Decoração retrô: conheça as principais características desse estilo

O estilo retrô é uma tendência que chegou para ficar. Ele tem como propósito realizar a releitura da decoração das décadas anteriores, principalmente de 50, 60, 70 e 80. Porém, com elementos mais modernos e atuais.

A mistura de cores fortes, materiais e texturas diferentes são alguns dos fatores que tornam esse estilo tão marcante e cheio de personalidade. Para você conhecer um pouco mais sobre a decoração retrô, reunimos suas principais características e selecionamos alguns revestimentos da Incepa que seguem essa tendência. Confira!

Principais características do estilo retrô

01. Padrões geométricos

Uma das principais características do estilo retrô é a utilização de estampas com padrões geométricos e formas abstratas. Elas podem estar presentes tanto nos revestimentos quanto nos objetos decorativos, como tapetes, estofados, roupas de cama e cortinas.

No entanto, é necessário atenção para que o ambiente não fique sobrecarregado visualmente, tendo em vista que a estampa geométrica sozinha já leva muita informação para o espaço.

Para uma composição harmônica, é possível utilizar tonalidades neutras nas paredes e trabalhar com cores apenas em alguns objetos. Porém, se desejar ambientes coloridos, uma sugestão seria trazer o mesmo tom da parede para as estampas predominantes.

Na imagem abaixo, temos um projeto que utilizou o revestimento Mixdecor. Com estampas de ladrilhos geométricos e cores destonalizadas, realiza uma releitura perfeita dos anos 70. Para complementar a decoração e deixar o ambiente com ar moderno, usou móveis com design minimalista.

Revestimento Mixdecor

Por sua vez, o revestimento Alfama faz referência aos clássicos ladrilhos portugueses, nos transportando para o passado. Mesmo sendo composto por diferentes tonalidades de azul, ele confere um clima intimista e aconchegante ao ambiente.

Revestimento Alfama

02. Estampa floral

Outro clássico do estilo retrô, são as estampas florais. Ao contrário dos desenhos geométricos, as flores garantem um clima romântico e delicado ao ambiente. Por esse motivo, são muito utilizadas nos quartos femininos.

No entanto, seu uso não se limita apenas àqueles que gostam de decorações românticas. Se você é adepto do estilo retrô, as estampas florais em tons pastéis são uma ótima alternativa. Aqui, também é válido inovar e realizar a combinação de diferentes estampas, flores e patchwork funcionam muito bem juntas. Porém, lembre-se de utilizar tons parecidos ou complementares na composição.

O revestimento Artwork da Incepa traz uma estampa floral impressa e relembra os ladrilhos hidráulicos. Compostos por diferentes desenhos, ele garante o ar retrô que você deseja.

Revestimento Artwork

03. Tons vibrantes

Como dissemos, o estilo retrô é uma releitura do passado e possui como referência a decoração característica das décadas de 50 a 70 e, em alguns casos, também resgata elementos dos anos 80. Portanto, as tonalidades vibrantes não poderiam faltar.

As cores mais utilizadas são o laranja, amarelo, rosa, azul e a combinação de preto e branco com vermelho. No entanto, para que exista um equilíbrio, é necessário atenção no momento de combinar as cores.

Caso você não queira arriscar, sugerimos manter os pisos e paredes em tons neutros e deixar as cores vibrantes para itens decorativos, como mantas, almofadas e estofado. Porém, o contrário também é possível. Aposte em paredes coloridas e mantenha os elementos de decoração em tonalidades neutras.

Na imagem abaixo, o projeto utilizou o revestimento da série Drops. Para deixar o ambiente equilibrado e destacar a cor laranja da peça, foram utilizados elementos decorativos em tonalidades neutras, como cinza, branco e detalhes em madeira.

Os Drops estão disponíveis em 05 cores diferentes, todas super vibrantes e ideais para quem busca por uma decoração no estilo retrô.

Revestimento Drop

Outro revestimento que segue esse mesmo estilo é o Element. Além de apresentar laranja e azul em sua composição, ele também possui estampa geométrica e abstrata, características marcantes da decoração retrô.

Revestimento Element

04. Misture peças retrô com outros estilos

A melhor parte da decoração retrô é que para adotá-la, não é necessário se limitar a comprar peças que sigam exclusivamente esse estilo. Com poucos elementos, você consegue acrescentar uma atmosfera retrô ao ambiente.

O projeto abaixo, por exemplo, utilizou o revestimento Shape, que caracteriza muito bem o estilo retrô. Tendo em vista que apresenta estampas geométricas de tons neutros e que imitam os clássicos ladrilhos hidráulicos.

No entanto, para levar um toque de modernidade ao espaço, foram adicionados móveis coloridos com design moderno.

Revestimento Shape

Após a leitura, esperamos que você tenha aprendido um pouco mais sobre o estilo retrô.
Qualquer dúvida, estamos aqui. 💙


RELACIONADOS