Incepa completa 70 anos e marca a história da arquitetura e decoração do Brasil

70 anos incepa

É com muita alegria que a Incepa, marca referência no setor de revestimentos, pertencente à Roca Brasil Cerámica, comemora seus 70 anos de história. A marca, que desde 2021 faz parte do grupo mexicano Lamosa – segundo maior fabricante revestimentos cerâmicos do mundo –, está presente na memória afetiva dos brasileiros e se mostra sempre conectada às principais tendências mundiais e aos diferentes estilos de morar.

A história da Incepa demonstra todo nosso pioneirismo e ressalta o desenvolvimento do revestimento no Brasil. Com tanta tecnologia e com um time de desenvolvimento de produto alinhado com as principais tendências mundiais, nos orgulhamos de ser uma referência e pretendemos continuar evoluindo sempre”, afirma Sergio Wuaden, que tem sua história ligada à Incepa há mais de 30 anos e, hoje, é Managing Director do grupo.

História de pioneirismo

Inovadora e irreverente, a Incepa faz parte da Roca Brasil Cerámica, empresa global que investe sempre em tecnologias up to date que garantem um portfólio completo, com soluções para todo tipo de projeto – são revestimentos para pisos e paredes que podem ser aplicados em todos os ambientes da casa, com estéticas que exploram grafismos, tridimensionalidades, metalizados e toda a gama de reproduções de texturas naturais, conquistadas através da impressão HD. Conta com plantas fabris em Campo Largo, São Mateus do Sul (ambas no Paraná) e Mogi Guaçu, interior de São Paulo, que juntas somam mais de 1.500 colaboradores.

Com um olhar vanguardista, a empresa é reconhecida por apresentar um portfólio que entende os anseios do setor e investe constantemente em suas fábricas – como é o caso do investimento de R$ 220 milhões anunciado em março de 2022 para expansão do uso da tecnologia mais moderna do mundo para a produção de revestimentos cerâmico – a supercompactadora Contínua+, que passará a contar com uma segunda linha de produção, na fábrica de Campo Largo. “Fomos a primeira empresa no Brasil a operar essa tecnologia, que permite a fabricação de produtos de SuperFormatos extremamente finos. Hoje, firmamos nosso pioneirismo ao sermos, mais uma vez, os primeiros a investir em uma segunda unidade da supercompactadora Contínua+ nas Américas”, afirma Sergio Wuaden. Tal tecnologia permite que a Incepa produza peças de SuperFormato extremamente finas, com apenas 7 mm de espessura e até 320 cm de comprimento.

Tudo isso sem se esquecer do olhar sustentável. “Nosso parque fabril é um dos mais sustentáveis do país. Trabalhamos com ecoeficiência, unindo responsabilidade ambiental e inteligência de mercado”, aponta Wuaden.

Perspectivas para o futuro

Com resultados históricos, a Incepa não para de inovar e está dentro dos planos de expansão e investimentos do Grupo Lamosa para o Brasil nos próximos anos, tornando a marca cada vez mais reconhecida, com um maior prestígio internacional.

Pretendemos continuar com o papel de pioneirismo que temos ocupado nos últimos anos, trazendo para a instalação brasileira os equipamentos e processos que permitam manter essa vantagem que conquistamos”, diz Wuaden, que complementa. “Vamos seguir cumprindo nossa missão de entregar para as próximas gerações uma empresa melhor do que a que recebemos. Por isso, seremos cada mais fortes, gerando mais valor para os colaboradores, clientes, fornecedores, acionistas e as comunidades onde atuamos”.

Portfólio completo

Com mais de 60 linhas, a Incepa se orgulha de estar presente em todos os ambientes dos lares brasileiros. Em seu portfólio, destaque para os insertos de parede, que encantam com suas texturas, grafismos e tonalidades. A estética acolhedora se une com a tecnologia do formato 30×90 cm, um dos carros-chefe da marca – dimensão inteligente por permitir criar peças que trazem a sensação de pequenos formatos, mas que contam com toda a facilidade de entendimento e assentamendo de placas maiores. Eles dividem espaço com linhas versáteis e neutras, mas que não deixam a tecnologia de lado – como é o caso dos revestimentos SuperFormato, que chegam a dimensões de 100×200 cm e que podem ser aplicados em pisos, paredes e ainda dar vida a mobiliários. “Outro destaque são nossas linhas com diferentes acabamentos, que permitem integrar visualmente ambientes com necessidades distintas”, diz Christie Schulka, Marketing Manager da Incepa.

