Feng shui: guia completo para adotar essa arte na sua casa

feng shui

Ter um lar harmonioso e repleto de boas energias pode ser mais fácil do que você imagina. Com a ajuda do Feng Shui, é possível criar espaços agradáveis com o equilíbrio e a sabedoria da cultura milenar chinesa. A tensão do mundo e a pressão do dia a dia comprometem a saúde mental, fazendo com que, ao chegar em casa, as pessoas se sintam exaustas. Com as práticas de Feng Shui, as energias negativas são canalizadas, protegendo a casa e a todos que moram nela. 

O objetivo deste post é trazer informações completas sobre o Feng Shui, como sua origem, seus princípios e seus benefícios. Continue lendo e veja como a arte se relaciona com a harmonia da casa, em quais ambientes deve ser aplicada e como escolher os objetos e os materiais com boas energias para a sua casa!

O que é Feng Shui

Feng Shui significa, respectivamente, vento (yang) — energia ativa — e água (yin) — energia passiva —, sendo composto pelos ideogramas 风水. Trata-se de uma filosofia que acredita que é possível transformar nossos sentimentos ao modificar os ambientes onde vivemos e transitamos. 

Enquanto yin se expressa nas cores calmas, imagens e objetos relaxantes, trazendo paz, serenidade e harmonia; yang é representada pelas luzes brilhantes e intensas, cores vibrantes, plantas altas e expressivas; por isso, a necessidade de equilibrar esses dois polos. 

É uma arte milenar chinesa que usa os cinco elementos da cultura tradicional do país — fogo, terra, metal, água e madeira — para definir as condições do ambiente que receberá sua aplicação e como elas influenciam o Chi, a energia vital que existe em tudo, com maior ou menor intensidade. A missão do Feng Shui é promover o equilíbrio dos Chi’s nos espaços, movimentando a energia vital, de forma que ela proporcione melhores sensações de aconchego, força, tranquilidade, bem-estar e harmonia. 

Para os chineses, são cinco os fatores que determinam as características da vida de cada pessoa. Portanto, o Feng Shui representa uma parcela na estrutura da existência plena:

  • Ming ou Destino — trazido de antes do nascimento, tem características que não podem ser mudadas.
  • Yun ou Sorte — oscila entre períodos favoráveis e desfavoráveis, de acordo com as vivências e as escolhas.
  • Feng Shui ou Ambiente — o ambiente influencia a qualidade de vida, podendo ter atuação humana para melhorar a energia do espaço.
  • Daode ou Virtude — associado ao desenvolvimento pessoal, moral e espiritual, que observa a capacidade de atuar em benefício do semelhante ou da humanidade.
  • Dushu ou Educação — o tempo dedicado ao desenvolvimento mental e ao autoconhecimento.

Origem dessa arte chinesa

Há mais de 4 mil anos, na China Antiga, os mestres perceberam que a força energética vital, Chi, sofria variações de acordo com o ambiente, considerando que cada espaço tem vibração e energia próprias. Os estudiosos chineses desenvolveram técnicas baseadas na filosofia taoista e nos conhecimentos da Escola da Bússola.

Com isso, é possível mapear as características energéticas e magnéticas de um ambiente, edificação, terreno, área natural, que podem ser ou não benéficas para o corpo e a mente. Assim, nasceu a prática de avaliar as melhores disposições para móveis, objetos, cores e materiais diversos, em cada espaço e ambiente, relacionando as forças energéticas encontradas na natureza para encontrar o equilíbrio perfeito entre yin e yang.

Princípios do Feng Shui

Com o Feng Shui é possível minimizar ou até eliminar as energias negativas, potencializando o que há de positivo em cada ambiente. Para isso, a filosofia defende 11 princípios básicos.

1. Não coloque espelhos de frente para a porta — a energia que entra no ambiente pode rebater no espelho e sair novamente.

2. Evite colocar quartos em cima de garagens — a garagem canaliza energias ruins que não devem migrar para o local onde se dorme.

3. Cuide bem do seu fogão — o fogão simboliza abundância no Feng Shui e mantê-lo limpo vai atrair energias positivas nesse aspecto.

4. Tire eletrônicos do quarto — eletrônicos podem causar confusão mental, agitação, impedindo o descanso saudável.

5. Arrume a bagunça da entrada de casa — todo tipo de bagunça gera energia acumulada e negativa.

6. Mantenha a cozinha limpa — a cultura chinesa valoriza o encontro da família, sendo a cozinha um ambiente propício a reuniões e refeições.

7. Jogue fora ou arrume itens quebrados — objetos quebrados representam perda, sofrimento, desequilíbrio na vida.

8. Feche a porta do banheiro quando ele não é usado — a energia desse ambiente não deve circular pelo restante da casa.

9. Arrume imediatamente torneiras que pingam — no Feng Shui, a abundância e a felicidade vão embora junto com a água e pode ser um sinal de má sorte.

