Cozinha conceito aberto ou fechado? Como escolher a melhor opção

Cozinha conceito aberto

A cozinha é considerada o coração da casa, por isso é preciso ter muito cuidado ao fazer a reforma ou a decoração desse ambiente. Um dos maiores dilemas que os arquitetos enfrentam é decidir entre cozinha conceito aberto ou fechado?

As famosas cozinhas americanas estão ganhando a atenção dos brasileiros, uma quantidade considerável dos novos imóveis contam com cozinhas conceito aberto. No entanto, existem pessoas que não abrem mão da estrutura clássica da cozinha e, por isso, preferem o conceito fechado. Afinal, qual é a melhor opção?

Se você também tem essa dúvida e não consegue decidir entre cozinha conceito aberto e fechado, acompanhe a leitura. A seguir explicaremos detalhadamente qual é a diferença entre esses dois conceitos e quais são as vantagens e as desvantagens de cada um deles. Confira!

O que é cozinha conceito aberto?

Também conhecida como cozinha americana ou integrada, trata-se de um ambiente sem tantas paredes ou portas, dessa forma quem está cozinhando não fica isolado do restante da casa. A cozinha aberta também pode ser chamada de integrada porque, devido à ausência de paredes, ela acaba se fundindo com outros cômodos da casa. Isso se restringe principalmente às paredes da cozinha e da sala, os quartos e os banheiros continuam isolados.

No entanto, para que a proposta de cozinha americana seja um sucesso, é preciso tomar muito cuidado durante o planejamento do projeto. Caso contrário, o que era pra ser um charme a mais na casa acaba se tornando um problema. Confira a seguir quais cuidados devem ser tomados em uma cozinha conceito aberto.

Compre armários planejados

A maioria das cozinhas abertas são integradas com outros cômodos muito importantes da casa, como a sala de jantar e a sala de estar. Temos certeza de que você não quer que a primeira coisa com que as visitas se deparem ao entrar na sua casa seja uma pia de louças sujas ou uma montanha de panelas secando no escorredor.

A organização é um fator importantíssimo para as cozinhas abertas. Para que o ambiente pareça limpo e organizado, sugerimos que você “esconda” a maioria dos itens em armários. Uma ótima opção para esse caso é encomendar armários planejados, dessa forma você pode planejar as dimensões ideais para guardar até mesmo os seus eletrodomésticos, como liquidificador e batedeira.

Invista em uma coifa potente

Um dos maiores problemas da cozinha aberta são os odores. Uma vez que não há paredes entre a cozinha, os odores e a fumaça acabam se espalhando para os demais cômodos. Mesmo que a sua casa tenha uma boa ventilação natural, recomendamos que você não deixe de equipar a sua cozinha com uma coifa potente.

O tamanho da coifa depende muito da largura do seu fogão. Por exemplo, coifas de 60 cm são indicadas para fogões de 4 bocas, já os fogões e cooktops com até 6 bocas necessitam de uma coifa maior. Caso você more em um apartamento, converse com o síndico antes de instalar a coifa para ter certeza de que a estrutura do imóvel permite tal intervenção. Lembre-se também de sempre consultar um engenheiro ou um arquiteto antes de fazer qualquer mudança na sua casa.

Fique atento à decoração

A decoração de uma cozinha aberta deve combinar harmoniosamente com a decoração do outro cômodo com o qual ela está integrada. No caso de uma cozinha integrada à sala de jantar, por exemplo, não faz sentido a sua sala de jantar seguir um estilo rústico e cheio de elementos que remetem à natureza se a cozinha tem o piso de mármore e está cheia de elementos metálicos. Os ambientes integrados precisam conversar entre si.

Antes de investir em uma cozinha americana, considere que você terá que redecorar uma parte da sua casa. Para que a integração dos cômodos seja feita de forma harmoniosa, sugerimos que você use o mesmo piso na cozinha e no outro cômodo que for integrado a ela, use cores de revestimento que combinem e alinhe a iluminação dos dois ambientes.

Invista em uma lava-louças

Como já dissemos anteriormente, um dos maiores problemas da cozinha conceito aberto é justamente a organização. Para que você não seja obrigado a passar grande parte dos seus dias lavando as louças e limpando a pia, sugerimos que você invista em uma lava-louças.

Esse aparelho se torna ainda mais útil nos dias em que recebemos visitas em casa. Se você estiver preparando um jantar, por exemplo, basta colocar os itens sujos dentro da lava-louças conforme você for preparando as refeições e servindo seus convidados.

Quais são os prós?

