Dicas de decoração para quarto infantil

O quarto é um dos principais cômodos da casa para as crianças, afinal boa parte das brincadeiras e atividades serão realizadas nele. Por esse motivo, é importante criar um ambiente divertido, funcional e que proporcione segurança e conforto.

Para te ajudar a planejar um quarto infantil que atenda todas essas necessidades, reunimos neste texto os pontos principais que você deve ficar atento durante o planejamento. Confira abaixo.

Móveis corretos

O primeiro passo para escolher os móveis corretos é analisar o espaço disponível. Quartos amplos possuem mais liberdade na escolha, já os pouco espaçosos devem dar preferência para móveis planejados e funcionais.

Atualmente existem uma ampla variedade de móveis multifuncionais, como camas com gaveteiro, criado mudo com gavetas e puffs que também podem ser utilizados como baú. Para quartos infantis compartilhados, as camas beliches são ótimas opções, principalmente os modelos que possuem escrivaninha acoplada. 

Para quem deseja personalizar o quarto dos pequenos, é possível investir em móveis divertidos, como beliches com escorregador, camas suspensas com escadas ou, até mesmo, em camas com formatos diferentes.

Segurança 

Como dissemos, existem diversas opções de móveis para complementar a decoração do quarto infantil. No entanto, é fundamental colocar a segurança da criança sempre em primeiro lugar.
Portanto, dê preferência para os móveis desenhados exclusivamente para o público infantil, pois eles apresentam o design adequado para essa faixa etária. Alguns detalhes simples, mas que fazem muita diferença, são as quinas arredondadas, a altura apropriada para que as crianças não precisem escalar o móvel para alcançar um brinquedo e peças pintadas com tintas não tóxicas.

Organização

Um ambiente organizado é importante para as crianças aprenderem desde cedo a importância da organização. Para tornar essa missão mais fácil, aposte em prateleiras, nichos, baús e estantes. Futuramente, os locais que você utiliza para guardar brinquedos podem ser utilizados para armazenar livros e materiais de estudo.

Uma dica para incentivar as crianças a manterem a organização do quarto é categorizar o que deve ser guardado em cada espaço. Para isso, aplique etiquetas de identificação nas caixas organizadoras e o que deve ser guardado nela, como exemplo ursinhos de pelúcia ou carrinhos.

Revestimentos

Ao planejar um quarto infantil, alguns fatores devem ser levados em consideração, como a segurança e limpabilidade do local. Afinal,  o quarto será um dos cômodos em que as crianças irão passar mais tempo brincando e se divertindo.

Por esse motivo, os revestimentos podem ser grandes aliados. Além de complementarem a decoração, eles são super resistentes e fáceis de limpar, o que permite que as crianças brinquem à vontade e evita o acúmulo de poeira e ácaros.

Outra vantagem dos revestimentos, é que existem diversas estampas e acabamentos disponíveis no mercado. No entanto, o quarto é um cômodo que pede conforto e aconchego, por isso recomendamos utilizar revestimentos com estampas amadeiradas e acabamento acetinado, como os produtos da Série Arbol, Devon e Loft Wood da Incepa.

Para garantir uma decoração inovadora, é possível estender o uso do revestimento para as paredes. Os modelos tridimensionais são ótimas opções, pois além de acrescentarem personalidade ao ambiente, conseguem estimular cognitivamente o tato e a visão das crianças, devido ao jogo de luz e sombra causado pelo relevo da peça. 

Abaixo temos dois projetos que utilizaram os produtos da Série Arbol e Loft Wood. Mesmo não representando um quarto infantil, é possível perceber a sensação de conforto e aconchego que proporcionam ao ambiente.  

Iluminação

O quarto infantil permite uma iluminação mais divertida do que os demais cômodos da casa. Atualmente, existem luminárias temáticas que imitam diversos formatos e abajures que refletem o céu ou a galáxia.

Utilizar pisca-piscas e lâmpadas coloridas também é uma alternativa para deixar o ambiente mais alegre. Porém, lembre-se de manter uma luz central mais forte para clarear o local enquanto as crianças estão brincando ou realizando as atividades escolares.

Com essas dicas, esperamos que você realize um projeto de quarto infantil divertido e que atenda as necessidades dos pequenos!


RELACIONADOS