Veja dicas de como fazer um belo jardim de inverno!

jardim-de-inverno

O jardim de inverno é uma forma de trazer a natureza para dentro do seu lar, seja casa ou apartamento. Ele é flexível e adaptável para quem não tem espaço no entorno da morada e deseja estar na presença das plantas. Por mais que tenha esse nome, ele promove a oportunidade de contactar com o verde o ano inteiro. Ao criar esse espaço, você vai se beneficiar de inúmeras vantagens que as plantas promovem a todo ser humano, além de deixar o local bonito, agradável e aconchegante.

Quer saber como montar um jardim interno lindo e agradável para tornar a sua casa um ambiente saudável? Continue lendo este artigo!

Entenda o que é Feng Shui

Antes de nos aprofundarmos no assunto, é interessante saber o que é Feng Shui. Essa é uma técnica chinesa milenar que define o uso de algumas ações e elementos da natureza para potencializar as energias do ambiente. Essa prática pode ser implementada tanto no interior da casa como no jardim externo. Seu objetivo é promover o equilíbrio energético em todo o território da morada. 

Conheça plantas que limpam a energia de acordo com o Feng Shui

A natureza faz parte da nossa essência, por isso necessitamos tanto da sua presença. Para que essa tática realmente alcance os resultados esperados, você pode compor o seu jardim de inverno com algumas plantas próprias para Feng Shui. Você pode escolher plantas verdes e as que florescem, dependendo do que deseja atrair. É possível ornamentar com alfazema, lírio da paz, alecrim, hortelã etc. Agora vamos apresentar algumas e falar dos seus benefícios.

Zamioculca

A Zamioculca é uma planta que exige quase nada de cuidados, por isso, é uma excelente opção para jardins de inverno. Ela não precisa de sol direto e nem de rega constante. Também, é muito requisitada por pessoas que buscam eliminar as energias negativas e atrair boas energias para a sua casa. Assim, é conhecida como planta da fortuna. 

Espada de São Jorge

A Espada de São Jorge tem inúmeros benefícios. Dentre eles, proteger, neutralizar e desintoxicar os ambientes. Por conter o formato pontiagudo, entende-se que ela consegue cortar energias negativas e todo mal lançado contra as pessoas da casa, como inveja, olho gordo etc. 

A planta é considerada valiosa, também, pelas suas propriedades místicas de afastar os maus espíritos, pessoas inimigas e outros males. O nome faz referência à lança que São Jorge usou durante a batalha contra o dragão. Por esse motivo, a planta é vista como fonte de coragem, perseverança e conquista.

Planta Jade

A planta Jade é uma suculenta que resiste a muitos dias sem rega e não precisa de luz direta. Tem a eficácia de equilibrar as energias dos ambientes e das pessoas. Suas energias positivas conseguem trazer amizades sinceras, sorte e diversos tipos de riqueza, principalmente a material. 

Para quem deseja conquistar um novo emprego ou ter prosperidade profissional, é interessante estar por perto, para atrair os seus bons fluídos. Chega a ser considerado um ótimo presente para casais recém-casados, pois oferece renovação, avanço e união. 

Invista em pontos de água

A água é um elemento fundamental para o Feng Shui. Ela simboliza abundância e consegue renovar as energias, e assim, trazer prosperidade. As substâncias que a compõem conseguem limpar e purificar os ambientes e trazer ótimas energias. Para que esse amuleto traga os resultados esperados, é importante que a água flua constantemente. Segundo o Feng Shui, qualquer água estagnada pode desequilibrar a harmonia e, com isso, as energias do local tornam-se negativas.

A movimentação permanente da água pode ser feita ao confeccionar uma pequena queda d’água, usando os mesmos recursos da função de um chafariz. Isso pode ser feito em uma parede com cerâmicas em 3D, que remetem a pedras, em um local reservado para o jardim de inverno. 

Outra sugestão é investir em um chafariz do jardim da casa, assim, a água vai sempre circular para melhorar a atmosfera e fica um charme. Fazer um lago, revestir o fundo com cerâmica ABS e colocar peixes de várias espécies para movimentar a água é uma ideia perfeita.

Vale ressaltar sobre os cuidados com esses lugares. É necessário se atentar para fazer a limpeza da água com regularidade, para evitar contaminações, além de recolher as folhas que caem nesse local, para estar sempre bem apresentável. Manter a água sempre limpa, também contribui para a renovação das energias do local.

Saiba qual a é ligação entre a casa e o jardim externo

Normalmente, o jardim de inverno é localizado na área interna da casa. Entretanto, não há impedimento de que ele seja situado no jardim externo. O que deve ser observado é a proximidade do jardim com a casa, para que as pessoas e o ambiente interno sejam realmente favorecidos com todos os benefícios que as plantas e os outros produtos da natureza podem proporcionar a cada morador.

Nesse caso, você pode criar um hall de entrada com diversas plantas usadas pelo Feng Shui, para oxigenar bem toda a área externa e energizar também o ambiente interno. Use a parede exterior para fazer um jardim vertical com plantas floridas. Outra ideia é que no jardim externo seja colocado um grande banco, para que as pessoas façam contato por um longo tempo com a natureza. 

O poder das plantas são ainda mais intensificados, quando, além de estarmos próximos, podermos tocá-las, sentir a sua textura, o seu cheiro, admirar o seu brilho e tudo de melhor que elas puderem nos oferecer. Estar constantemente em companhia da natureza é uma forma de se recompor continuamente. 

Como vimos, o jardim de inverno é uma ótima estratégia para manter o contato frequente com a natureza. Ao construir um jardim de inverno na sua casa, você vai promover a todos os moradores diversos benefícios como harmonia, ar puro, boas energias, menos estresse, bem-estar, saúde, prosperidade etc. Além de deixar o ambiente lindo e aconchegante para receber familiares e amigos.

Gostou de conhecer mais sobre como montar um espaço saudável e energético na sua casa? Agora, que tal curtir nossa página no Facebook? Assim, você curte nossos conteúdos em primeira mão!


RELACIONADOS