10. Ocupe espaços vazios com plantas — as plantas representam vida, portanto, cantos escuros ou espaços sem utilidade devem ser ocupados com vasos de plantas.

11. Pinte paredes sujas e descascadas com frequência — renovar a pintura e a cor de um ambiente renova também a energia e todo o aspecto do ambiente. 

Além dos princípios, o Feng Shui se sustenta em objetivos claros e importantes, para combater as interferências das energias negativas: 

  • preservação das boas influências do ambiente, assegurando que elas se mantenham e sejam distribuídas pelo espaço;
  • redução dos efeitos negativos das possíveis interferências;
  • alcance da harmonia e do bem-estar pleno, levando equilíbrio para os ambientes e todas as pessoas que moram ou circulam por eles.

Benefícios da aplicação

Algo que remete à sensação de calmaria, conforto e positividade só pode trazer benefícios para um ambiente e para as pessoas, no geral. O Feng Shui estimula o lado positivo da vida, potencializando a conquista de um estado de espírito diferenciado. 

Veja o que você pode agregar de bom à sua vida e à das pessoas com as quais você convive diariamente.

Aumento da criatividade

De um modo crescente, o Feng Shui vai aumentar sua criatividade, uma vez que abre a visão para diversos aspectos, desde problemas até situações decisivas. Com a organização dos ambientes, é possível ter insights criativos e ideias inovadoras para os espaços e para a vida. A filosofia melhora o foco ao desenvolver hábitos e pensamentos mais saudáveis, o que é essencial para o processo criativo. Boas energias afastam o desânimo, o cansaço e a introspecção, inimigos da criatividade e da produtividade.

Bem-estar

Quando um ambiente é renovado ou objetos quebrados são eliminados, uma agradável sensação de bem-estar tende a invadir a alma e o ambiente. É como um processo de limpeza e purificação, que permite levar para longe as energias negativas. O que fica são os bons pensamentos para vencer os desafios do dia a dia, sempre com otimismo. Quanto mais imbuído nessa atmosfera de canalização das boas vibrações, maiores as chances de manter o estado constante de bem-estar e saúde.

Boas energias

O Feng Shui não se trata apenas de mudar os objetos de lugar, alterar a cor das paredes ou incluir plantas em locais vazios, mas uma mudança completa de comportamento e sentimento em relação às energias. Com uma organização completa, baseada nos princípios da filosofia chinesa, você vai abrir espaço para novas e boas energias. Sua casa atrairá, dessa forma, alegria, abundância, felicidade, saúde e prosperidade.

Sensação de paz

Ambientes como quartos, sala de estar e cozinha são importantes canalizadores de uma vibração que deve priorizar a paz interior. Quem dorme bem, acorda em paz, com o espírito descansado e pronto para mais um dia de desafios. Mesmo que sejam dias difíceis, o espírito imbuído de paz dificilmente deixará que sentimentos como raiva, mágoa, estresse ou intolerância, por exemplo, abalem seu estado interior e inabalável de paz.

Relação com a harmonia da casa

Na prática, quando o Feng Shui é aplicado em uma residência, rapidamente é possível perceber que as energias negativas e prejudiciais ao corpo e a mente das pessoas são purificadas. A transformação em energias positivas possibilita a circulação de um sentimento melhor, afastando aqueles que provocam mal-estar, cansaço e estresse.

Os relacionamentos se tornam mais saudáveis, seja entre pais e filhos, irmãos, casais e até mesmo com pessoas que trabalham na casa. A relação de amizade e de bem-querer predomina, assim como o desejo genuíno de que todos estejam felizes. No campo profissional também pode haver uma melhora expressiva, considerando que os aspectos pessoais sofrem alterações positivas, contribuindo para melhorar o perfil profissional, estimulando a produtividade e as conquistas.

Além da saúde mental, o Feng Shui ajuda a equilibrar os desequilíbrios do corpo, fortalecendo o sistema imunológico, com reposição de energia e afastando pensamentos e sentimentos que sugam as energias positivas, combatendo problemas como estresse, dores no estômago, depressão, ansiedade e hipertensão.

Ambientes da casa que devem receber o Feng Shui

Você pode implementar o Feng Shui em diversos ambientes da sua casa e obter resultados surpreendentes.

Veja onde e como usar as técnicas da filosofia chinesa de transformar e resgatar a energia vital da casa!

Feng Shui no quarto

O quarto é um dos ambientes mais importantes para se aplicar as técnicas de Feng Shui, pois é nele que você vai descansar o corpo e a mente, diariamente. Portanto, é preciso garantir que esteja sempre confortável, priorizando o bem-estar de quem nele dorme.