Incepa e evolução do revestimento brasileiro

Com história que remonta à 1952, a Incepa desde sua origem se apresentou como uma marca inovadora, rapidamente se tornando uma das maiores referências no Brasil. Prova disso é o crescimento de 50% em sua produção, logo em seu primeiro ano. Entre 1962 e 1966 a capacidade de produção chegou a triplicar, com a ampliação da área fabril. “Em pouco tempo nossa produção mensal correspondia a 10% de todos os azulejos fabricados no país”, afirma Waden.

Sempre pioneira, a marca inovou ao trazer para o mercado, ainda na década de 60, peças de pequenos formatos de cores alegres, quebrando a tradição de sobriedade dos azulejos, e foi a primeira a investir na produção de azulejos decorados, com relevos e pinturas manuais, chegando a ter inclusive linhas assinadas. “Com a evolução da tecnologia do setor, fomos um dos primeiros a fabricar pisos Puro Grés, mais resistentes e com menor absorção de água, que depois se desenvolveram para o porcelanato. Fomos pioneiros também em estender seu uso para piscinas, em 2005, e investimos na tecnologia ABS, antiderrapante”, relembra Wuaden.

Casa Incepa narra a linha do tempo das últimas 7 décadas

Com uma história tão rica e que acompanha a evolução do revestimento no Brasil, a Incepa inaugura a Casa Incepa, como marco de seus 70 anos. Com 100 m², o espaço lúdico passa a ser incorporado no showroom da marca, em Campo Largo (PR) e conta a evolução do revestimento, década por década, assim como o impacto da marca Incepa dentro da casa dos brasileiros. “Construímos espaços instagramáveis e resgatamos peças originais de cada época, mostrando como a Incepa sempre esteve presente nos lares de todos”, diz Christie Schulka, que complementa. “Podemos considerar essa criação como a pedra fundamental de um futuro museu que revela a evolução do revestimento, assim como a trajetória da nossa marca”.

Inaugurada dia 5 de maio, a Casa Incepa ficará aberta até dezembro/2022 e poderá ser visitada pelos familiares e funcionários da empresa. Ela conta com um trabalho cenográfico desenvolvido pelo arquiteto Carlos Bianco, da Arquitecto – Arquitetos Associados, que também se debruçou sobre um trabalho de pesquisa para criar sete ambientes que transportam os visitantes para outras décadas.

Para contar toda essa história, a Incepa buscou ainda diversos depoimentos de ex-funcionários ou pessoas locais que concordaram em abrir suas casas, dando vida a uma webserie que, além de ilustrar a Casa Incepa, irá ao ar no YouTube da marca. “Mais do que apenas produtos, a história da Incepa é construída por pessoas. Pessoas que se dedicaram e deixaram sua marca na fábrica ou que possuem suas casas, seu bem mais precioso, um pedacinho da Incepa. Ficamos muito felizes em poder resgatar um pouco desse legado, eternizando-o nesse enorme projeto”, comemora Christie.

Sobre a Roca Brasil Cerámica

Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA da Roca Brasil Cerámica, sólida empresa global que figura como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo, com suas marcas Roca Cerámica e Incepa.

Para tanto, investe constantemente em suas fábricas por meio de tecnologias que, junto ao time de desenvolvimento de produtos, assegura entregar ao mercado um robusto portfólio de peças que seguem as tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica – como é o caso da Supercompactadora Contínua +, adquirida pela Roca Brasil Cerámica em 2014, e com operação iniciada em 2015. Além dela, o processo de produção conta com um forno de 180 m e um sistema de polimento com 60 cabeças, capazes de diminuir o uso de energia, tornando o processo mais sustentável quando se comparado com as prensas tradicionais. Assim, sustentabilidade e beleza andam lado a lado, criando linhas com soluções para todos os ambientes do lar, com peças de pequenos e SuperFormatos, capazes de atenderem ao mercado de revestimento e moveleiro.

Desde o final de 2021 pertence ao Grupo Lamosa, empresa mexicana de atuação mundial com foco na fabricação e comercialização de revestimentos cerâmicos e adesivos. Possui um histórico de mais de 130 anos na indústria de materiais de construção, com operações em 9 países e 33 centros de produção nas Américas e na Europa. Hoje, o Grupo Lamosa ocupa a posição de líder nos mercados em que participa, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos com uma capacidade instalada anual de mais de 225 milhões de m².


RELACIONADOS