As cozinhas conceito aberto têm se tornado uma tendência tanto em projetos mais amplos e luxuosos quanto em imóveis enxutos. Não é à toa que esse estilo de layout ganhou tanta popularidade entre os arquitetos. Veja a seguir quais são as vantagens de uma cozinha conceito aberto.

Sensação de amplitude

Além da dar todo um charme especial à casa, a cozinha conceito aberto valoriza o espaço e dá a sensação visual de amplitude. Sabemos que o preço do metro quadrado em áreas urbanas está cada vez mais elevado, consequentemente, a procura por casas e apartamentos menores cresceu muito. Uma das formas que os arquitetos encontraram para aproveitar o espaço disponível e fazer com que os moradores não se sentissem tão claustrofóbicos foi investir em cozinhas abertas.

A ausência de paredes proporciona a sensação de continuidade, dessa forma os ambientes parecem maiores. Além disso, sem as paredes a luz consegue se difundir melhor pela casa. Se você mora em um imóvel privilegiado com boa iluminação e ventilação natural, esses elementos podem ser usados a seu favor.

Mais união entre os moradores da casa

Se a sua casa tem cozinha fechada, você provavelmente já deve ter passado pela situação de todos os integrantes da sua família, ou os seus amigos, ficarem na sala de estar se divertindo enquanto você permaneceu sozinho na cozinha. Muitas pessoas gostam de ter companhia enquanto cozinham. Imagine só poder tomar um vinho e conversar com seus amigos, que estão sentados na sala de jantar logo ao seu lado, enquanto você prepara uma refeição especial!

A cozinha aberta também é indicada para quem mora sozinho, afinal, você pode assistir televisão enquanto cozinha. A ausência de paredes também traz a sensação de liberdade, portanto, apesar de estar sozinho, você não se sentirá preso, o que alivia a sensação de estresse.

Tendência atemporal

Se você é do tipo de pessoa que tem medo de investir em tendências e elas entrarem em desuso com o passar do tempo, saiba que a cozinha integrada existe há anos. O seu layout é tão único que dificilmente sairá de moda, principalmente se for planejada corretamente.

Aliás, a cozinha conceito aberto é ideal para quem prefere decorar toda a casa seguindo um único estilo. A cozinha integrada com a sala, por exemplo, possibilita que tanto o morador quanto o arquiteto visualizem melhor o ambiente, assim, escolham os melhores componentes para a decoração.

Quais os contras?

Como já dissemos anteriormente, a pior característica das cozinhas conceito aberto é que todo os odores e sons produzidos nela se espalham para o restante da casa. Felizmente, a questão dos odores pode facilmente ser resolvida com a instalação de uma coifa ou exaustor. No entanto, se você já viu uma coifa ligada pessoalmente, deve saber que, quanto mais potente o aparelho for, mais barulho ele faz.

É claro que a coifa não ficará ligada durante 24 horas por dia, mas esse não é o único tipo de barulho gerado na cozinha que pode atrapalhar os moradores que estão no outro cômodo. O barulho que as panelas, os talheres e as louças fazem quando estamos cozinhando, ou organizando a cozinha, podem parecer imperceptíveis para quem tem uma cozinha fechada, entretanto, basta lavar a louça em uma cozinha aberta para perceber como esses ruídos atrapalham.

A outra desvantagem da cozinha aberta também já foi citada ao longo do texto, que é a necessidade de estar tudo organizado o tempo todo. Muitas pessoas costumam integrar a cozinha com a sala de estar e geralmente a sala é um dos primeiros cômodos com os quais a visita tem contato ao entrar em uma casa. Portanto, se você não quer passar a sensação de uma pessoa desorganizada, terá que limpar a cozinha várias vezes ao dia.

Muitas pessoas enxergam essa desvantagem como um desafio. Se você não é uma pessoa organizada, essa é uma forma de se forçar a cuidar mais da casa. Vale lembrar que, para quem conta com uma empregada doméstica dentro de casa, o fator organização não passa a ser um problema tão grande.

Quais os tipos de cozinha aberta?

Embora o conceito da cozinha aberta seja bem direto e simples, existem várias formas de aderir a esse layout. Tudo depende do seu orçamento, do tamanho dos cômodos da sua casa, da forma como você planeja decorar a sua cozinha, entre outros fatores. Confira a seguir alguns tipos de cozinha americana.

Simples

Ao contrário do que muitos acreditam, não é necessário gastar rios de dinheiro para se ter uma cozinha americana. Infelizmente, quando falamos em cozinha aberta as pessoas logo imaginam os projetos luxuosos que aparecem nas novelas e nas capas de revistas. Mas a verdade é que atualmente é, sim, possível ter esse modelo de cozinha em um imóvel mais simples e modesto.

