Estilo Folk: o que é e como utilizar na decoração

O movimento folk refere-se a uma variedade de gêneros musicais que surgiram nos anos 60, na América do Norte. As composições eram inspiradas nos povos indígenas norte-americanos e andinos. Por esse motivo, era muito comum o uso de instrumentos como violão e gaita.

O estilo folk busca trazer para a decoração elementos que remetem às antigas civilizações. Portanto, é muito forte o uso de estampas étnicas e cores vibrantes, como vermelho, laranja, rosa e azul.

Outra característica muito marcante, é a utilização de móveis de madeira rústica e objetos decorativos confeccionados artesanalmente, buscando trazer a simplicidade da natureza para dentro de casa. Tecidos fluidos, franjas e tricot são outras particularidades desse estilo.

Gostou do estilo folk e não sabe por onde começar? Não se preocupe, separamos algumas dicas para você adotar esse estilo de decoração hoje mesmo. Continue lendo.

Como usar o estilo Folk em diferentes cômodos da casa

Sala de jantar

Para a sala de jantar, aposte em uma mesa de madeira rústica para compor a decoração folk. Caso utilize algum lustre em cima do móvel, dê preferência para aqueles com cores vibrantes ou com estampas étnicas. Durante as refeições, pode utilizar toalhas de mesa estampadas, mas é importante que os tons do lustre e do tecido conversem entre si, caso contrário o ambiente poderá ficar carregado visualmente.

Sala de estar

Nesse cômodo, os sofás e poltronas de couro cru combinam muito bem. Além deles, é possível utilizar itens decorativos, como cortinas estampadas, mantas de tricô, almofadas coloridas, tapetes trançados à mão e vasos de flores.

Lembre-se de sempre priorizar produtos confeccionadas artesanalmente, além de ajudar pequenos fabricantes, você garante peças únicas.

Quarto

Para um quarto com decoração folk, a dica é manter as paredes em tonalidades mais claras e investir em itens de decoração coloridos.

A colcha da cama, almofadas e fronhas de  travesseiro são ótimas opções para compor o estilo. Invista em tecidos coloridos ou em materiais que imitam textura naturais, como couro, camurça e tricot.
Outra alternativa para levar o estilo folk ao quarto, é utilizar estampas diversas, dando preferência para aquelas com desenhos geométricos e étnicos. Para aqueles que preferem decorações mais românticas, é possível utilizar estampas florais.

Cozinha

O estilo folk também pode estar presente nas cozinhas. No mobiliário, aposte em armários, mesas e bancadas confeccionadas em madeira ou pedra. Já os utensílios e louças com estampas de flores ou desenhos arabescos, complementam muito bem a decoração nesse estilo.

Se você deseja se jogar de vez nessa tendência, experimente pendurar alguns acessórios na parede, como pratos coloridos, esculturas de cerâmica e até mesmo, algumas panelas com visual mais rústico e antigo.

Banheiro

Uma das principais características da decoração folk é a utilização de cores fortes, por esse motivo muitas pessoas acreditam que esse estilo não se aplica ao banheiro. Porém, quando utilizado da forma correta, é capaz de criar um espaço único e cheio de personalidade.

Banheiros pequenos devem manter as paredes em tons neutros e apostar itens de decoração que remetem ao estilo, como jogo de toalhas e tapetes de banho coloridos. Já os lavabos e banheiros amplos, podem investir em revestimentos coloridos sem medo.

Abaixo, temos um projeto que utilizou o produto da Série Element. Com estampas que mesclam o tons de laranja, marrom e azul, foi possível criar um visual original, moderno e que representa super bem o estilo folk.

Com essas dicas, esperamos que você esteja repleto de ideias e comece hoje mesmo a decorar sua casa no estilo folk.


RELACIONADOS