Expo Revestir 2022: confira os lançamentos da Incepa

expo revestir 2022 incepa

Completando 20 anos em 2022, a Expo Revestir, que é a maior Feira de Revestimentos e Acabamentos da América Latina, está de cara nova. Este ano ela aconteceu de forma híbrida: presencial e virtual ao mesmo tempo. Todos os anos, o evento reúne os maiores profissionais e empresas da área do revestimento, e a edição de 2022 trouxe as maiores novidades do setor.

Por ser híbrida, a edição deste ano foi destinada a toda a cadeia da construção e interessados em revestimentos. Ou seja, arquitetos, designers de interiores, construtores, azulejistas, revendedores, jornalistas especializados, influenciadores e muito mais!

Se você também se interessa pelo assunto e quer saber mais sobre o que é a Expo Revestir, qual seu objetivo, como e por que se inscrever na próxima edição, continue por aqui! Vamos explicar tudo, além de falar sobre a participação da Incepa Revestimentos, que também esteve presente com as novas linhas de 2022, além de outras ações.

Então, se você já nos acompanha e quer conhecer as novidades, aqui está mais um motivo para seguir com a gente! Vamos lá?

O que é a Expo Revestir?

A Expo Revestir é a maior exposição de revestimentos da América Latina e acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Ela está comemorando 20 anos como um ponto de referência para encontrar soluções inovadoras em decoração de ambientes, informações e novidades, tanto para profissionais da construção e design quanto para revendedores que desejam encontrar o que há de mais novo no mercado.

O evento teve início em 2003, ocupando uma área de quase três pavilhões no espaço, que ainda recebe a feira até hoje. Depois de 19 edições, o evento já ocupa os sete ambientes do local, reunindo profissionais de várias cidades do país e do mundo.

A Expo Revestir é promovida pela Associação Nacional de Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (ANFACER). Este grupo trabalha há 35 anos como representante institucional da indústria do segmento. Seu objetivo é estimular o desenvolvimento, a competitividade e ampliar o mercado para os produtos brasileiros frente ao cenário internacional.

A ANFACER ainda conta com um conselho administrativo que reúne os principais empresários do segmento. Eles atuam na busca pela melhoria da qualidade dos produtos, do uso da tecnologia e da adequação dos itens lançados de acordo com as normas internacionais.

Isso faz com que o Brasil seja um dos principais atores no que diz respeito à produção de revestimentos cerâmicos, figurando como o terceiro maior produtor e segundo maior consumidor no mundo. Além disso, os produtos brasileiros são exportados para mais de 110 países.

Todos esses fatores colaboram para que a Expo Revestir encontre um contexto favorável de muita inovação todos os anos e seja um sucesso de público e de interação.

Qual é o maior objetivo do evento?

Com a modalidade híbrida, ampliaram-se as oportunidade de abraçar as vantagens do digital, mas mantendo ao mesmo tempo a interação presencial — aproveitando os objetivos de cada formato.

Os encontros digitais trouxeram as novidades, os lançamentos, as tendências e o Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Construção (FIAC). Também houve a presença de diversos palestrantes nacionais e internacionais, com foco tanto para profissionais quanto para estudantes da área. A versão digital da Expo Revestir também pode contar com conteúdo exclusivo criado pelos parceiros do evento.

Já a versão física representou a retomada dos encontros presenciais, em que o principal objetivo, além da exposição de novidades e tendências, é conectar negócios e criar networking entre participantes e parceiros. Isso porque os encontros físicos costumam ser mais adequados e produtivos para profissionais da cadeia da construção, tais como arquitetos, engenheiros, designers e revendedores, por exemplo.

A Expo Revestir 2022 reuniu 215 eventos simultâneos e 68 palestrantes em transmissões ao vivo, além de eventos parceiros e de expositores. Em resumo, o principal objetivo é levar conhecimento. Portanto, com o formato híbrido, esse lema que está no DNA do evento ficará ainda mais intensificado.

Com isso, todos os participantes puderam entrar em bate-papos, seminários e workshops promovidos por parceiros da feira.

Como foi a edição de 2022?

Todos os anos, a exposição traz diversas inovações, seja nos produtos, seja no conteúdo, no formato etc. Em 2021, por exemplo, a Expo Revestir contou com 10 dias de feira totalmente digital, devido às condições impostas pela pandemia da Covid 19.

A edição de 2022 intensificou algumas tendências, como os SuperFormatos, e apresentou algumas novas para o público, por exemplo: 

  • tons terrosos, como cru, terracota e mostrada e até mesmo cimento queimado com mais manchas naturais; 
  • pequenos formatos como opções para bancadas e revestimentos de banheiro; 
  • estamparia, principalmente desenhos que remetem a botânica e à estética modernista; 
  • automação para a casa (por exemplo: chuveiros inteligentes)
  • sustentabilidade: a ideia é ter peças mais resistentes que evitem o desgaste e consequentemente a necessidade de troca, poupando o meio ambiente.  

