Confira 9 tipos de revestimentos para lavabos

revestimentos para lavabos

Os lavabos tiveram origem na idade média e eram constituídos com uma pia ou bacia e jarro com água localizado sobre um móvel. Esse item servia como lavatório para as mãos antes das refeições para que fosse possível prevenir doenças. Hoje, existem vários tipos de revestimentos para lavabos, que têm como finalidade não só ter um lugar para realizar a higiene pessoal, mas também para compor o design da casa com sofisticação e bom gosto. 

Quer descobrir nove tipos de revestimentos para deixar o lavabo do seu jeito? Então, confira todos os tópicos que elaboramos para você ao longo do artigo. Boa leitura! 

1. Porcelanato

O porcelanato tem um processo mais avançado na sua tecnologia, pois usa matérias primas mais nobres e de qualidade superior em muitos casos. Bancadas de porcelanato em banheiros estão em alta e podem ser uma boa opção para os lavabos. Em termos de resistência, os porcelanatos não riscam, não mancham e praticamente não possuem absorção. 

É uma excelente opção para quem busca um estilo mais clean, sem a mistura de muitos materiais. É possível replicar o mesmo porcelanato do piso/parede para a bancada para o efeito desejado. Com baixa absorção de água, este material também tem a vantagem de ser utilizado em várias texturas diferentes, incluindo o grip, para áreas internas molháveis.

Entre as dicas da Incepa está o porcelanato Calacata:

Calacata

Sofisticação e elegância são a marca da série Calacata, que remete ao mármore – reproduzindo o mármore Calacata Bianco – e possui versatilidade de aplicações. Sua estética reproduz fielmente a pedra natural, com todas as variações de cores, veios e amplitude do formato.

2. SuperFormatos

Um passo além para a aplicação do porcelanato. Com os SuperFormatos, é possível aplicar peças de tamanhos maiores, que podem compor a parede ou o chão quase inteiramente, sem a necessidade de rejunte.

3. Azulejo

O azulejo é um material feito em cerâmica muito conhecido na decoração e arquitetura de lavabos e banheiros. Você poderá encontrá-lo em diferentes tamanhos, formatos, texturas e cores, permitindo escolher o que mais o agrada. Entretanto, para que consiga fazer essa instalação em superfícies, é preciso que seja aplicada argamassa e rejunte do tipo colante, o que torna a técnica mais complexa e com um custo mais alto. 

4. Madeira

Muitas pessoas questionam se é possível fazer revestimentos para lavabos em madeira, e a resposta é sim. Contudo, para que isso seja possível, é preciso que esse item tenha passado por alguns processos químicos que protegem o material de respingos de água e da umidade. 

Dessa forma, ao tomar os cuidados corretos, é possível ter um lavabo de madeira natural para compor o design do seu banheiro. Uma boa dica é optar por usar uma pia em formato de cuba, com um bloco único encaixado em um nível que esteja mais alto da bancada, para que, assim, seja possível impedir que a água vaze para os lados.

5. Pastilhas

Existem diferentes tipos de pastilhas para banheiros que podem ser utilizadas no lavabo, como as feitas em cerâmica, metal, adesivo, entre outras. Elas são utilizadas em uma malha em tiras, feitas de fibra sintética. O seu objetivo é segurar peças de revestimento em tamanho muito reduzido, entre 3 e 5 cm. Com isso, a instalação é feita de forma mais fácil, sem que seja preciso movimentar as peças. 

Lembre-se de que os revestimentos em pastilhas necessitam de mais manutenção. Ou seja, é preciso fazer frequentemente uma limpeza no local, especialmente nos locais de rejunte, pois acumulam mais umidade. 

6. Espelhos

O lavabo é um local em que muitas pessoas vão para conferir sua aparência. Por isso que os espelhos são uma ótima opção para compor a decoração desse ambiente. Você pode colocá-lo de forma emoldurada na bancada da pia ou cobrir a parede do local com chapas de espelho, por exemplo.

Como o lavabo, geralmente, só tem a pia e o sanitário, dificilmente essas chapas ficarão manchadas, tornando sua manutenção mais fácil. Além disso, ao utilizar esse revestimento para lavabo pequeno, conseguirá criar uma ilusão de profundidade no ambiente, fazendo com que o local pareça ser mais amplo e iluminado.

7. Papel de Parede

Os papéis de parede também são outro tipo de revestimento que fazem bastante sucesso na decoração dos lavabos. Isso porque, com os avanços tecnológicos, esses materiais se tornaram mais resistentes às condições atmosféricas do local. Esses itens costumam receber uma camada de vinil, que permite que o material receba alguns respingos de água sem comprometer a aparência do ambiente.

Uma boa dica é usar os rolos de papéis de parede que possuem desenhos em gramaturas menores. Eles também são fáceis de serem higienizados, basta usar um pano umedecido com detergente neutro e um pouco de água. Mas lembre-se: antes de aplicar esse tipo de revestimento, é preciso ficar atento às condições da parede para que consiga ter um bom acabamento do material, sem rachaduras em sua expansão. 

8. Pedras

As pedras podem ser utilizadas tanto no revestimento de lavabos quanto de paredes, pisos e bancadas. Isso porque esse é um tipo de material muito versátil e que dificilmente sai de moda, além de deixar o imóvel com um ar imponente e sofisticado.

Existem diferentes opções de pedras que você pode usar para decorar o lavabo. Entre elas: granito, quartzo, mármore, limestone e travertino. Para fazer a manutenção desses materiais, só é preciso impermeabilizar e limpar com água e sabão.

9. Cimento

O cimento também é uma possibilidade de decoração para lavabos sem uso de acabamentos. Você poderá usar, por exemplo, plaquetas de tijolinhos cerâmicos. Outra opção é a massa de concreto aparente que pode ser usada nas paredes e nas superfícies dos lavabos. Já as placas de concreto, podem ser usadas com tonalidades e desenhos que tendem a imitar outros tipos de materiais.

Os revestimentos para lavabos que citamos ao longo do artigo também podem ser utilizados na reforma de banheiro. Contudo, para que você possa escolher materiais de qualidade e com bom custo-benefício, é importante contar com a ajuda da Incepa: uma das maiores empresas do Brasil no ramo de cerâmicas, metais e louças sanitárias.

Ela tem soluções completas para revestimentos de cerâmica tanto de piso quanto de parede. E, o melhor de tudo, é que os seus produtos têm preços bastante convidativos e que estão disponíveis em home centers. 

Quer descobrir todos os produtos que a Incepa tem para garantir que o seu lavabo fique impecável e do jeito que você quer? Então, entre em contato conosco e tenha o melhor design e sofisticação para o seu imóvel. Garantirmos que você vai adorar!


RELACIONADOS