Closet de vidro: 7 dicas para um quarto sofisticado

incepa closet de vidro

Tendência de decoração nos últimos anos aqui no Brasil, um closet de vidro traz beleza, modernidade e elegância para o espaço mais intimistas da residência, o seu quarto. Existem diversas opções e materiais com vidros laminados, fumê, temperados etc. A principal vantagem, além da sofisticação e beleza, é a possibilidade de visualizar de forma clara todas as peças dentro do guarda-roupa, de forma prática.

Os closets, que podem ser construídos em formas de U ou L, devem ser arejados para evitar a incidência de mofo e diminuir a umidade. Eles deixam o ambiente mais bonito, organizado e, quando bem projetados, ainda podem ajudar a economizar espaço.

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para que você monte o melhor closet de vidro no quarto de forma sofisticada, elegante e sem erros.

7 dicas para montar um closet de vidro

O início do processo criativo de uma reforma pode ser um pouco tumultuado. Nem sempre temos ideia do que realmente queremos e, com isso, as chances de obtermos um resultado insatisfatório no final da obra aumenta.

Pensando nisso, preparamos algumas ideias e dicas para você montar um closet de vidro no quarto. Pode ser para o seu quarto, dos seus filhos ou, até mesmo, para o quarto de hóspede. Você poderá aplicar essas dicas em qualquer projeto. Confira!

1 . Defina qual será o estilo do closet de vidro 

Definir o estilo do closet de vidro guiará todo o processo de produção. Tendências de decoração como Japandi e Urban Jungle podem ser aplicadas ao quarto e influenciar seu estilo. No entanto, essas tendências são mutáveis, a cada ano surge uma nova. Antes de optar por uma delas, pense em qual estilo mais combina com sua personalidade.

Para quem prioriza o fluxo de energia dentro da residência, o ideal é que o feng shui também seja aplicado nesse novo ambiente. Afinal de contas, assim como o quarto e o banheiro, o closet é um espaço íntimo de uso pessoal diário, e sua harmonia também impactará o seu bem-estar.

2 . Faça o planejamento do espaço necessário

Agora que você já definiu o estilo, é preciso fazer o planejamento do ambiente. Leve em consideração o que será guardado no closet de vidro, como vestidos, calçados, bolsas, joias etc. Por exemplo, se você vai se vestir ali, é preciso ter espaço para isso, assim como a presença de um banco ou poltrona para sentar na hora de calçar os sapatos.

Decidir se haverá espelho ou não e sua disposição dentro do local também são fatores imprescindíveis a se pensar na hora do planejamento. A partir da definição do que estará ali, você pode começar a planejar o espaço da melhor maneira possível, evitando retrabalho e mais despesas no futuro.

3 . Cuide da iluminação do closet

A iluminação é um fator indispensável na hora de montar um closet de vidro, principalmente levando em consideração que, aqui no Brasil, os apartamentos apresentam pouco espaço e luz natural. Plafons, lustres e luminárias são boas opções.

Tente criar jogos de luz e pontos de destaque para trazer uma sensação de aconchego e facilitar o reconhecimento das peças. Opte por pequenos spots de luz no teto e dentro dos armários para evidenciar os itens através do vidro, preferencialmente de tons suaves, como branco e amarelo, para não interferirem na percepção das cores. Também é preciso planejar a iluminação em frente ao espelho onde você provará as peças.

4 . Aposte em cores claras 

A escolha das cores também interfere na qualidade do ambiente. Como o principal diferencial do closet de vidro em relação aos tradicionais é a possibilidade de visualizar as roupas, a escolha das cores, assim como a iluminação, deve destacar visualmente essa vantagem.

Uma vez que o vidro do closet deixará suas roupas à mostra, opte por cores claras na composição dos armários e na decoração para que o espaço não fique visualmente poluído. A não ser, é claro, que você tenha apenas peças monocromáticas. De qualquer forma, uma boa dica é optar por cores análogas e complementares.

5 . Combine com o porcelanato 

Um bom acabamento dos porcelanatos pode trazer o toque especial que seu closet precisa. Além de esteticamente bonitos, existe uma grande variedade de opções, tanto para ambientes internos quanto externos, como polidos e acetinados.

O ideal é que a escolha do porcelanato combine com o estilo do closet. Por exemplo, se o que você quer é um ambiente mais intimista, acolhedor e rústico, existem no mercado ótimas opções de revestimentos amadeirados. Produtos como esses imitam a madeira, porém, sem a necessidade dos cuidados diários e da manutenção que ela requer.

6 . Use elementos de decoração 

Elementos de decoração são importantes para trazer sua personalidade ao ambiente. Os itens precisam seguir o estilo do closet de forma criativa para utilizar da melhor forma possível o local disponível.

Uma boa dica para a escolha dos objetos de decoração é seguir uma linha minimalista para que o espaço não fique tumultuado e usar a psicologia das cores na escolha de pequenos elementos.

7 . Seja sempre você mesmo

Por fim, a dica mais importante é: seja você mesmo. De nada adianta seguir tendências na composição do closet de vidro no quarto se aquele espaço não expressar sua essência e necessidades.

A montagem do ambiente precisa trazer praticidade ao seu dia a dia, além, é claro, de uma certa realização pessoal ao ter um local só seu, para guardar seus pertences e de uma forma que você se sinta bem.

E então, pronto para investir nessa realização? Com essas dicas, você já pode realizar o planejamento do seu closet sem medo e sabendo dos benefícios que ele pode trazer para seu dia a dia, como organização, praticidade, economia de espaço e satisfação.

Neste artigo, apresentamos algumas dicas imprescindíveis você dar o primeiro passo para conseguir um closet de vidro ideal para suas necessidades com conforto, sofisticação e senso estético apurado.

Gostou desse conteúdo? Que tal seguir a Incepa nas redes sociais? Além dos melhores produtos, estamos sempre compartilhando as melhores dicas de decoração por lá. Confira!


RELACIONADOS