08 dicas para melhorar o seu processo criativo

A criatividade é a principal ferramenta de trabalho de muitos profissionais, principalmente daqueles que sempre precisam criar algo novo. A internet facilitou muito a busca por inspirações e estímulos criativos, porém é fundamental não se limitar apenas ao mundo digital.

É possível encontrar inspiração em pequenas atitudes do dia a dia e desenvolver a criatividade com algumas mudanças de hábito. Para comemorar o Dia da Criatividade (17) e ajudar todos aqueles que precisam despertar seu lado criativo, separamos 08 dicas para exercitar a criatividade diariamente. Confira!

Como exercitar a criatividade

01. Busque novas inspirações

Ir aos lugares que já conhece, assistir aos mesmos filmes e séries, escutar a mesma playlist sempre e ler sobre conteúdos que você já tem familiaridade não aumentam seu repertório cultural. Na verdade, podem ser um grande fator limitador.

Portanto, nossa dica é: busque por novas fontes de inspiração. Conheça músicas diferentes, conheça lugares novos e até mesmo, faça amizade com pessoas fora do seu ciclo social. Assim, você estará se abrindo para um novo mundo, cheio de inspirações.

02. Saia da sua zona de conforto

Aprender coisas novas é uma das melhores fontes de inspiração e criatividade. E o melhor é que não precisa ser, necessariamente, da sua área de atuação.

Aulas de pintura, dança, violão ou de edição de vídeo. Independente do que decidir aprender, tenha certeza que poderão surgir insights poderosos, que irão te proporcionar conexões incríveis entre dois mundos.

03.  Não tenha medo de errar

Normalmente, quando algo não sai conforme planejamos, sentimos frustração e isso, a longo prazo, pode criar um bloqueio criativo e nos fazer desistir. Porém, precisamos olhar os erros com outra perspectiva.

Errar faz parte do processo criativo, principalmente quando estamos desenvolvendo algo novo. Por isso, é fundamental aprender com as falhas e entender que sem elas, não teríamos a experiência necessária para acertar nas próximas tentativas.

04. Descanse a mente

Somos constantemente bombardeados por informações, seja pelas redes sociais, televisão ou noticiários. Esse excesso de informação, a longo prazo, pode nos deixar mentalmente cansados. O que influencia diretamente em nossa criatividade.

Portanto, reserve um momento do seu dia para descansar a mente e deixar que as ideias fluam naturalmente. Para aqueles que possuem um rotina estressante e sentem que precisam liberar energia, recomendamos atividades físicas como corrida, musculação e artes marciais.

Já aqueles que se sentem cansados e com dificuldade de concentração, podem procurar por aulas de meditação e yoga.

05. Esteja sempre antenado às tendências

Hoje em dia as mudanças ocorrem com uma rapidez surpreendente. Portanto, é fundamental se manter sempre atualizado, assim conseguirá desenvolver projetos inovadores.

Livros, e-books, sites, fotos e vídeos são algumas das ferramentas que podem te ajudar nessa missão. Com a ascensão da internet, a consulta desses materiais torna-se cada vez mais fácil e prática.

06. Mantenha um local de trabalho organizado

Um local de trabalho desorganizado pode influenciar negativamente na sua criatividade. Mesmo que de forma indireta, um espaço bagunçado pode nos distrair durante o trabalho e diminuir a nossa produtividade.

Já um ambiente “clean” é estimulante para o cérebro e facilita o processo de desenvolvimento criativo.

07. Anote suas ideias

A qualquer momento você pode ter uma ideia. Às vezes ela surge enquanto você está tomando um café, andando na rua ou no ponto de ônibus. Por isso, é muito importante sempre ter um bloquinho de anotações e caneta por perto, assim você não precisa esperar chegar em casa ou no escritório para anotar e não corre o risco de esquecer a ideia durante o trajeto.

08. Encontre prazer no seu trabalho

Se você não gosta do ambiente em que trabalha ou simplesmente não sente prazer com a função que desempenha, é muito difícil conseguir desenvolver projetos criativos e inovadores.  Caso essa seja a sua situação, talvez seja o momento de reavaliar a sua vida profissional.

Com essas dicas, esperamos que você melhore ainda mais o seu processo criativo e desenvolva trabalhos incríveis.


RELACIONADOS