Decoração home office: 5 dicas para o local de trabalho perfeito!

decoração home office

Trabalhar em casa sempre foi um sonho para muita gente, mas antes da pandemia de Covid-19, essa parecia uma realidade distante para a grande maioria. Com a necessidade do distanciamento social e com as mudanças na demanda das empresas, isso se tornou bem mais próximo e palpável, fazendo com que as pessoas passassem a pensar no seu próprio espaço doméstico de trabalho e na decoração do home office.

É claro que esse modelo de trabalho é ótimo, mas se você não tiver um espaço propício e motivador para isso, pode se tornar improdutivo e até insatisfeito com a sua rotina. Pensando nisso, queremos ajudar você a organizar, mobiliar e decorar o seu ambiente de forma aconchegante e funcional. Que tal?

Se você gostou da ideia, fique com a gente até o fim deste post e aproveite as dicas!

1. Aposte em móveis funcionais

A primeira e mais importante dica é a respeito dos móveis que farão parte do seu ambiente de trabalho. Você precisará de uma mesa e uma cadeira confortáveis e de um mobiliário que comporte seus materiais de uso diário. Por isso, é importante contar com itens como gaveteiros, estantes, prateleiras e assim por diante.

Muitas vezes, simplesmente, não há espaço disponível para comportar tudo isso. Mas, não se preocupe. Você pode procurar itens que sejam interligados ou mesmo móveis específicos, que servem tanto para uma coisa quanto para outra, como as mesas com tampo móvel, que escondem divisórias para acomodar seus utensílios, ou uma bancada que pode ser usada como mesa e rack ao mesmo tempo.

2. Cuidado com a ergonomia

A ergonomia no ambiente de trabalho, ainda que doméstico, é de extrema importância. O fato de atuar em casa não significa que você possa ficar mal-acomodado ou, simplesmente, se jogar no sofá para ficar longas horas desempenhando suas atividades. É importante priorizar a sua saúde.

Nesse sentido, você pode pensar em uma série de alternativas, decidindo a que melhor se adapta às suas necessidades. Desde os móveis ajustáveis até aqueles projetados nas medidas exatas da qual precisa são muito relevantes para que você fique confortável por mais tempo e não sinta dores depois de uma jornada.

3. Dê atenção ao bem-estar na decoração do home office

Ninguém gosta de ficar em um ambiente visualmente poluído, bagunçado ou “frio”, com o qual não se identifica. Diferentemente do escritório da empresa, em que você tem a opção de decorar, no máximo, a sua mesa, no home office, você pode dar a sua cara para absolutamente tudo. Vale pensar nas cores, nos objetos, nos móveis e nos acessórios.

Então, não importa se você prefere um ambiente totalmente clean ou colorido e com muitos elementos: a decoração é algo que pode aumentar significativamente a sua produtividade. Sendo assim, escolha itens do seu interesse e distribua os móveis de tal maneira que você se sinta muito à vontade sempre que entrar nesse espaço.

4. Valorize a boa iluminação

Outro aspecto que costuma causar problemas para quem não está habituado a trabalhar em casa é a questão da luminosidade. A nossa primeira dica é que você escolha um local com boa iluminação natural. Isso ajudará você a aproveitar melhor durante o dia, além de economizar na conta de energia elétrica e aumentar a sustentabilidade do seu espaço.

Mas, caso você realmente precise recorrer à luz artificial, certifique-se de instalar luminárias de tal maneira que fiquem sobre o seu local de trabalho. Tenha cuidado para não projetar sombras no computador ou na sua mesa, ainda que sejam de uma lâmpada que fique posicionada atrás de você, pois isso pode prejudicar a saúde dos seus olhos!

5. Não se esqueça de um quadro de avisos

Manter-se organizado também é uma forma de garantir que você seja produtivo, ainda que esteja longe da empresa. Por isso, conte com a ajuda de itens que possam facilitar esse trabalho para você. É difícil ter tudo em mente quando não há ninguém comentando sobre aquela reunião ou sobre o prazo daquele projeto importante — e você sequer precisa tentar.

Uma boa alternativa é adotar um quadro de avisos. Assim, você pode anotar todos os seus compromissos importantes lá e organizá-los conforme a ordem de prioridade. Desse modo, toda vez que bater o olho nas suas pendências, saberá o que deve fazer primeiro.

6. Planeje seu espaço

Caso você tenha um ambiente muito pequeno e ainda não tenha comprado nenhum móvel, considere a possibilidade de planejar o seu home office e mandá-lo fazer exatamente nas medidas do cômodo. Além de otimizar a utilização do espaço, isso vai ajudar a deixar tudo ainda mais bonito e organizado.

Se você vai precisar de gaveteiros, estantes, prateleiras e assim por diante, essa é uma solução ainda mais útil. O planejamento dos móveis do home office pode contribuir para que você consiga alocar suas coisas, de modo que elas não precisem ficar expostas.

7. Utilize plantas na decoração

Muita gente não sabe, mas além de deixar os ambientes mais agradáveis e bonitos, as plantas também servem para renovar constantemente o ar do cômodo. Além disso, são um componente-chave na decoração, não acha?

Portanto, se você quer tornar seu espaço mais relaxante e até com aquele ar natural, aposte em folhagens grandes, algumas plantas pendentes e flores coloridas para alegrar o ambiente. Só não se esqueça de cuidar delas regularmente.

No começo, organizar a sua rotina nesse novo ambiente pode ser desafiador. Sem ninguém à sua volta para cobrar resultados ou checar se você está realmente trabalhando ou apenas rolando o feed de notícias nas redes, você precisa se tornar duas vezes mais disciplinado e comprometido.

Mas é claro que essa se torna uma missão bem mais agradável quando você gosta do que faz e, principalmente, de onde faz. Enquanto muitas pessoas trabalham em locais desorganizados ou com os quais não conseguem se identificar, você pode gerenciar seu próprio espaço e torná-lo mais instigante.

Se você quiser ir além e se gosta de experimentar coisas novas, talvez se interesse por estudar técnicas como o feng shui. Há quem diga que ele tem muito a oferecer para quaisquer ambientes do seu lar, então, se ele puder dar uma mãozinha para tornar o seu lugar de trabalho ainda mais agradável e produtivo, por que não?

E aí, curtiu este conteúdo? Então, que tal compartilhar essas dicas de decoração do home office com outras pessoas da sua rede? Talvez elas só estejam esperando por esse insight para começar!


RELACIONADOS