a sua adega. Além de reservar um espaço de acordo com o número de garrafas que pretende abrigar, é necessário que o cômodo esteja protegido da luz solar, pois ela acelera a fermentação do vinho e altera o seu sabor, levando-o a um paladar próximo do vinagre. E caso a adega seja passiva, também é necessário garantir que os vinhos estejam em um local fresco e mais frio que a temperatura ambiente.

3. Desenhe o projeto

Depois de escolher o ambiente e decidir pelo número de garrafas que deseja abrigar, está na hora de soltar a criatividade e planejar a sua adega em todos os detalhes. Quais materiais você quer usar? O desenho dela será reto ou circular? A adega será mais alta ou larga e baixa? Você que manda — mas lembre-se de priorizar no plano a importância de manter baixas temperaturas e a necessidade de a estrutura ser estável, pois trepidações alteram a qualidade do vinho.

4. Conheça os tipos pisos e revestimentos ideais

O piso mais apropriado para uma adega em casa precisa ajudar a manter a temperatura baixa. Então, materiais orgânicos como a madeira podem não ser uma boa opção, uma vez que absorvem calor com muita facilidade. Porém, caso você queira dar um aspecto rústico para remeter às antigas caves francesas, é possível escolher entre diversas opções de porcelanato com uma estampa HD idêntica à madeira. 

Pisos e revestimentos em porcelanato também são uma boa pedida, já que o material tem alta durabilidade e uma ampla variedade de acabamentos possíveis. Com ele, você pode simular um ambiente coberto em granito, mármore ou mesmo metais oxidados – o limite é do tamanho da sua imaginação, como você pode conferir em nosso showroom.

5. Invista nos acessórios ideais

Um bom vinho merece o conjunto completo para a experiência ser incrível do começo ao fim. Além de uma cristaleira com taças apropriadas para cada tipo de vinho, é importante ter os acessórios apropriados para a abertura, consumo e armazenamento dos seus rótulos favoritos. Confira alguns que não podem faltar.

Corta gotas e salva gotas

O corta gotas permite que o vinho seja servido com mais delicadeza e garante que você não desperdice nenhum mililitro do precioso líquido. Para as gotas que eventualmente escaparem, é importante contar com um salva gotas, que é colocado em torno do bocal da garrafa e impede o vinho de manchar o rótulo ou a mesa onde ele está sendo degustado.

Decanter

Essa jarra com fundo largo é ideal para arejar o vinho e abrir o seu buquê. Além disso, acelera o processo de decantação dos sedimentos naturais (daí o nome). Lembre-se de que o vinho deve ficar no decanter antes de ser consumido por um tempo determinado, o que dependerá de cada tipo. O mais legal é que essas jarras vêm em diversos desenhos e formatos. Então, além de funcionais, podem ser um elemento decorativo do ambiente.

Saca-rolhas

Há muitos modelos elegantes de saca-rolhas, e os melhores são aqueles de duas fases. Para garantir que está escolhendo o certo, veja se ele tem uma “garra” próximo à espiral perfurante e se a garra tem duas alturas. Com ela, você evita acidentes na hora de abrir sua garrafa e preserva a integridade da rolha com mais facilidade (e quem não adora guardar as memórias em rolhas de garrafas abertas, não é mesmo?)

O mundo dos vinhos é fascinante. Então, esperamos que essas dicas para fazer a sua adega em casa ajudem a mergulhar de cabeça nesse universo. E você pode contar com a Incepa para ter as melhores opções na hora de comprar pisos e revestimentos para o seu projeto.

Gostou do texto? Então encaminhe para algum amigo que também vá gostar dessas dicas ou compartilhe nas suas redes sociais!


RELACIONADOS