O que é estilo vintage e como usar na decoração?

estilo vintage

Acompanhar as tendências de design pode gerar bastantes ideias para você aplicar em sua casa. Mas algumas delas podem estar justamente no passado! Tendências antigas vez ou outra são resgatadas para ganhar novos contextos, seja na moda ou na decoração. É o caso do estilo vintage, que proporciona ambientes bonitos e aconchegantes para toda a família.

Ele pode ser facilmente aplicado em qualquer época e em todos os cômodos da casa. Ou seja, você consegue utilizá-lo na sala, na cozinha, nos banheiros, terraços, no home office e nos quartos – até mesmo nos das crianças. Se você quer saber mais sobre esse estilo de decoração e aprender como é possível incorporá-lo em sua residência, vale a pena continuar a leitura e conferir as dicas de como usá-las.

O que é o estilo vintage?

O estilo vintage resgata peças de criação mais antigas, e podem fazer referência a diferentes décadas passadas. Alguns pesquisadores diferenciam o “verdadeiro vintage” como as alusões às décadas anteriores a 1980; do “novo vintage”, ou seja, as referências aos anos 1980 e 1990.

É possível adotar o estilo vintage para cômodos inteiros ou apenas em partes. Por exemplo, você consegue usar peças que incorporam as características desse estilo para emoldurar uma foto e colocar na decoração de sua sala. Ou então, recorrer aos guarda-roupas com formato mais antigo.

Essas são algumas das alternativas para aplicar o vintage em sua decoração. Tudo que remete aos ambientes clássicos, com peças mais antigas, mas que ainda são muito charmosas, tem potencial para ser parte de seu design de interiores.

Para quem o estilo vintage é indicado?

Todos podem incorporar essa tendência em casa, mas, se você gosta de um ambiente delicado e diferenciado, usar móveis e peças vintage é uma ótima alternativa. Ainda dá para usá-lo para relembrar de pessoas que você ama.

Por exemplo, imagine que sua avó lhe deu de presente um guarda-roupa que está na família há muito tempo. Você tem potencial a fim de repaginá-lo e incorporá-lo na decoração de sua casa. Dessa forma, mantém a boa recordação do imóvel e, ainda, consegue deixar o ambiente mais bonito.

Como usar o estilo vintage na decoração?

Existem algumas boas dicas que podem ajudar na hora de aplicar esse tipo de decoração em sua casa. Na intenção de lhe auxiliar nessa tarefa, preparamos as principais ideias que podem contribuir para criar esse clima em seu lar. Então, se bateu a curiosidade, vale a pena continuar a leitura!

Combine vintage com retrô

Fazer a combinação desses dois estilos pode oferecer a praticidade necessária para o dia a dia e a beleza de peças únicas e capazes de garantir aquele toque especial que você deseja para seu ambiente.

Assim, vale a pena encontrar móveis e objetos de decoração que servem para unir essas tendências e oferecer o conforto que você necessita para os cômodos da sua casa. Caso você queira algo mais contemporâneo, também é possível combinar o vintage com outros tipos de decoração.

Use objetos e móveis bem antigos

Essa não é uma das tarefas simples, mas pode dar um toque ainda mais especial para sua decoração vintage. Como esse estilo apela para móveis e objetos bem antigos, é necessário fazer uma pesquisa maior.

Isso porque não é em todas as lojas que se encontram itens que caibam nele. Mas, para isso, você pode efetuar buscas em antiquários, bazares de utensílios mais velhos e em brechós da sua cidade.

Na internet, também é possível encontrar algumas alternativas. Ainda há a possibilidade de ver se alguém da sua família não tem um item com apreço sentimental para incorporar na sua decoração.

Invista em quadros e molduras antigas

Você já observou na casa de sua avó aqueles quadros com molduras antigas e com pinturas de seus tios e pais? Itens desse estilo podem ser uma excelente alternativa para incorporar nesse modelo de decoração.

Assim, vale comprar molduras de madeira com aspecto mais antigo e utilizar fotografias que tragam lembranças. Também é possível incorporar um mural de fotos em preto e branco. Assim, você coloca recordações de bons momentos em família em um canto especial do seu imóvel, trazendo aquele quentinho no coração.

Foque nas cores do estilo vintage

Escolher boas cores é importante para garantir a adequação ao estilo vintage. Para grandes superfícies, as mais neutras são boas opções. Assim, ao pintar um cômodo, escolher o piso ideal ou definir a cor do teto, bege, marrom e cinza-claro são ótimas alternativas.

Caso você queira um pouco mais de cor aos ambientes, marsala, vermelho, tangerina e um lilás são bem úteis. Ao escolher essas tonalidades, complementar o ambiente com objetos dourados ou acobreado deixa o local ainda mais bonito.

Adquira móveis e eletrodomésticos com linhas arredondadas

As formas arredondadas são parte fundamental do estilo vintage. Dessa forma, no momento de escolher móveis ou objetos para compor a decoração, lembre-se dessa informação. Assim, você pode colocar um espelho redondo para ampliar um local, investir em eletrodomésticos com esse formato para a cozinha.

Também vale apostar em luminárias com essa característica. Assim, você deixa o ambiente mais suave, aconchegante e delicado. Além disso, otimiza os espaços da casa e garante mais praticidade para o seu dia a dia.

Use peças com fibras e tecidos

Essa dica pode ser muito útil na hora de montar a decoração do seu quarto ou o das crianças. Por exemplo, ter um jogo de cama todo detalhado e com tecidos diferentes oferece uma sensação de conforto e acolhimento ao ambiente.

Mantas coloridas para o sofá, capas de almofadas trançadas e cobertas com tramas abertas criam uma atmosfera de aconchego e deixam o espaço mais agradável para diversas atividades. Também vale investir em móveis e acessórios feitos com fibras, tapetes sisal e elementos naturais que contribuem para a criação de uma atmosfera retrô.

Viu como é possível incorporar o estilo vintage aos ambientes de sua casa? Com ele, você consegue ter mais aconchego e conforto para você e sua família passarem momentos incríveis juntos. Portanto, vale a pena apostar em nossas dicas e incorporá-las em sua decoração para ter ambientes lindos e únicos.

Quer continuar conhecendo as tendências que podem ser aplicadas em sua casa? Então, confira o artigo “Conheça os estilos decorativos de cada estilo de casal” em nosso blog!


RELACIONADOS