A Expo Revestir é uma excelente oportunidade para lançamento de catálogo, uma vez que reúne diversos profissionais da construção de design de interiores. Com isso, empresas usam o espaço enquanto vitrine e conseguem fazer grandes vendas — e até mesmo obter feedbacks de seus produtos. Portanto, uma das participações da Incepa no evento foi o lançamento da coleção nova e os produtos de destaque de revestimento para apresentação ao público.

[INSERIR VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=kztSiNR0FH0]

Quais foram os destaques da Incepa no evento?

Cores, estampas, texturas… que tal resgatar o protagonismo das paredes nos projetos residenciais? A aposta da Incepa é unir tendências com soluções práticas e inovadoras para transformar o lar em um ambiente completo.

“Entendemos que os lares se tornaram refúgios, e os revestimentos são perfeitos para criar uma atmosfera acolhedora, remetendo às memórias”, explica Christie Schulka, Marketing Manager da Incepa.

Em geral, objetivo é permitir que as paredes ganhem mais protagonismo nos lares, ampliando o portfólio da marca. Um dos destaques da nova coleção, por exemplo, é a criação de um laço afetivo com a decoração, criando a sensação de abraço e acolhimento a partir de cores e grafismos.

Ao mesmo tempo, essa decoração afetiva divide espaço com revestimentos de linhas mais neutras e versáteis que abraçam a tecnologia — inspiradas no mármore em formato 90x90cm.

Segundo Simone Lurensi, Gerente de Desenvolvimento de Produto da Incepa, os lançamentos 2022 são apresentados no formato 30 x 90 cm, carro-chefe da marca. “Com esse formato, conseguimos construir um portfólio com a sensação de pequenos formatos, mas que trazem toda a facilidade de entendimento e assentamento, por na verdade serem apresentados em placas maiores”, afirma.

O portfólio de 2022 combina elementos versáteis, começando pelo resgate do bucólico, passando pelos tons naturais e chegando ao mármore de pouco contraste. Confira os destaques a seguir!

Lançamentos

A principal aposta da Incepa para a Expo Revestir 2022 são os insertos decorados, ideais para ambientes repletos de memórias afetivas. Com o objetivo de levar mais vida para as paredes, cores, texturas e estampas marcam os lançamentos presentes na feira.

Arenito

Inspirado nas texturas e cores predominantes da Toscana, os porcelanatos da Série Arenito são ideais para áreas externas como calçadas, decks e rampas. Sua coloração levemente avermelhada reproduz com fidelidade a rocha natural, com todos os veios e variações de cor características da região de Siena na Itália.

Artline

As formas geométricas são atemporais e transitam pelos mais diferentes estilos, padrões e texturas. Descontraídas, seu uso dispensa regras e formalidades. Podem ser exploradas de forma quase ilimitada em grandes planos ou pequenos detalhes, valorizando ainda mais os espaços e quebrando a monotonia.

Seguindo esta ideia, os revestimentos da Série Artline no formato 30X90,2 trazem formas geométricas triangulares em três tonalidades sobre um relevo modular, todas combinando com branco e cinza.

Nature

A linha Nature se destaca por apresentar cores e desenhos que transmitem a sensação de calma. Inspiração na natureza, no bem-estar e no equilíbrio são palavras-chave que podem traduzir essa série de produtos.

Suas principais características são tons de marrom, marfim e verde, que se harmonizam para trazer um ar mais despojado aos ambientes. As peças com desenhos orgânicos em tonalidades mais neutras se sobrepõem ao relevo geométrico, formando um único painel modular após assentadas e rejuntadas. As placas desse tipo de revestimento são do tamanho 30x90cm.

Portofino

Inspirada no mármore Crema Marfil, de origem espanhola, a Série Portofino possui veios suaves e pouco contraste entre as tonalidades de bege da superfície. O visual uniforme e a imponência dos SuperFormatos a tornam atemporal, ideal para revestir pisos, paredes e bancadas.

A nobreza do mármore é realçada ainda mais pela amplitude das placas, que permitem assentamento com juntas mínimas de 1mm ou 2mm, dependendo do formato, e revelam o efeito de placa única após a aplicação. Seja na versão acetinada ou Micro Crystal, os porcelanatos exibem a riqueza de detalhes da rocha natural e imprimem leveza e elegância aos espaços.