O fogão não precisa ser um cooktop de última geração, assim como a geladeira também pode seguir um modelo mais simples. A nossa única recomendação é que você invista em uma coifa potente para não transmitir calor, fumaça, odores ou gordura para os outros cômodos da casa.

Outra dica para quem está com o orçamento apertado é em armários e bancada feitos de alvenaria, uma opção mais barata que a madeira e igualmente resistente. Para a decoração você pode utilizar os itens que já tem em casa, como copos de vidro, louças de porcelana e seus eletrodomésticos.

Pequena

Muitas pessoas decidem investir no modelo de cozinha aberta justamente por não terem tanto espaço disponível para fazer uma cozinha fechada. A primeira dica para cozinhas americanas pequenas são os armários suspensos, assim como os compartimentos embutidos. Esse tipo de móvel não compromete o espaço destinado à circulação de pessoas.

Já no que diz respeito à decoração, recomendamos que você siga a máxima “menos é mais”. Quanto menos objetos e móveis estiverem espalhados pela cozinha, maior será a sensação de amplitude. Lembre-se de que você precisa de espaço para cozinhar, servir e se movimentar dentro da cozinha, por isso, evite comprar uma grande quantidade de eletrodomésticos e itens decorativos.

Grande

Decorar uma cozinha aberta é mais fácil quando se tem bastante espaço disponível, certo? Errado! Tanto a falta quanto o excesso de espaço dificultam a decoração. Sem a ajuda de um arquiteto, você pode acabar abusando do uso de itens decorativos ou misturar vários estilos em um só lugar e tornar a sua cozinha uma verdadeira bagunça.

Portanto, o melhor a se fazer em casos de cozinhas americanas grandes é estabelecer um estilo de decoração. Lembre-se de que a decoração da cozinha deve combinar com o cômodo com o qual ela está integrada, seja a sala de estar ou a sala de jantar.

O lado bom das cozinhas grandes é que você pode investir em uma bancada espaçosa e aumentar o número de cadeiras presentes na mesa. Também é interessante deixar espaços livres para que o ambiente fique com a sensação de frescor e limpeza.

Moderna

Esse é o estilo de cozinha americana que muitos desejam. O fator que predomina nesse layout é o uso de móveis e objetos de design sofisticado. Os móveis planejados são os mais utilizados na decoração de cozinhas modernas, embora essa seja a opção mais cara.

No entanto, se ter uma cozinha americana moderna é o seu sonho, basta colocar todos os gastos na ponta do lápis e organizar o seu orçamento. Um bom arquiteto pode ajudar na hora de escolher os produtos e os materiais com melhor custo-benefício.

O que é cozinha conceito fechado?

Esse é o estilo mais tradicional e o mais conhecido. Ao contrário do conceito aberto, a cozinha fechada fica separada dos demais cômodos da casa, como a sala de estar. Lembre-se de que a palavra tradicional não é sinônimo de antiquado, portanto, a cozinha fechada também pode surpreender na composição do projeto e na decoração da casa.

Se você acha que cada cômodo deve ser independente e gosta de ter mais privacidade enquanto está cozinhando, a cozinha fechada é a melhor opção. Muitas pessoas se deixam levar pelo layout moderno das cozinhas abertas e se esquecem que os modelos tradicionais também traz muitas vantagens para o morador.

Quais são os prós?

Se você ainda não está convencido de que a cozinha tradicional também é uma opção de layout, veja a seguir todas as vantagens relacionadas a esse modelo de cozinha.

Versatilidade na decoração

Para quem gosta de dedicar uma decoração única para cada ambiente da casa, a cozinha fechada é a melhor opção, pois assim você não precisa se preocupar em harmonizar a sua decoração com os demais cômodos. Dessa forma, a cozinha pode ter um destaque especial na decoração da sua casa, contando com pisos, revestimento e móveis diferentes.

Entretanto, é preciso ter cuidado para não exagerar na decoração, pois as cozinhas fechadas dão a sensação de que o ambiente parece ser menor do que realmente é. Portanto, se você mora em um imóvel mais enxuto, fique atento para não deixar a cozinha ainda menor e apertada com o excesso de decoração.

