7 ideias e decoração sustentável para adotar no seu imóvel

decoração sustentavel

Usar os recursos naturais de forma consciente deve ser incorporado em nossos hábitos, inclusive na hora de deixar os ambientes mais funcionais e bonitos. Isso mesmo! Com algumas dicas simples, você pode fazer a decoração sustentável da sua casa.

Evitar o desperdício, reutilizar móveis e objetos, além de apostar em materiais ecológicos são algumas medidas que você pode pôr em prática. Elas vão contribuir para deixar seu imóvel cheio de estilo, ao mesmo tempo que você adota uma postura responsável do ponto de vista ambiental e social.

Animado para ter uma atitude mais sustentável ao decorar seu espaço? Confira nosso post e anote 7 ideias que vão deixar seu ambiente mais leve e agradável!

1. Reutilize itens e materiais

Antes de sair comprando um monte de coisas novas para deixar sua casa renovada, que tal pensar naquilo que você já tem? Você pode aproveitar aquela cadeira antiga para se tornar uma mesa de cabeceira, deixando o quarto com uma decoração retrô, original e carregada de memória afetiva.

Caso não tenha nada para reutilizar, pode fazer uma decoração sustentável, garimpando peças em lojas de móveis usados: além de economizar, você faz um novo uso de um móvel que não precisou ser jogado no lixo. Falando ainda em aproveitamento de materiais, outra dica é vasculhar os armários em busca de tecidos guardados ou de uma colcha que nunca usou, que podem ser úteis para fazer capas de almofadas.

2. Escolha produtos sustentáveis

Ao selecionar os produtos para trazer mais conforto e estilo para seu imóvel, priorize fabricantes que adotem posturas socialmente responsáveis, como empresas que:

  • façam o reúso de água;
  • usem madeiras certificadas, de reflorestamento ou de demolição;
  • extraiam matérias-primas de locais próximos à fábrica, seguindo a legislação ambiental;
  • dão preferência para o uso de energias limpas nos processos de produção;
  • usam embalagens 100% recicláveis.

Uma questão importante é ter foco em outros aspectos do produto que você vai escolher para seu imóvel: verifique a durabilidade e se é fácil de limpar. Com isso, você também consegue usar menos água, contribuindo para o meio ambiente.

3. Aproveite a iluminação natural

Uma ideia de decoração sustentável é justamente aproveitar a iluminação natural, reduzindo, assim, o consumo de energia. Privilegie janelas de vidro e, caso vá pintar as paredes, dê preferência para cores claras, que contribuem para deixar os espaços mais iluminados.

A organização dos ambientes também pode privilegiar a entrada de luz. Por exemplo, se você ou alguém da sua casa usa uma mesa para trabalhar e estudar, coloque o móvel próximo à janela, aproveitando bem a luminosidade. Para que o sol não incomode, instale persianas, que permitem fazer um controle mais preciso da entrada de luz.

4. Aposte nas plantas

Quer renovar o ar da sua casa e até deixar os espaços mais frescos? Aposte nas plantas e tenha uma decoração sustentável e cheia de vida no seu imóvel. A temperatura interna vai diminuir, ajudando a reduzir o uso de ar-condicionado ou ventiladores. Outra questão é que você aumenta a umidade do ar, o que pode ser benéfico para quem sofre com problemas respiratórios.

Dá para espalhar vasos em diferentes cômodos, deixando os maiores para o chão e nos cantos, os médios para serem pendurados nas paredes e os menores para centros de mesa, prateleiras e outros móveis. O único cuidado é escolher plantas que se adaptam bem em ambientes internos. Samambaias, bromélias e suculentas gostam de ficar dentro de casa e são fáceis de cuidar. Escolha vasos duráveis ou feitos de material reciclado, contribuindo ainda mais para o cuidado ambiental.

5. Use objetos de decoração artesanais

Ao optar por peças artesanais, você vai deixar seu ambiente com um estilo diferenciado e único, além de contribuir para gerar renda aos produtores desses itens. São objetos que usam matéria-prima natural ou são feitos de material reciclado. Ainda, carregam uma cultura, o que vai muito além de seu aspecto estético ou de utilidade.

Você encontra quadros, cachepots, suportes para pendurar plantas, porta-retratos, tapetes, jogos americanos e muitos outros itens que são feitos artesanalmente. Também, existe a possibilidade de adquirir até mesmo móveis artesanais, como cadeiras, mesas de apoio ou estantes.

6. Compre móveis multifuncionais

Uma ideia de decoração sustentável que muita gente nem imagina é apostar nos móveis funcionais. Aqui, a intenção é reduzir o consumo, pois, com uma única peça, você pode aproveitar duas funções.

Quer um exemplo? Usar na sala de estar um sofá-cama, que servirá como móvel em seu dia a dia e para quando você tiver hóspedes em casa. Viu só? Falamos de um móvel no lugar de sofá, colchão e cama separados. Camas com gavetas embaixo ou estantes que acoplam uma escrivaninha são ótimas opções de decoração sustentável, que ainda vão deixar sua casa mais organizada.

7. Invista em revestimentos ecológicos

A última dica é na hora de escolher os revestimentos para o seu imóvel. A recomendação é procurar por aqueles ecológicos, como:

  • de empresas com responsabilidade ambiental, como explicamos no tópico anterior;
  • porcelanatos e cerâmicas duráveis, mas produzidos com espessura mínima, poupando o uso de matéria-prima;
  • feitos de madeira de reflorestamento;
  • cerâmicos que podem ser aplicados diretamente sobre as antigas paredes, eliminando os resíduos de obras;
  • feitos de bambu, que podem ser aplicados em paredes e pisos;
  • confeccionados a partir de material reciclado, como garrafas PET. É possível encontrar pastilhas que são produzidas dessa maneira;
  • tintas feitas com pigmento natural e à base d’água;
  • pisos para áreas externas que fazem a drenagem da água, contribuindo para a redução de enchentes nas cidades.

Você investe em materiais sustentáveis e ainda pode produzir espaços mais agradáveis e únicos na sua casa.

Toda a sociedade precisa fazer sua parte quando o assunto é preservação ambiental. Então, por que não aproveitar e levar esse compromisso para dentro de casa, com uma decoração sustentável? Cada cantinho do seu espaço pode ganhar uma cara nova com itens reciclados, reutilizados, artesanais ou, ainda, produzidos por empresas socialmente responsáveis.

Gostou das nossas dicas para deixar seu imóvel mais bonito e ainda usar os recursos naturais de forma mais consciente? Então, não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais. Assim, mais pessoas se engajam nessa ideia!


RELACIONADOS