Confira como construir uma fachada moderna para sua casa

arenito fachada moderna

Fachadas modernas de casas térreas são o cartão de visita de um imóvel. Por isso, merecem atenção especial. Afinal, o bom cuidado com a fachada pode ser o primeiro sinal positivo para quem está interessado que ali é um lugar favorável para visitar, alugar ou comprar.

Pode acontecer a surpresa de que a planta do imóvel seja maior do que o esperado quando visto apenas externamente. Ou ainda, que o interior da casa esteja muito bem cuidado. Todas essas características que dão valor ao local, podem ser ainda mais destacadas se a fachada está bonita.

Dessa forma, continue a leitura para entender melhor o que é uma fachada moderna, os motivos de investir nessa escolha e como construir essa estética na sua casa. Vamos lá?

O que é uma fachada moderna?

Para falarmos de fachada moderna, antes, é preciso falar sobre o que é apenas uma fachada. Imagine que a área construída de uma casa tem um terreno quadrado. A fachada, então, é uma dessas quatro paredes. Contudo, muitas pessoas acabam por investir apenas em um lado da casa, quando, na verdade, as outras laterais aparecem, ficando evidente o reboco.

Essa situação é exemplar para entender um dos grandes equívocos na compreensão do que é uma fachada. Pois, como percebemos, as outras paredes também podem compor a frente, ainda que lateralmente e por trás, das casas. Logo, uma casa pode ter várias fachadas, sendo uma principal e outras que aparecem inteiramente aos olhos de quem passa externamente ou não.

Os estilos decorativos das fachadas são guias comunicativos para dar coerência ao estilo arquitetônico de um imóvel. Quando adicionamos o adjetivo modernidade dentro desse contexto, entendemos o uso de materiais tecnológicos, tanto em sua forma de construção, quanto na sua materialidade. Vidro, metal, cimento e formas retas são alguns dos elementos que dialogam com uma estética moderna.

Por que investir nessa tendência?

Aderir a essa estética pode elevar o valor do imóvel. Além disso, não é uma coincidência que essa cultura esteja tão em alta. A estética moderna possibilita o aproveitamento da estética e funcionalidade, de maneira simultânea. O resultado é uma casa mais confortável e inteligente, no sentido de que os materiais, a disposição dos objetos, das aberturas e entradas de ar são pensadas de modo coeso para obter o melhor daquele espaço.

Como construir uma fachada moderna na sua casa?

Como falamos anteriormente, você pode se guiar por algumas ideias principais para deixar a fachada em harmonia com o estilo moderno. São eles: economia das formas, utilização consciente dos materiais, aproveitamento do contexto climático e uso dinâmico de cores. Tudo isso pode ser expresso em cada parte do projeto, como janelas, portas, revestimentos e decoração.

Janelas

O tamanho e design das janelas fazem toda a diferença na reconstrução de uma fachada. Afinal, com a multiplicidade de materiais, há oportunidades criativas para mudanças de formato. A inovação pode caminhar ao lado do conforto. Por isso, é importante, se o projeto permitir, a produção de janelas grandes. Para aderir à estética moderna, vidro temperado e metal são indicados.

Mas cuidado! É preciso atenção ao clima, e observar as maneiras que o sol adentra na casa e demandas de rotina. Não arrisque transformar um lindo projeto em apenas algo bonito de se observar externamente. Por exemplo, uma fachada toda em janelões de vidro, em um clima seco e quente, onde a posição da casa recebe os raios solares mais fortes, sendo no período da tarde. O resultado pode ser muito calor.

Portas

O tamanho personalizado de portas que se integram à própria estrutura superior de uma fachada é uma forte presença nos projetos atuais. Uma porta de madeira texturizada que acompanhe o pé direito alto causa um impacto visual de sofisticação. Certamente, algo que será comentado e fomentará valor ao imóvel.

Há também a opção de portas personalizadas com outros materiais ou com acessórios que criam pontos de luz e evidenciam o acabamento da fachada. Por exemplo, uma maçaneta de metal em preto fosco, para uma fachada no estilo industrial. O segredo é entender que é justamente a fusão dos detalhes que pode elevar a beleza de uma fachada.

Por outro lado, uma característica recorrente em fachadas modernas é o enxugamento de recursos e valorização do próprio formato construído do local. Isso não significa que adereços estéticos sejam obrigatoriamente dispensados, mas, sim, que eles acontecem a partir de um caminho de aproveitamento prático ou de continuidade de uma praticidade.

Por exemplo, uma fachada que lembre o concreto aparente na estética de linhas de cimentício pode ter pequenas lajes que reforcem a ideia de peso do material, servindo como “prateleiras” que vão compor a fachada. O adereço, nesse caso, aparece pela sombra e volume.

Revestimentos

Graças à tecnologia, atualmente, temos disponíveis uma linha variada de revestimentos que podem imitar materiais como o mármore e adicionar leveza e peso de modo simultâneo a uma fachada. Ou, ainda, revestimentos com variações de texturas, tons, cores e tamanhos. Eles também proporcionam homogeneidade às formas da casa e podem se adequar aos diferentes formatos, inclusive ovalados.

Varandas duplas conectadas com áreas externas com acesso a suítes podem ser evidenciadas a partir do uso de revestimentos com pontos de cor e com neutralidade. Ou seja, um pequeno filete vermelho de revestimento, que apresenta uma variação pensada de tons, combinado com um piso de porcelanato com acabamento de junta seca.

Dessa forma, as opções são ótimas para dar naturalidade e sofisticação às fachadas. Um dado muito importante é ter atenção ao escolher revestimento para todas as laterais da casa. É preciso que haja uma coerência de cor, caso se opte por selecionar mais de um tipo. Dessa forma, se cria uma unidade.

Fachadas modernas de casas precisam de produtos que aliam o excelente custo-benefício e as tendências consolidadas. Como você notou, a diferença é grande ao investir nessa parte da casa. Então, aposte em uma decoração em que seja possível destacar janelas, portas e revestimentos.

Outra questão que merece total atenção é o chão. Você sabia que, a depender do revestimento, a iluminação do espaço pode mudar drasticamente? Então, se você quiser, leia agora sobre como escolher o piso ideal para cada ambiente da casa.


RELACIONADOS