Odores e barulhos ficam isolados no ambiente

Enquanto a questão do barulho e dos odores são uma desvantagem para a cozinha aberta, eles se tornam uma vantagem da cozinha fechada. Esse é um fator determinante para a maioria das pessoas, principalmente para quem não pretende investir dinheiro em uma coifa de qualidade. Casas com cozinha conceito aberto que não têm uma boa ventilação para a eliminação dos odores cheiram muito mal e os odores acabam impregnando até nas roupas.

É importante ressaltar que até mesmo em cozinhas fechadas o uso da coifa se torna importante, pois essa é a única maneira de assegurar que os odores realmente não passarão para os outros cômodos e que a gordura não vai sujar as paredes ao redor do fogão. Planejar janelas na cozinha para a circulação do ar também pode ajudar muito.

Menos preocupação com a organização

A louça do almoço está suja mas você precisa sair para trabalhar? Sem problemas! Com uma cozinha fechada você não precisa se preocupar em limpar e guardar toda a louça na hora. Toda a bagunça fica escondida entre paredes. Pode parecer bobagem mas, para quem tem uma vida corrida, esse pode ser um ponto muito importante na hora de escolher o estilo da cozinha.

Quais são os contras?

A cozinha fechada também precisa de cuidados especiais, principalmente no que diz respeito à utilização do espaço disponível. Veja a seguir alguns pontos que devem ser observados no planejamento de uma cozinha tradicional.

Cuidado na disposição dos armários

É preciso ter muito cuidado com a quantidade e com a disposição dos armários em cozinhas fechadas, pois eles podem comprometer a área de circulação e até mesmo causar a sensação de claustrofobia.

O ideal seria investir em armários suspensos e prateleiras, pois assim eles não atrapalham a circulação das pessoas dentro do cômodo. Se a sua cozinha for muito pequena, evite comprar uma grande quantidade de eletrodomésticos, como batedeira, processador, panelas elétricas, entre outros. Todos esses aparelhos ocupam muito espaço, portanto, quem tem uma cozinha pequena deve se atentar apenas ao básico.

Mais privacidade porém maior isolamento

Essa é uma questão que gera muita divergência de opinião. Há quem goste de ter privacidade para cozinhar e há quem odeie ficar sozinho. Tudo depende do seu gosto pessoal. Se você é do tipo de pessoa que gosta de socializar com outras pessoas enquanto cozinha ou lava a louça, invista na cozinha aberta e coloque um balcão à sua frente para que as visitas, ou os outros moradores da casa, possam ficar por ali.

No entanto, se você não se sente à vontade com todas as visitas tendo acesso à sua cozinha, é melhor optar pela cozinha tradicional. Além disso, a cozinha é um lugar onde muitas conversas importantes acontecem. Se você é uma pessoa reservada e gosta de privacidade, saiba que não há problema algum em isolar a cozinha dos demais ambientes da casa.

Aproveitamento do espaço e da iluminação

Infelizmente, as divisórias entre os ambientes fazem com que os espaços dos ambientes não sejam aproveitados ao máximo. A luminosidade também fica comprometida, uma vez que as paredes impedem a passagem de luz, por isso o ideal é que haja uma janela grande na cozinha além de uma boa iluminação artificial.

A boa notícia é que, com a ajuda de um bom arquiteto, todos esses problemas podem ser solucionados. Você sabia que até mesmo a escolha das cores pode influenciar na nossa percepção de espaço? As cores escuras tornam os ambientes menores, enquanto os tons claros garantem a sensação de amplitude.

Como escolher a melhor opção?

A pergunta que você provavelmente deve estar se fazendo é: entre cozinha conceito aberto e cozinha conceito fechado, qual é a melhor opção? A verdade é que não existe uma resposta definitiva para essa pergunta, tudo depende dos seus gostos pessoais, do tamanho da sua cozinha, do seu orçamento, da estrutura do imóvel, entre outros fatores.

Como dissemos no início, existem pessoas que não abrem mão da cozinha tradicional, assim como há quem prefira a cozinha americana, Sugerimos que você leia este artigo com atenção e analise detalhadamente os prós e os contrás de cada modelo de cozinha. Leve em consideração todos os pontos levantados durante o texto e não somente a questão estética.

Agora que você já tem todas essas informações em mãos, a escolha poderá ser feita mais facilmente. Seja a cozinha conceito aberto ou a cozinha conceito fechado, não se esqueça de contar com a ajuda de arquitetos e engenheiros para ajudar na sua escolha e também na decoração do ambiente.

Gostou das nossas dicas? Achou este artigo interessante? Então compartilhe agora mesmo este texto em suas redes sociais para que seus amigos também possam aprender a escolher entre uma cozinha conceito aberto e fechado.


RELACIONADOS