Como calcular metro quadrado e não errar na quantidade de piso?

Saber como calcular metro quadrado é uma habilidade simples e resolutiva que pode render boas escolhas para o seu bolso e a sua moradia. Isso porque é como se o cálculo permitisse a leitura rápida de um espaço. Logo, com base nos resultados, é possível antecipar orçamentos.

Se antes era preciso chamar um profissional especializado para iniciar a pesquisa sobre revestimentos, ao saber do cálculo, esse caminho ganha mais autonomia e, inclusive, deixa mais assertiva a comunicação.

Neste texto, você entenderá como calcular a quantidade de piso, a fórmula para isso e como saber o quanto de piso será utilizado no projeto. Prossiga com a leitura e aprofunde seus conhecimentos no assunto!

Por que calcular a quantidade de piso?

A reforma de uma casa, apartamento ou obra em geral pode ser um desafio orçamentário. Isso porque nem sempre há recursos suficientes para comprar o material em uma única vez. No entanto, há alguns itens que, se adquiridos em seu volume integral, podem evitar muita dor de cabeça. É o caso do revestimento.

Nesse sentido, ao saber como calcular a quantidade de piso, você diminui a possibilidade de pagar um valor mais alto ou ter que escolher opções diferentes das compradas previamente. Afinal, ninguém quer ser pego de surpresa pela falta de um porcelanato, concorda?

Além disso, ao saber a quantidade de revestimento, você pode até conseguir descontos, ou flexibilizar as formas de pagamento por conta do volume.

Quando se fala de obra ou reforma, um dos principais segredos para garantir o seu bom andamento é a organização e exatidão das quantidades de todos os materiais necessários.

Dessa forma, as compras são agilizadas e, consequentemente, a duração da obra. Assim, você evita situações como: a falta de determinado porcelanato e necessidade, por conta dos prazos, de substituir por outro tipo, cor ou textura; bem como a perda de bons descontos.

Incepa-Infografico-Assentamento-de-revestimento (2)

Qual é a fórmula para calcular o metro quadrado?

Agora é o momento de aprender, realmente, a calcular o metro quadrado. Entender como funciona esse cálculo oportuniza usufruir de mais qualidade nos aplicativos e programas de medição.

Aliás, compreender a matemática utilizada para cálculos no campo de obras, casas e construções em geral é uma via importante.

Isso porque, dessa forma, você aprende a ler mais facilmente o ambiente, o que resulta em portar informações necessárias para pensar nos custos de uma reforma ou na sua viabilidade estrutural.

Observe os passos para a fórmula do metro quadrado

São quatro passos necessários para calcular a fórmula do metro quadrado. Basicamente, deve-se multiplicar a largura pelo comprimento. Por exemplo: se uma sala tem um piso de 4 metros de largura por 6 de comprimento, a área resultante será de 24 metros quadrados.

A seguir, entenda como traduzir esses números em quantidade de revestimentos.

Faça a metragem do local

Como falamos acima, descobrir a área total do ambiente é possível por meio das medidas de largura e comprimento. Elas podem ser verificadas, de forma mais simplificada, na planta baixa, que apresenta toda a metragem dos lados dos cômodos.

No entanto, mesmo que você não tenha em mãos essa representação gráfica da construção, ainda é possível descobrir a metragem com o uso de uma fita métrica, evidentemente.

Saiba as medidas de cada piso

Há uma oferta vasta de pisos no mercado. Muitos têm dimensões específicas, como os SuperFormatos — tipos de porcelanato que apresentam dimensões maiores que o convencional, de 100×100. Por isso, é necessário fazer essa projeção e chegar ao número preciso para cobrir o metro quadrado de piso.

Durante a compra, você pode receber esse auxílio do vendedor. Contudo, para ter mais segurança, é possível fazer o cálculo sozinho. Para isso, basta multiplicar a largura pelo comprimento do piso. Assim, você obtém o metro quadrado de cada unidade de porcelanato.

Então, para um piso de 30 cm de comprimento e 30 cm de largura, primeiro transforme a unidade de medida em metros (30 cm – 0,3 metros). Depois, basta multiplicar para chegar ao resultado: você tem 0,3 x 0,3 = 0,09 metros. Acrescente agora 10% para o caso de quebras e perdas de peças.

O último passo é a junção de todas as informações anteriores em um cálculo final. Então, divida a área total do cômodo pelo tamanho do piso, acrescente a quebra e faça os arredondamentos do número de peças — afinal, não se compra metade de uma pedra de porcelanato.

Esse trabalho pode ser realizado com o auxílio de uma calculadora de piso, disponível na internet ou em aplicativos de celular.

Como saber quanto piso é necessário para o projeto?

Para um projeto arquitetônico completo, envolvendo vários cômodos, o raciocínio é o mesmo, basta ir somando os resultados encontrados. Lembre-se que um fator fundamental para garantir a quantidade correta e evitar estresses é o uso de mão de obra qualificada.

Há profissionais especializados na aplicação de determinados tipos de piso, como os SuperFormatos, que demandam um maior cuidado devido às suas grandes dimensões.

Você pode se deparar com alguns desafios com relação à área do espaço. Há locais em que há curvas ou construções que “recortam” o espaço, deixando linhas irregulares ou interrompidas.

Nesses casos, contar com o auxílio de uma planta baixa é a melhor solução, pois o documento é o desenho do espaço, de modo unidimensional.

Outra dica importante é sempre, para além dos 10% em caso de quebras, comprar um pouco a mais de material. Afinal, reformas pontuais podem acontecer ao longo dos anos, como a troca de um ralo, ou a extensão de alguma estrutura.

Logo, se você tem guardados esses revestimentos, está assegurando que as mudanças continuarão na mesma linha de cores, texturas e formatos, se assim quiser.

Ao longo do conteúdo, você pôde perceber como calcular metro quadrado para uma obra facilita toda a sua execução. Afinal, descomplicar essa parte desafiadora gera mais tempo para aprimorar outros processos, como a escolha correta das texturas, cores e tipos de revestimento.

Gostou deste post? Então confira agora outras dicas no Instagram da Incepa!


RELACIONADOS