A cama pode ser encostada na parede, longe da janela ou porta do banheiro, que trazem insegurança e sugam as boas energias. A decoração com almofadas, quadros, cortinas e pintura clean são excelentes ideias para criar um ambiente aconchegante. Se você gosta de um espaço claro, mas com itens coloridos, o estilo de decoração folk pode ser uma boa alternativa. A composição com colcha, lençóis e fronhas com estampas de desenhos geométricos e étnicos dará um toque elegante ao seu quarto.

Feng Shui no banheiro

O banheiro é considerado o ambiente de maior absorção das energias negativas, pois é ali que são depositadas as impurezas orgânicas. Por isso, o ideal é manter a tampa do vaso sempre abaixada e os ralos fechados quando não houver escoamento de água.

Além disso, manter a porta sempre fechada evita que essa energia circule pelos demais ambientes. É importante que a manutenção, seja de encanações, seja de limpeza, estejam em dia para evitar vazamentos e sujeira. Dê preferência a revestimento de cerâmicas fáceis de lavar, no piso e nas paredes, que não acumulem impurezas. Se possível, coloque plantas no ambiente para manter o equilíbrio da energia. 

Feng Shui na sala

Que tal uma decoração retrô nesse espaço? Poltronas, sofás, cadeiras e demais objetos podem ter uma releitura dos anos passados, combinados com itens da modernidade para não pesar demais no saudosismo. O essencial é que seja um ambiente agradável, aconchegante e confortável, onde moradores e visitantes tenham prazer de estar e usufruir da companhia uns dos outros.

A leveza desse tipo de ambiente deve prevalecer, misturando cores com materiais de texturas e tons vibrantes. Onde houver espaço, complemente com plantas para se aproximar ao máximo da natureza. Como é um ambiente onde as pessoas permanecem por mais tempo, quanto mais arejado, mais a energia circulará livremente.

Feng Shui na cozinha

Como na cozinha o fogão é o principal objeto de atenção, mantenha-o sempre limpo, mesmo quando usado diversas vezes ao dia. Além da limpeza, garanta que as trempes e os fornos estejam em perfeito estado de funcionamento. Plantas na cozinha são bem-vindas, como em todo o restante da casa, entretanto, como é um lugar quente, cuide para que sejam resistentes ao calor e a ambientes mais fechados.

Da mesma forma que o banheiro, opte por revestimentos que sejam laváveis para eliminar a gordura do piso e revestimento das paredes. A disposição dos móveis vai depender do tamanho da cozinha e da disponibilidade de espaço. Mantenha os utensílios guardados nos armários, deixando à vista somente o que for de uso contínuo ou momentâneo. Um balcão limpo, assim como as outras superfícies atraem boas vibrações para o lugar onde são preparadas as refeições todos os dias.

Feng Shui na varanda

A varanda, além de um lugar de descanso e reflexão, também pode abrigar uma horta vertical, com verduras e ervas, por exemplo. Muitas ervas, por sinal, além de usadas como condimentos nas refeições, são poderosas ao afastar o mau agouro. É o caso de manjericão, alecrim e pimenteira.

Com as técnicas do plantscaping — paisagismo residencial, é possível organizar o ambiente e aproveitar melhor os espaços, selecionando bem as plantas ideais para a varanda, o que vale para os outros ambientes da casa.

Uma varanda gourmet, por exemplo, com estrutura mais ampla e local que, no geral, reúne amigos e familiares para happy hours e celebrações, a combinação dos elementos e itens fará total diferença para eliminação da energia negativa e aproveitamento de tudo o que for positivo.

A psicologia das cores protagoniza estudos que revelam como o cérebro humano identifica e transforma as cores em sensações. A influência dos tons ajuda na hora de definir a decoração dos ambientes. Para a varanda, um local mais festivo e coletivo, você pode mesclar cores fortes e brandas. Se deseja um espaço para descanso e leitura, dê preferência para o verde, o lilás e o azul em diversas partes para estimular o relaxamento.

Se na sua casa habitarem crianças, inclua na varanda itens lúdicos e coloridos. A infância é uma das vivências mais especiais de um indivíduo, logo, precisa ser marcada por momentos de brincadeira e alegria, para preservar na memória os tempos de felicidade vividos.

Objetos usados para melhorar a decoração

Os objetos Feng Shui podem ajudar a melhorar a decoração, porém, com uma responsabilidade maior, que é a de absorver a energia negativa e retornar como positiva. Como símbolos da sorte, usados para atrair boas energias, confira os objetos do Feng Shui para inserir na decoração da sua casa!

