Conheça os melhores tipos de porcelanatos para área externa!

As áreas externas, como os quintais, jardins e decks molhados, são, normalmente, os espaços mais desfrutados pelas pessoas para o lazer e descanso. Por isso, é importante pensar em maneiras de deixá-las ainda mais bonitas e seguras para as horas de diversão e relaxamento. É por isso que muita gente tem optado pelos porcelanatos para área externa.

Quem busca uma solução atrativa tanto para o piso quanto para as paredes tem no porcelanato uma alternativa resistente, bonita, duradoura e segura, especialmente para espaços que ficam molhados, como a saída da piscina, por exemplo.

Quer saber como se beneficiar dos porcelanatos para área externa? Então, fique ligado em algumas dicas e informações que preparamos para você com a colaboração do Fernando J. Vannucci Gabardo, Coordenador de Assistência Técnica da Incepa Revestimentos Cerâmicos. Aproveite!

Por que utilizar porcelanato em áreas externas?

“Bom, bonito e seguro”, esse deveria ser o lema do porcelanato, especialmente quando aplicado às áreas externas. Quer saber o porquê? Então, fique de olho!

Resistência redobrada

O porcelanato é um dos materiais mais seguros quando o assunto é resistência às intempéries, como excesso de sol, de chuva e até mesmo de vento.

Além disso, ele é uma melhor opção especialmente quando comparado às peças de cerâmica, por exemplo, que apresentam uma resistência três vezes inferior no que diz respeito a ação química, aos riscos e ao próprio desgaste geral do item.

Facilidade de limpeza

Outra vantagem que costuma ser bem atrativa é que o porcelanato não demanda tanta atenção em termos de manutenção e limpeza. Assim, a frequência da higienização vai variar de acordo com a cor das peças e o tipo de superfície.

Quanto mais lisa for a textura, mais fácil será limpar e vice-versa. Já as paredes vão demandar uma frequência ainda menor de limpeza, já que a sujeira não se acumula nessas superfícies verticais.

Custo-benefício

Aparentemente, o porcelanato pode ser visto como um investimento inicial mais alto que outras soluções. No entanto, esse é material que apresenta um ótimo custo-benefício, o que significa que, apesar de ser mais caro, ele é melhor por diversos motivos, entre eles:

  • os valores de manutenção com porcelanato são menores que outras soluções;
  • a sua resistência e durabilidade são bem maiores;
  • a facilidade de limpeza é bastante atrativa;
  • o fator estético também chama a atenção.

Beleza e versatilidade

Além dos fatores técnicos envolvidos nas vantagens do uso de porcelanatos para área externa, existe o fator estético. Seu material é desenvolvido com alta tecnologia, o que permite compor ambientes sofisticados, com cores diversificadas, uma variedade de texturas e um acabamento diferenciado.

Algumas linhas ainda levam a estética dos ambientes internos para os externos, uma solução perfeita para ambientes integrados.

Quais são os porcelanatos ideais para esses ambientes?

Em geral, de acordo com Fernando, os produtos são recomendados de acordo com as características do ambiente:

  • para áreas planas: produtos da linha GRIP PLUS ” Coeficiente de atrito 0,50 a 0,59″;
  • para áreas externas com até 10% de inclinação, decks e entorno de piscinas: produtos da linha ABS ” Coeficiente de atrito acima de 0,7″.

Ele ainda destaca a importância de dar preferência a cores intermediárias ou mais escuras, já que elas não vão contrastar com sujidades do dia a dia. Então, em vez de destacá-las, a peça vai neutralizá-las, mantendo o aspecto limpo por mais tempo.

Como escolher a melhor opção para o seu espaço?

Já que você já conferiu várias informações sobre os aspectos técnicos da escolha de porcelanatos para área externa, que tal entender um pouco mais quanto às características estéticas? Para não errar a mão, sua escolha deve considerar algumas opções. Veja:

  • madeira: porcelanatos amadeirados ficam lindos em qualquer espaço externo, podem ser molhados e não demandam tratamento;
  • cimento: o piso que imita cimento também é uma ótima opção, já que não esquenta, não escorrega, facilita a higiene e não machuca os pés;
  • pedra: esses porcelanatos ficam lindos em áreas externas, mas devem ser próprios para esses espaços e não ter acabamento com brilho;
  • neutro: uma opção para quem não quer errar, o neutro é perfeito para quem sonha com uma área toda branca ou em qualquer outra cor específica.

Como utilizar esses porcelanatos?

Se você acha que porcelanatos para área externa se limitam à piscina, podemos provar que você está enganado. Essa é só mais uma das opções. Quer ver só?

Piscina

Sim, a área da piscina é a que mais frequentemente as pessoas revestem com porcelanato. A maior parte deles são produtos drenantes, que evitam a formação daquelas poças d’água logo que alguém sai.

Além disso, existem opções que absorvem menos o calor do sol, evitando o superaquecimento e até queimaduras nos pés. Tudo isso com uma manutenção que é superfácil de manter.

Varandas e sacadas

As varandas e sacadas também merecem receber um cuidado extra com os revestimentos em porcelanato, não acha? As peças podem deixar o ambiente ainda mais bonito, com bastante resistência e uma grande variedade de opções de cores e padrões.

Ah! E eles também não encolhem ou incham depois de assentados, nem variam de acordo com a alteração de temperatura.

Piso para garagem

Sua garagem também pode ficar linda com porcelanatos, já que esses materiais são extremamente resistentes, garantindo que você não terá problemas tão cedo com rachaduras e afins.

Além disso, como você sabe, eles são muito fáceis de limpar, ainda mais quando o carro faz aquela sujeirada toda na área da garagem.

Área Gourmet

Se a sua casa conta com uma área gourmet, certamente ela tem uma grande circulação de pessoas, não é mesmo? Além disso, fica exposta à sujeira e à gordura, que podem pegar tanto no piso quanto na parede, dificultando a limpeza. Mas isso não precisa ser um problema se você revestir com porcelanato, que vai deixar o ambiente lindo e prático.

Onde comprar os melhores produtos?

Fernando destaca que todos os produtos Incepa e Roca podem ser adquiridos a nível nacional, junto a lojistas parceiros, lojas especializadas e grandes home-centers. Caso você tenha qualquer dúvida, é só consultar o time de relacionamento com o cliente.

Além disso, é importante ressaltar que, tanto a Incepa quanto a Roca, possuem um grande mix de produtos e profissionais especializados para orientar os clientes na hora da escolha. Isso é o que garante a valorização e a customização do seu projeto, sem abrir mão do desempenho exigido para a área que se destina.

Para que tudo isso seja entregue para você, na hora da definição dos produtos é muito importante levar, além do projeto, todas as informações da área que se deseja revestir. Assim, o time de profissionais qualificados poderá ajudar e contribuir para a sua melhor escolha.

E se você está animado para escolher os seus porcelanatos para área externa, não perca mais tempo. Converse já com a gente!


RELACIONADOS