Decoração afetiva: veja como decorar valorizando memórias

nostalgia incepa decoração afetiva

Sua história é parte importante de quem você é. Ela conta mais sobre você, sobre as coisas que você já viveu e a trajetória que percorreu até chegar onde está hoje. Mas você já pensou em utilizar isso como inspiração para decorar a sua casa? Isso é o que chamamos de decoração afetiva!

Não à toa, esse estilo decorativo vem ganhando a atenção de um número cada vez maior de pessoas. Isso porque ele tem tudo o que é necessário para decorar sua casa com tudo aquilo que tem totalmente a ver com você.

Gostou da ideia? Então, vamos logo saber mais sobre essa tendência!

O que é decoração afetiva?

No decorrer de cada experiência que vivemos, vamos construindo uma série de memórias afetivas que podem estar associadas a conversas, sons, cheiros, lugares e objetos. Esses fatores podem compor os ambientes dos quais usufruímos: a nossa casa, por exemplo.

Portanto, decoração afetiva é isto: utilizar nossas memórias afetivas para decorar os locais onde vivemos. Ainda que as lembranças não sejam algo concreto, você pode aproximá-las disso por meio de situações, móveis, cores e até mesmo objetos pela casa.

Como ela funciona?

Sabe aquela colcha de retalhos que a sua mãe mantinha em casa quando você era pequeno? Ou o ursinho de infância do qual você nunca se desfez? Aquele telefone antigo que zunia pela casa no século passado? Todos esses itens podem virar decoração na sua casa, sem que para isso você precise adotar um estilo mais antiquado.

O mesmo vale para os objetos que pertenciam à casa de algum familiar da geração passada ou antepassada: abajures retrôs, quadros de família já envelhecidos, algum mimo ganhado de alguém especial e assim por diante. Uma decoração afetiva é composta das suas memórias.

Por que utilizar a decoração afetiva?

Assim como a decoração sustentável, a decoração afetiva é apenas mais um estilo decorativo que tem por finalidade atribuir mais personalidade aos ambientes. Para aderir a ela, é importante se identificar com a mensagem que ela transmite.

Como se trata das suas memórias afetivas, dificilmente não haverá identificação. No entanto, é interessante observar que algumas pessoas são simplesmente desapegadas, não gostam de guardar itens antigos ou não valorizam tanto o fato de possuir um item igual ou semelhante ao que já pertenceu à família, por exemplo.

Porém, se você gostar desse tipo de coisa e realmente se animar com a ideia de manter sua história e memórias vivas ao alcance dos olhos, talvez seja uma boa ideia recorrer a esse tipo de decoração. Afinal, essa é uma maneira de se sentir mais perto de pessoas e épocas especiais que fizeram parte da sua vida.

A decoração afetiva é particularmente importante para aqueles que vivem longe da cidade onde cresceram, por exemplo, ou mesmo distante da sua família original. Normalmente, pessoas que vão embora para outros países ou entram em uma nova cultura gostam de carregar consigo itens que ajudam a “lembrar de casa”.

Como fazer uma decoração afetiva?

Montar a sua decoração afetiva não é difícil. Mas, para facilitar ainda mais o seu trabalho, preparamos algumas dicas simples que vão ajudá-lo. Fique de olho!

Defina uma personalidade para o ambiente

O primeiro passo é atribuir uma “cara” para o seu ambiente, ou seja, uma personalidade. Não adianta reunir um monte de antiguidades e achar que isso, sozinho, comporá sua decoração afetiva. Pelo contrário, é interessante ser seletivo com os itens.

O primeiro critério de seleção deve ser aquilo que o faz sentir confortável. Portanto, recorra a peças-chave que, sobretudo, tragam aconchego para o espaço. Pode ser uma mesinha, uma colcha, utensílios de cozinha… Não tenha medo de usar a criatividade.

Escolha alguns objetos de família

É claro que você sempre tem a opção de recorrer a brechós e casas de antiguidade para tentar conseguir móveis que o lembrem de situações antigas, como a casa da sua avó. Mas, sempre que possível, mantenha com você algum objeto que realmente tenha pertencido à sua família.

Isso é o que vai tornar os momentos e o espaço ainda mais especiais. Só não se esqueça de eleger tudo com cuidado e manter o ambiente organizado, sem acúmulos. Esses itens devem ser estratégicos e sempre adotados com cautela.

Dê o seu toque especial na casa

Sentir que você é parte da história que está sendo contada da sua casa é essencial. Por isso, é necessário dar a sua cara para o seu lar. Nesse ponto, é fundamental que o decorador ou arquiteto o inclua nas decisões, evitando projetos alheios a você, que, apesar de lindos, não causam identificação.

Sendo assim, mantenha-se receptivo à todas as sugestões, mas sempre faça considerações quando achar que algo não tem a ver com os seus gostos e preferências pessoais. Lembre-se que um ponto fundamental da decoração afetiva é que você se sinta confortável e aconchegado na sua casa.

Preste atenção aos detalhes

Se você não quer ser tão óbvio trazendo de volta grandes itens afetivos, como móveis, colchas e tapeçaria, tudo bem. Você ainda tem a opção de ser bem discreto nesse quesito, recorrendo a objetos menores, mas igualmente significativos.

Sabe aquele quadro que foi pintado pela sua tia? Ou aquele livro que você ganhou do seu pai? Eles podem estar discretamente distribuídos pela decoração. O mesmo vale para algum arranjo bonito e que você goste ou mesmo um utensílio de cozinha.

Aposte nos revestimentos

Sabia que a decoração afetiva pode começar pelos revestimentos? Sim! Cores, estampas e texturas que, aplicadas em paredes ou bancadas, podem transformar o ambiente e garantir aquele estilo aconchegante e nostálgico que você procura.

Com a linha Alfama Candy, é possível resgatar a tendência Cottagecore em grande estilo. Lembra-se daquela colcha de retalhos que mencionamos acima? Olha só como ela pode transmitir conforto e aconchego com essas estampas em tons pastel, como se tivessem sido desbotadas pelo sol?

A referência têxtil também marca presença na série Sisal, inspirando-se no estilo handmade. É como a colcha, mas em tons mais neutros.

E quando o revestimento já traz no nome a proposta afetiva? A série Nostalgia encanta pelos florais e pelo ar de romance. Experimente usar no quarto.

A série Patch traz uma abordagem curiosa! Inspirada em ladrilhos hidráulicos, mistura com alegria e leveza aquele ar de familiaridade. Sabe a sensação de reconhecer esse padrão de algum lugar? Pois é!

E aí? Já sabe por onde começar a decoração afetiva da casa? Confira também dicas valiosas para montar um home office.


RELACIONADOS