Incepa responde: 05 dicas para acertar na hora de comprar pisos e revestimentos

Escolher os revestimentos para a obra costuma ser um momento muito esperado. Afinal, eles irão ajudar a dar uma carinha especial para os cômodos. Além disso, eles podem ser encontrados em diferentes materiais, cores, tamanhos, padronizações e texturas.

Por esse motivo, na hora da escolha surgem muitas dúvidas sobre qual o produto ideal. Para te ajudar nessa missão, nesse Incepa Responde iremos apresentar 05 dicas imperdíveis que facilitam a sua vida no momento de comprar revestimentos para o imóvel, seja ele residencial, comercial ou corporativo. Confira!

01. Planeje-se

Antes de contratar mão de obra e  comprar os pisos e revestimentos para o projeto, é importante se planejar. Alguns pontos que você deve prestar atenção, são:

  • Fornecedor: após escolher o fornecedor, verifique se ele possui a quantidade necessária dos materiais para a metragem da sua obra.
  • Prazo: esse item irá variar de acordo com a disponibilidade dos materiais. Caso eles não estejam a pronta entrega, por exemplo, será preciso esperar até que cheguem, adiando o calendário da obra.
  • Orçamento: é preciso ter uma pequena margem no orçamento para a perda de materiais. É importante comprar entre 10% e 15% a mais de peças para possíveis manutenções ou para caso de perda por corte errado. Essa quantidade extra é muito importante, pois a produção do produto escolhido por ser descontinuada futuramente, ou em outros lotes podem vir com uma tonalidade diferente.

02. Mão de obra

O segundo passo para garantir o sucesso do seu projeto é contratar uma boa mão de obra para realizar o serviço. Recomendamos aqueles que já possuem experiência em produtos cerâmicos, pois as chances de possuírem as ferramentas adequadas são maiores.

Esse ponto merece muita atenção. Afinal, não adianta comprar os melhores produtos se eles forem instalados por um profissional que não conhece o procedimento correto. Como resultado, teremos um acabamento mal feito e esteticamente desagradável.

03. Entenda a diferença entre bold e retificado

Além da parte visual, também é importante conhecer algumas especificações técnicas na hora de comprar pisos e revestimentos. Nesse cenário, você deve saber se o revestimento possui borda bold ou retificada. A seguir, confira as principais características desses produtos.

Borda bold

As peças com bold são as mais tradicionais e, por muito tempo, foram a única opção de acabamento cerâmico. Elas possuem bordas arredondadas, o que resulta em peças com laterais e superfície pouco uniformes e com pequenas diferenças de tamanho, quando comparadas aos produtos com acabamento retificado.

Essa particularidade faz com que as peças possuam um espaçamento maior entre si, com juntas de no mínimo 03mm, demandando uma quantidade maior de rejunte para aplicação. Em contrapartida, é um produto mais acessível e de fácil instalação.

Borda retificada

Ao contrário do bold, as peças retificadas apresentam bordas retas, com juntas mais estreitas. Isso acontece porque, na hora do corte do material, utilizam discos de diamante que proporcionam um alto nível de exatidão. Para instala-las, não é necessário tanto rejunte quanto na borda bold, resultando em juntas de menor espessura. Além disso, por possuírem acabamento regular, causam um efeito de amplitude visual e acrescentam sofisticação e elegância ao ambiente.

Apesar do preço elevado em comparação aos revestimentos bold, o custo-benefício e resultado estético fazem valer muito a pena.

Temos um conteúdo exclusivo sobre este tema, onde explicamos as diferenças entre o acabamento Bold e Retificado. Confira!

04. Identifique a textura dos porcelanatos

Seguindo nos cuidados técnicos, mas que também influenciam no visual final da obra, é importante prestar atenção na textura das peças. Os tipos de acabamentos mais comuns do porcelanato são:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Polido

Possuem uma superfície lisa e brilho intenso, levando requinte ao ambiente. Porém, não é recomendável utilizá-lo em áreas molhadas, pois, por apresentar uma superfície lisa e não absorver água, torna-se escorregadio.

Além disso, sua superfície brilhosa o deixa mais suscetível a riscos, por isso necessita de uma limpeza mais cuidadosa, utilizando apenas um pano úmido e produtos neutros.

Série Calacata

Acetinado

A superfície não recebe uma camada de esmalte, resultando em peças com pouco ou nenhum brilho. Ademais, apresenta uma textura sedosa e suave, proporcionando uma sensação de aconchego.

Por não ter esmalte, é pouco escorregadio e possui menos chances de risco. O que possibilita que seja utilizado em diferentes áreas, tanto internas quanto externas.

Série City

Clique aqui e saiba mais sobre as diferenças entre porcelanato polido e acetinado.

Natural

Os porcelanatos com acabamento natural apresentam uma superfície mate e um coeficiente de atrito entre 0,40 e 0,49, o que o torna ideal para uso ambientes descobertos, externos e que tenham contato com a água, como a área ao redor da piscina.

Linha Pro Cement

Esmaltado

O porcelanato esmaltado é aquele que recebe uma camada de esmalte da superfície para proteger a estampa impressa. Além disso, os esmaltados da Incepa recebem a exclusiva tecnologia ABS, que proporciona maior resistência ao escorregamento e 30% mais aderência. Para conhecer outras características desses acabamentos, clique aqui.

Série Galileu

05. Conheça as variações de cores

Os porcelanatos são classificados de acordo com a variação de tom. Assim, eles assumem as seguintes definições:

  • V1: apresentam pouca variação, uma diferença muito pequena e sutil entre as peças.
  • V2: as peças podem ter uma leve variação de tonalidade.
  • V3: pelas com uma variação moderada de tonalidade, que apresentam diferentes estampas em uma mesma caixa. Porém, as nuances são semelhantes, deixando o ambiente com um aspecto natural.
  • V4: é o nível máximo de variação que as peças podem ter. Aleatórias, as placas podem ser completamente diferentes umas das outras.

Garantimos que, ao seguir nosso passo a passo, as chances do seu projeto apresentar alguma falha é praticamente nula. Faça o planejamento com calma, contrate mão de obra especializada e escolha o revestimento com as caraterísticas técnicas adequadas. Que tal conferir os nossos produtos? Clique aqui e conheça diversas opções!


RELACIONADOS