Como fazer uma Festa Junina em casa

Com uma decoração estilo “faça-você-mesmo”, comidas típicas, muita brincadeira, música e animação você faz a sua própria festa junina em casa!

Junho chegou! Com ele, o Dia de São João e todas as comemorações de festa junina que acontecem neste mês. São muitas comidas deliciosas, brincadeiras divertidas e itens de decoração típica que ajudam a tornar essa época do ano mais mágica e cheia de vida.

Se em 2020 não é possível fazer grandes aglomerações para comemorar a festa e montar fogueiras enormes, que tal planejar a sua própria decoração de maneira criativa a fazer uma festa junina em casa? É hora de colocar toda a família para trabalhar e montar o seu arraiá caseiro!

Origem da Festa Junina

De origem européia, a festa junina chegou ao Brasil no século XVI sendo trazida principalmente pelos espanhóis e portugueses durante a colonização.

De início, seu cunho era religioso. Porém, com o tempo, a festa passou a ser comemorada de forma mais festiva e popular, valorizando diversos traços culturais do nosso país. São vários os símbolos, comidas típicas, danças e decorações que atravessam o território nacional e o deixam muito mais alegre e junino durante essa época do ano.

Comemorada em todas as regiões do Brasil, a festa traz um espírito de celebração e muita felicidade. Então, que tal aproveitar o período para deixar a sua casa mais cheia de vida e ter um mês de junho inesquecível? Veja as nossas dicas para você acertar em cheio e tirar toda a família para dançar uma quadrilha!

Como organizar uma festa junina em casa

Preparar uma festa junina em casa pode ser uma ótima oportunidade para passar mais tempo com os familiares, compartilhar histórias e aproveitar o tempo juntos. Isso tudo, é claro, com muita alegria, dedicação e disposição.

Para isso, vale pensar em alguns pontos que fazem a festa junina tão única e tradicional no nosso país. Lembre-se de caprichar na decoração, na vestimenta, nas comidas típicas, na música, nas brincadeiras… E em tudo mais o que a sua criatividade permitir!

Decoração

Para fazer a sua festa junina em casa, aposte em uma decoração temática, do estilo faça-você-mesmo, e garanta um ambiente muito mais alegre! O mais legal de tudo é que todos da família podem ajudar a montar a decoração.

Você pode fazer balões e bandeirinhas coloridas que atravessam a casa, dando mais cor para ela. Outra dica para complementar a decoração é usar tecidos xadrez e de chita para montar a mesa e/ou deixar os outros ambientes da casa juninos.

Ainda, os materiais mais rústicos também fazem sucesso nessa época do ano. Palha, madeira e tecido de juta são ótimas opções para complementar a decoração do seu arraiá caseiro.

Comidas e Bebidas Típicas

Alimentos derivados do milho e do amendoim são as grandes estrelas da festa junina. Paçoca, canjica, pamonha, cural, bolo de milho ou de fubá, pé de moleque, cuscuz… São várias as iguarias deliciosas preparadas com esses dois ingredientes.

Também, dependendo do local em que você vive, a maçã do amor, o arroz doce, o cachorro-quente, a pipoca, o quentão, a cocada, o doce de abóbora, os bolos de sabores variados e o pinhão podem deixar esse cardápio ainda mais gostoso e diversificado.

Como você pode ver, existem desde as opções mais elaboradas até aquelas que são fáceis, baratas, práticas e que agradam a todos os gostos. São muitas possibilidades para você fazer a sua festa junina em casa e deixá-la muito gostosa!

Caracterização e vestimentas

Também faz parte da comemoração da festa junina fazer toda a caracterização e utilizar vestimentas típicas dessa época. O chapéu de palha, os tecidos de padronagem xadrez e aqueles feitos de chita são um sucesso!

Para completar, você pode apostar na maquiagem com bochechas rosadas e pintinhas no rosto, nos cabelos presos com tranças ou maria-chiquinha e no bigode falso, feito com um lápis de olho adequado, que deixa o visual mais engraçado.

As vassouras podem se tornar cavalinhos de brinquedo e dar um toque final para a fantasia, estimulando a imaginação das crianças e deixando a comemoração ainda mais divertida.

Música

As brincadeiras também fazem parte de uma festa junina e, acredite, elas podem ser feitas dentro de casa! Algumas sugestões de atividades que você pode adaptar e fazer são:

  • Tomba lata: coloque algumas latas empilhadas no formato de pirâmide. Os participantes tentam derrubar as latas atirando bolas feitas com meias. Vence quem derrubar mais latas. O ideal é montar a pirâmide em um ambiente externo, onde não haja o perigo de derrubar ou quebrar outros objetos próximos.
  • Pescaria:encha uma bacia com areia e coloque peixinhos de papelão dentro delas. O objetivo é pescá-los, usando uma varinha. É possível usar ímãs nos peixes e no anzol para que eles sejam pescados ou fazer um furinho nos peixes, permitindo que eles possam ser fisgados pelo anzol.
  • Jogo das argolas: encha garrafas pet com água e marque uma linha de arremesso de cerca de 1,5m de distância. Cada participante recebe argolas para tentar acertar o gargalo das garrafas e, no fim, vence aquele que acertar o maior número de garrafas.

Uma festa junina inesquecível!

Agora você já está mais do que preparado para fazer uma festa junina em casa e celebrar o mês de junho com a sua família com muita animação e comidas gostosas. É hora de montar o arraiá!

Fonte(s):

https://pointer.com.br/blog/decoracao-para-festa-de-sao-joao/
https://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina/origem-festa-sao-joao.htm
https://pointer.com.br/blog/festa-de-sao-joao-pelo-brasil/
https://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina/origem-festa-junina.htm
https://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina/simbolos-festa-junina.htm
https://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina/itens-festa-junina.htm
https://www.gazetadopovo.com.br/haus/decoracao/dicas-para-produzir-festa-junina-perfeita/
https://www.semprefamilia.com.br/cultura/como-fazer-uma-festa-junina-em-casa/
https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/noticia/2015/06/30-dicas-para-preparar-festa-junina-dentro-de-casa.html
https://casa.abril.com.br/ambientes/10-ideias-de-decoracao-para-uma-festa-junina-em-casa/
https://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina/comidas-tipicas-festa-junina.htm
https://www.eonline.com/br/news/1157387/as-melhores-receitas-de-festa-junina-para-voce-fazer-em-casa
https://www.semprefamilia.com.br/entretenimento/como-organizar-12-brincadeiras-para-animar-a-sua-festa-junina/

RELACIONADOS