Slow decoration: crie um ambiente “desacelerado”

incepa slow decoration

Um conceito que se contrapõe ao que é feito em larga escala: isso nos diz bastante sobre o que é Slow Decoration. Entre outros pontos, esse estilo valoriza o produto artesanal ou, pelo menos, mais exclusivo. O objetivo do slow movement é promover o bem-estar de quem o utiliza ao comprar apenas objetos que lhe sirvam, que sejam bem-feitos e com boa durabilidade.

Também é importante salientar, que, nesse caso, não devemos traduzir a palavra “slow” ao pé da letra, pois o slow design não reflete algo devagar ou lento. Dito isso, nós da Incepa estamos ansiosos para mostrar a você 8 dicas para criar um ambiente focado na tendência slow decoration. Confira!

O que é Slow Decoration e por que usar na decoração?

Também chamado de “slow movement” ou “decoração afetiva”, trata-se de um movimento inspirado em uma outra tendência, o “slow living”, que remete a um estilo de vida aconchegante e “desacelerado”.

Partindo dessa ideia, usar o conceito na decoração tem como premissas o aconchego e o máximo de conforto quando se deseja decorar um ambiente. Esses diferenciais permitem um ambiente mais convidativo.

Como funciona a decoração desacelerada?

Para implementar o Slow Movement no ambiente, uma boa sugestão é utilizar materiais naturais, eco-friendlys, feitos de formas sustentáveis ou que contem alguma história. O ambiente passar a representar as pessoas que moram nela.

Para que o imóvel ganhe um toque mais pessoal, vale incorporar elementos que seguem a mesma tendência sem, necessariamente, ater-se ao que é comumente visto no Brasil. Portanto, você pode incorporar o que mais gostar, como itens da decoração escandinava, vintage, rústica, boho, provençal, entre outros.  

Mas é importante ressaltar que esse tipo de decoração afetiva, que privilegia intimamente as suas preferências ligadas ao que se gosta de fazer quando deseja descansar, requer acessórios minimalistas, pois o movimento vai contra os exageros do consumismo e da vida caótica — é “quase” uma releitura da cultura hippie.

Por fim, a decoração desacelerada deve ser feita de uma maneira clean e harmônica, em um espaço mais simples, leve e livre da desordem, pois os ambientes desorganizados não conseguem ser aconchegantes.

Como criar um ambiente “desacelerado” com os lançamentos da Incepa 2022?

Você vai se surpreender ao descobrir que, com os lançamentos de materiais da Incepa 2022, é possível criar um ambiente desacelerado, a começar pelo incrível tour virtual da Incepa. Nele, você verá que tons terrosos e clean são destaques e perfeitos para fazer várias composições com outros tipos de cores e materiais que têm a ver com o seu estilo e com o jeito de ser de quem mora com você. As 8 dicas estão presentes nas próprias linhas da marca. Confira!

1. Showroom com ideias incríveis

Um exemplo proposto no showroom da Incepa é fazer um banco em alvenaria e, sobre ele, colocar um estofado marrom, bem à frente de uma mesa. Tudo isso — pasme! — na cozinha. Afinal, não é ali mesmo que os amigos se reúnem? Então, por que não tornar esse ambiente superconfortável?

2. Linha Alfama Candy, estética Cottagecore

A linha Alfama resgata o conceito da vida simples, como se fosse avental desbotado pelo sol trazendo suas memórias afetivas. Os revestimentos Alfama Candy apresentam o diâmetro 30×90. Seus desenhos contêm uma combinação de relevos orgânicos e geométricos, além dos tons pastéis com tonalidades alegres e contemporâneas.

3. Linha Arenito, tons da Toscana

Inspirada nas texturas e cores da Toscana, os porcelanatos da linha Arenito, com o diâmetro 90×90, são perfeitos para áreas externas como decks, rampas e calçadas. Seu tom, levemente vermelho tijolo, reproduz fielmente a rocha natural e seus veios — variação de cores na italiana Siena.

4. Linha Artline, formas geométricas

Os revestimentos da série Artline estão disponíveis no formato 30×90,2 cm, trazendo formas geométricas triangulares em três cores sobre um relevo modular, sempre combinando com branco e cinza. Por serem descontraídas, seu uso dispensa regras e formalidades, e ser explorada de maneira quase ilimitada.

5. Linha Moon, geometria instigante

Esta linha contemporânea, Moon, dá protagonismo às paredes, garantindo força e originalidade aos ambientes. As cores exploram uma escala neutra e versátil, com vários tons de cinza (do branco ao preto), combinando facilmente com outras cores e materiais.

6. Linha Onice, inspirada na pedra ônix

Essa linha apaixonante, a Onice reproduz as camadas cristalinas da pedra natural, com seus tons que vão do bege e veios suaves, trazendo a imponência dos mármores clássicos em duas versões de acabamento de superfície: polido e acetinado. Está disponível nos formatos 30×90, 60×60 e 90×90.

7. Linha Nostalgia, inspiração na natureza

As estampas florais, suaves e delicadas estão mais presentes na decoração a cada dia. A linha Nostalgia foi baseada na natureza tendo conexão direta com a slow decoration, ideal para espaços reconfortantes e com atmosfera romântica. Seu charme é atemporal, com composição que privilegia os grafismos florais e os relevos geométricos.

8. Linha Portofino, inspirada no mármore Crema Marfil

O mármore Crema Marfil é de origem espanhola, e a Incepa trouxe a inspiração para a Série Portofino, com seus veios muito suaves, de tons beges, e pouco contraste. Este visual uniforme junto à imponência dos SuperFormatos a tornam atemporal, ideal para o revestimento de pisos, paredes e bancadas. As versões acetinada e Micro Crystal trazem a riqueza de detalhes da rocha natural, além de imprimir leveza e elegância aos ambientes.

A linha de Revestimentos Incepa 2022 foi apresentada na Expo Revestir, sendo composta, ainda, por outras peças para trazer o Slow Movement para a sua casa, como: Mattone, Nature, Sisal, Pro, Solid, Venatino, Oxi Ruddy, Modern, Galileu, City, Calacata e Argos.

Esperamos que você tenha ficado tão feliz em conhecer a Slow Decoration, quanto ficamos em descrevê-la para você. Nossa sensação é, de fato, estarmos nos remetendo à decoração afetiva. Aproveite todas as novas dicas de revestimentos!


RELACIONADOS