Modern

A linha Modern lembra peças de Art Déco com inspiração em grandes murais geométricos, com características modernistas. Essa série traz também elementos que mesclam terracota com azul em dez estampas diferentes, ampliando as possibilidades de paginação. A aplicação com juntas mínimas transmite a ideia de painel único, sendo viável a criação de painéis personalizados e exclusivos.

Mattone

Em placas de 90×90, o porcelanato da Série Mattone di Siena traz um mosaico que mescla diversas texturas e tonalidades da pedra arenito, característica da região de Siena na Itália. As marcas do tempo e o desgaste natural das pedras são reproduzidos fielmente graças tecnologia HD, que permite imprimir ao porcelanato características únicas e repletas de significados em ambientes internos como salas e varandas.

As bordas retificadas permitem aplicação com juntas mínimas de 1mm e a cor do rejunte deve acompanhar a cor das juntas internas da peça para que, após o assentamento e rejuntamento, o efeito de mosaico seja valorizado.

Moon

A geometria instigante e contemporânea da Série Moon dá protagonismo às paredes, trazendo originalidade aos ambientes. A paleta de cor explora uma escala neutra e versátil, com tons de cinza que vão do branco ao preto e combinam facilmente com outras cores e materiais.  

Nostalgia

A estampa floral, suave e delicada, está cada vez mais presente na decoração. Inspirada em tendências estéticas baseadas na natureza, tem conexão direta com o slow living, ideal para espaços reconfortantes de atmosfera romântica.

A Série Nostalgia traz para as paredes um charme atemporal, com uma composição de relevos geométricos e grafismos florais. É uma ótima alternativa para quem quer dar vida aos ambientes, em painéis ou paredes inteiras, podendo ser usado em cozinhas, lavabos e banheiros.

Sisal

A Série Sisal traz um patchwork de delicadas padronagens têxteis e leva a tapeçaria do chão para as paredes. Inspirada na tendência handmade, a composição reproduz com fidelidade as tonalidades das fibras naturais que combinadas entre sim conferem charme e aconchego ao mood do ambiente, independentemente do estilo

Mattone

A linha Mattone mescla diversas tonalidades e texturas da pedra arenito, que é característica da região de Siena, na Itália. A ideia, aqui, é reproduzir marcas do tempo e desgaste natural da pedra por meio da tecnologia HD, fazendo com que o revestimento seja uma excelente opção para áreas internas como varandas, ou mesmo áreas cuja decoração tenha um significado maior — como em salas.

A linha Mattone é vendida em placas 90x90cm e tem bordas retificadas para assentamento com juntas mínimas (1mm). Ao se usar um rejunte da cor da peça, é possível criar um efeito muito interessante de mosaico.

Algumas linhas também ganharam novas versões, como:

Alfama Candy

A linha Alfama tem como objetivo trazer uma estética voltada ao conceito de vida simples, baseada em Cottagecore. A ideia, aqui, é transmitir a sensação que se assemelha a um cobertor aconchegante ou mesmo um avental vintage desbotado pelo sol — algo que, muitas vezes, reaviva algumas memórias da infância.

Esse sentimento de retorno à infância inspirou o revestimento Alfama Candy com tons pastel em tonalidades ensolaradas, alegres e contemporâneas. Em placas de 30x90cm, os desenhos são aplicados formando uma combinação de relevos orgânicos e geométricos.

Argos

A linha Argos tem inspiração em texturas mais rústicas, como pedra e metal oxidados e desgastados pelo tempo. São revestimentos produzidos com tecnologia HD, que garante texturas com aspectos mais naturais.

Um dos diferenciais dessa série é a diversidade de desenhos e as cores que são destonizadas propositalmente, o que faz com que esse revestimento se adapte a diversos ambientes, independentemente do estilo.

Por isso, é um porcelanato muito indicado para áreas internas, que substitui de forma satisfatória a pedra natural e chapas de metal oxidado. Nesses ambientes, pode ser usado tanto na parede quanto no piso, em grandes áreas ou em detalhes.

Em 2022, a linha foi atualizada com os tamanhos 90×90 nos modelos bege, marrom e antracita.

Venatino

A Série Venatino foi inspirada no clássico italiano Carrara Venatino, com veios cinzas, suaves e longitudinais. Em 2022, as lâminas nas versões acetinada e Micro Crystal foram apresentadas também nos SuperFormatos 120×120 e 100×200.

Pro

A linha mais completa da Incepa, ganha duas novas cores: Coffee e Graphite, ambas nos formatos 90×90 disponiveis nos acabamentos polido e acetinado

Oxi Ruddy

Aço oxidado é sinônimo de arquitetura contemporânea. Com aparência marcante, a Série Oxi Ruddy traz a textura do metal aliada à durabilidade do porcelanato. Em 2022, ganhou a versão cobre em 90×90.