Baguá

Um dos mais populares objetos do Feng Shui, o Baguá funciona como uma espécie de mapa em formato octogonal (ba = 8 e guá=lados). No geral, ele é pendurado na porta de entrada da residência como símbolo de proteção contra as energias negativas. Cada uma das oito partes do Baguá representa uma área da vida, relacionando à cor, o elemento, a forma, a planta e a pedra. Cada um desses componentes é potencializado e ativado para iniciar a proteção da área correspondente.

Bambu

O bambu é exemplo de força e resistência, sendo associado ao conceito de vida longa, saúde e prosperidade. Além de trazer mais energia para a casa, acredita-se que abre o caminho para a entrada da sorte. Use o Baguá para identificar as áreas e os ambientes relacionados à prosperidade e faça decorações com bambu para energizar o local e atrair boa sorte. Em varandas, os bambus podem compor e imprimir um aspecto natural ao cenário.

Buda da felicidade

No Feng Shui, a figura do Buda sorridente representa a sorte e a prosperidade, por isso, ele deve ser posicionado em ambientes estratégicos, como na sala de estar, na entrada ou próximo da porta de entrada principal da casa. A orientação de colocá-lo com as costas viradas para a porta com algumas moedas ou grãos de arroz ao redor é verdadeira e tem objetivo de eliminar dívidas ou não permitir que aconteçam, protegendo a cada de problemas financeiros.

Cristal multifacetado

Os cristais são de uma beleza única e refletem luz, sendo considerado um objeto de cura. No Feng Shui, sua missão é ativar, corrigir ou conduzir a energia vital da casa, o que é feito com o cristal pendurado no teto e no centro da casa. Se preferir, coloque o objeto próximo da janela ou fora da casa, no alto da porta. É importante que seja um cristal a partir de 40mm de circunferência para cumprir seu papel protetor de modo efetivo.

Fonte d’água

As fontes emitem um som de água relaxante e próximo do encontrado na natureza. Mesmo para ambientes pequenos, há versões compactas que podem ser colocadas em qualquer ambiente da casa, do quarto à varanda. O movimento e o som da água estimulam a energia vital da casa, fazendo circular todo o aspecto negativo para preservar e dar lugar ao positivo. É um símbolo de limpeza e purificação, onde o fluxo da vida é percebido com maior intensidade.

Olho grego

O olho grego é usado para proteção, pendurado em portas e paredes da casa. Algumas pessoas carregam consigo chaveiros, pulseiras, pingentes e até mesmo tatuagens. Tem um forte poder de proporcionar a eliminação das energias negativas, como inveja e mau-olhado.

Sino dos ventos

O mensageiro dos ventos emite um dos barulhos mais agradáveis que se pode ouvir em uma casa. Ele pode ser usado dentro ou fora do lar, em quintais ou hall de apartamentos — ativado, afasta as energias negativas e aproxima a boa sorte da casa e de todos os habitantes.

Materiais com boas energias

Além dos objetos específicos do Feng Shui, é importante usar materiais que tragam boas energias para a decoração dos cômodos da sua casa. Além da composição, eles vão fortalecer as práticas da filosofia e melhorar ainda mais a energia vital do seu lar. Você pode usar materiais associados aos cinco elementos relacionados a essa filosofia e, assim, estimular ainda mais a entrada de energias positivas, enquanto afasta o que há de ruim na sua casa.

Confira algumas dicas de decoração para criar ainda mais harmonia:

  • terra — vasos de barro, esculturas pesadas, cristais de quartzo, jardim zen, itens de cor amarela e enfeites de elefantes em cerâmica;
  • água — espelhos, vasos de vidro, peixes e flores frescas com talos e sem espinhos em vasos com água sobre a mesa;
  • fogo — velas, luminárias, lâmpadas de cor quente, como amarelo, para iluminar e aquecer ao mesmo tempo, e abajures triangulares;
  • madeira — plantas naturais, árvores, arranjos de folhagens verdes, decks de madeira, fibras naturais e mandalas de madeira;
  • metal — castiçais, objetos em formas redondas e ovaladas, espelhos circulares e esferas de cristal.

Existe uma infinidade de opções de materiais e objetos que você pode usar para uma decoração intimista e protetora. Use a sinestesia como recurso para ativar os cinco sentidos e estimular reações no paladar, visão, tato, audição e olfato, para entrar em contato com o lado mais otimista da vida e atrair bons fluídos.

O Feng Shui é uma verdadeira lição de positivismo, sendo que somos responsáveis por nossas escolhas, sobretudo, relacionadas ao que colocamos dentro de casa e como nos comportamos diante dos obstáculos — quanto mais conectados com a energia vital, mais você terá uma vida próspera, feliz e saudável.

Gostou do post? Que tal aproveitar a visita e seguir a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram com diversas informações sobre decoração, revestimentos e itens para deixar o seu lar com uma energia positiva e personalizada!


RELACIONADOS