Churrasqueira revestida com porcelanato é uma boa ideia? Incepa responde

Bonito, resistente e adaptável a praticamente qualquer projeto, o porcelanato caiu nas graças de quem está reformando ou construindo. Isso porque as peças têm um ótimo custo-benefício, por causa da sua durabilidade, o que as torna ideais para investir em uma churrasqueira revestida com porcelanato.

No entanto, para que o ambiente receba aquele ar de sofisticação, sem perder a sua segurança, é preciso investir em um material de alta qualidade. Pensando nisso, elencamos algumas informações relevantes na hora de fazer a sua escolha. Fique de olho!

Quais são as vantagens de revestir a churrasqueira com porcelanato?

O porcelanato oferece diversas vantagens, quando comparado com outros tipos de revestimento, inclusive, para a churrasqueira. O primeiro ponto que chama a atenção diz respeito às cores e aos tamanhos das peças que são encontradas no mercado.

O porcelanato é vendido em várias texturas e tonalidades diferentes, o que facilita a combinação da churrasqueira com outros elementos do ambiente. Além disso, os tamanhos adaptáveis e diversificados facilitam na hora de fazer aquele acabamento caprichado.

Sofisticação aos ambientes

O porcelanato tem um aspecto mais sofisticado e, por isso, acaba atribuindo mais beleza aos ambientes. Sendo assim, quem planeja ter uma área de lazer mais bonita para receber familiares e amigos tem nesse tipo de acabamento um aliado valioso.

Além disso, se você quiser personalizar a churrasqueira, o porcelanato pode ajudar bastante, já que ele é encontrado em diversas estampas. Desde cores mais tradicionais, como as brancas e aquelas mais clarinhas, até as que se assemelham ao mármore, ao cimento e à pedra, por exemplo.

Resistência térmica

O porcelanato é reconhecidamente um material resistente. Ele suporta as altas temperaturas, o que faz com que seja ideal para áreas de churrasqueira, em especial as que ficam em contato com o calor intenso do fogo enquanto estão sendo usadas.

Além disso, ele não absorve água, o que é uma característica bem interessante. Outro ponto positivo é a sua resistência mecânica (é um material rígido). Dessa forma, sua churrasqueira fica protegida em muitos aspectos.

Facilidade na manutenção

Seja a manutenção diária, seja a de limpeza da churrasqueira ou a manutenção periódica, como a troca das peças, o porcelanato proporciona muita facilidade. A substituição dos itens, por exemplo, é feita por meio da troca da peça inteira.

Outra vantagem é que, dependendo do tipo do material escolhido, a limpeza cotidiana fica a extremamente simplificada. Em geral, um pano úmido, uma esponja e um detergente já são o suficiente para promover uma boa limpeza.

Bom custo-benefício

O porcelanato também é uma opção mais barata em comparação com outras opções de revestimento do mercado. Isso porque ele oferece um bom custo-benefício que, em outras palavras, significa que as vantagens que ele oferece fazem o seu preço valer a pena.

Por ser bastante resistente, bonito e seguro, essa é uma alternativa viável para muitos projetos, sem encarecer demais o orçamento. Você ainda pode aproveitar uma vasta variedade de aparências, incluindo as que imitam outras superfícies, como as amadeiradas.

Quais cuidados devem ser tomados ao revestir a churrasqueira com porcelanato?

Apesar de todas as vantagens elencadas em preferir uma churrasqueira revestida com porcelanato, é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher os materiais que serão utilizados na reforma. Então, tenha atenção aos principais aspectos.

Suporte a altas temperaturas

Apesar de o porcelanato ser bastante resistente a altas temperaturas, é fundamental escolher um fornecedor de confiança e que trabalhe com itens revisados. Essa credibilidade é muito importante para garantir a durabilidade do produto e a sua proteção contra rachaduras durante o uso, por exemplo.

Acabamento dos porcelanatos

Observar o tipo do acabamento dos porcelanatos também é importante. Isso porque alguns são mais lisos, outros são mais rústicos e ásperos e outros são impermeabilizados, por exemplo. Então, é preciso escolher o que melhor se adéqua a sua necessidade.

Design e qualidade estética

Outro fator primordial é a beleza do ambiente. Por isso, não é porque ela vai ficar na área externa que pode ter qualquer aparência. Muitas pessoas acabam construindo o espaço para a churrasqueira e deixando para finalizar depois. Acaba que o revestimento não fica nem um pouco harmonioso com o restante do ambiente.

O que deve ser observado ao escolher o porcelanato como revestimento?

O tipo do acabamento do porcelanato vai fazer toda a diferença no aspecto final da churrasqueira. Por isso, esse é um item que merece ser observado com mais cuidado na hora de escolher o revestimento.

Porcelanato acetinado

O acetinado é um acabamento com menos brilho, em compensação, tem mais resistência e dureza. Por isso, é bastante indicado para churrasqueiras. O ideal é que ele seja aplicado em áreas cobertas, especialmente, porque tem menor resistência a manchas.

Porcelanato esmaltado

O esmaltado recebe uma camada extra de esmalte na finalização, o que atribui um brilho maior e deixa toda a superfície da peça bem mais lisa. É claro que, em alguns casos, você pode encontrar um porcelanato esmaltado em um modelo de acabamento mais áspero.

Porcelanato polido

Ainda existe a opção do porcelanato polido. Essas são as típicas peças brilhosas, afinal, recebem uma camada extra de proteção que intensifica esse aspecto. Por causa disso, também são peças menos expostas a riscos e fáceis de limpar, porque são bem lisas.

Como você viu ao longo de todo esse post, não existe fórmula mágica para escolher o revestimento ideal de porcelanato para a sua churrasqueira. Existem algumas opções e isso também depende do seu gosto pessoal, que vai ditar metade da escolha.

Se você quer dar um toque todo especial ao seu espaço, invista em uma boa decoração. Quadros, pufes, cadeiras de bambu e madeira são apenas alguns exemplos de composição. Além disso, não esqueça de dar uma boa pitada de verde, com plantas naturais espalhadas pelo ambiente.

É interessante sempre pensar no revestimento de maneira complementar à decoração do ambiente. Esses espaços que abrigam a churrasqueira, normalmente, são lugares de descontração e reunião de pessoas, por isso, precisam parecer leves e informais.

Então, considere a pintura do local ou outros revestimentos que possam interferir na mensagem estética que o ambiente transmita. Além disso, certifique-se de que os demais acabamentos do cômodo estejam combinando com o porcelanato.

Não é tão difícil, afinal, planejar a sua churrasqueira revestida com porcelanato, não é mesmo? Agora que você já sabe como fazer, conheça os revestimentos da Incepa e escolha o ideal para a sua!


RELACIONADOS