Participação de influencers

Outra ação da Incepa durante a Expo Revestir é a parceria com influenciadores digitais. Durante todo o evento, especialistas na área que também atuam como influencers produziram conteúdo sobre as tendências, novidades e os diferenciais das novas linhas de revestimento da marca. Com isso, a ideia é gerar mais engajamento e mais proximidade com o público.

Por que fazer parte da Expo Revestir?

Agora que falamos sobre o que é a Expo Revestir e seus objetivos, além da participação da Incepa em 2022, vamos explicar por que vale a pena participar desse evento.

De modo geral, podemos dizer que, mais do que um espaço para troca intensa de conhecimento, a Expo Revestir é como se fosse a Fashion Week do revestimento. Afinal, trata-se de um evento que reúne as principais empresas do Brasil e do exterior, que estão mostrando o que há de mais moderno em projetos de decoração.

Se você é profissional da área da construção ou revendedor e está na dúvida se vale ou não a pena fazer parte da Expo Revestir, explicamos abaixo os principais motivos para se inscrever. Confira por que vale a pena já se programar para a Expo Revestir 2023.

Tendências em primeira mão

A feira é uma boa oportunidade para profissionais da área conhecerem em primeira mão os principais lançamentos e entenderem o que será tendência no mercado. Desse modo, eles têm acesso a tudo que há de novo em porcelanato, cerâmica, texturas, louças, metais e outros. Consequentemente, isso leva novidades para os clientes, que fecham mais negócios com um profissional que esteja mais atualizado.

Contato com fabricantes

Outra vantagem de participar da Expo Revestir é a oportunidade de estabelecer contato direto com os próprios fabricantes. Isso pode trazer vantagens, como entender melhor o conceito de uma linha de revestimentos, a variedade de produtos, especificações técnicas para projetos de arquitetura e até mesmo conseguir uma parceira que resulte em condições especiais para ambas as partes.

Possibilidade de network

A Expo Revestir sempre foi presencial e, no ano de 2021, precisou ser virtual por causa do distanciamento social necessário durante a pandemia. Essa medida sanitária essencial para a segurança de todos acabou prejudicando um pouco uma das principais vantagens da feira, que é o estabelecimento de networking, ou seja, a geração de contatos profissionais.

Felizmente, em 2022, o evento voltou à versão presencial, o que permitiu aos profissionais da área, expositores e representantes de empresas possam trocar ideias de perto, para ampliar horizontes e até mesmo fazer negócios.

Espera-se que, a partir do ano que vem, os formatos híbridos permanecam fortalecidos, com eventos presenciais sem tantas restrições e com o suporte da tecnologia para potencializar novos resultados.

Maior entendimento sobre o setor

Eventos, em geral, são excelentes oportunidades para conhecer melhor o setor no qual você está inserido, incluindo tendências, inovações e novas tecnologias. É por isso que arquitetos, designers de interiores, engenheiros, azulejistas e revendedores que desejam estar atualizados sobre revestimentos vão se encontrar na Expo Revestir em 2023, para entender mais sobre o assunto e aplicar tudo no próprio negócio.

Acompanhamento da concorrência

Além de ser uma grande oportunidade para aprender sobre a área de revestimento, a exposição pode ser uma excelente opção a quem deseja saber o que a concorrência está fazendo e, a partir disso, melhorar o seu próprio posicionamento perante o mercado consumidor. Mesmo para quem ainda não tem um negócio, entender como outras empresas e profissionais atuam pode ser um ponto de partida.

Captação de clientes e fechamento de negócios

Um dos principais objetivos da Expo Revestir é propor soluções inovadoras e tendências em revestimentos e decoração. Mas, além disso, outra finalidade importante é proporcionar um ambiente que incentive a troca de informações e, assim, aumente a captação de novos clientes e novas oportunidades de fechamento de negócios.

Participação em Fórum Internacional

Por fim, outro diferencial ao participar da Expo Revestir é a possibilidade de estar inserido em um Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Construção, que acontece em simultâneo, durante os dias da exposição. Esse fórum já é consolidado como o mais importante evento de conhecimento da área no Brasil. Todos os anos, reúne profissionais altamente qualificados tanto a nível nacional quanto internacional.

A Expo Revestir é uma excelente oportunidade para profissionais, fabricantes e expositores que querem estar inseridos em um ambiente de inovação e tecnologia no que diz respeito a revestimentos. E é por este movimento que, mais uma vez, a Incepa está sempre fazendo participações cheias de personalidade, trazendo muitas novidades ao público.

Se você deseja conhecer em primeira mão as novidades da Incepa para 2022, continue acompanhando nosso blog.


RELACIONADOS