O que é wellness e como aplicar ao seu cotidiano?

“Wellness” é um dos termos em alta nas redes sociais, especialmente em perfis de criadores de conteúdo ligados a saúde ou exercícios físicos. Mas muitas pessoas não sabem, de verdade, o que significa esse conceito e como aplicá-lo no dia a dia. Entender o que é wellness e as formas de adotar essa preocupação no seu estilo de vida pode trazer inúmeros benefícios, e nós vamos ajudar você nesse processo.

Entenda, em nosso artigo, o que significa wellness, as principais práticas que ajudam você a atingir esse estado físico e mental e os benefícios que ele traz para a sua vida em todos os seus aspectos. Boa leitura!

O que é wellness?

Esse conceito tem tudo a ver com as noções modernas sobre saúde. Desde 1947, as principais autoridades mundiais não entendem a palavra “saúde” apenas como a ausência de doenças. Segundo a OMS, trata-se de “um estado de completo bem-estar físico, mental e social (…)” e é aí que entra a ideia de wellness, que, inclusive, pode ser traduzida como “bem-estar”.

A concepção pode, até, parecer idealista. Afinal, as obrigações do dia a dia podem dificultar o caminho rumo a essa harmonia plena. Porém, é fundamental que ela seja colocada como prioridade em nossa rotina, para que seja possível desfrutar de autoestima e tranquilidade, sentimentos que ajudam muito em todas as áreas da vida.

O que é necessário para atingir o bem-estar?

A ideia é bastante subjetiva, pois esse estado pode estar tanto relacionado a objetivos pessoais quanto a elementos da rotina. Os fatores que trazem o bem-estar a cada um precisam estar presentes com uma certa frequência na vida de uma pessoa, para ela sentir que vive da forma como gostaria.

No entanto, há uma série de parâmetros concretos que facilitam bastante o caminho rumo ao bem-estar e wellness, e eles são os seguintes:

  • saúde física;
  • estabilidade emocional;
  • alimentação regulada;
  • satisfação com a aparência;
  • salário compatível com o estilo de vida;
  • boa rotina de sono;
  • relacionamentos duradouros; e
  • mente tranquila (mindfu lness).

Com esses fatores presentes no seu cotidiano, a experiência da vida fica muito mais satisfatória, e é fácil aproveitar os momentos com calma e presença. Isso acontece porque essa lista de objetivos está diretamente relacionada à nossa pirâmide de necessidades, e a conquista deles permite que você se preocupe apenas com o ponto mais alto do diagrama, a autorrealização.

Como o wellness pode ser aplicado no dia a dia?

Mantenha a saúde em dia

Uma rotina de check-ups e a atenção ao próprio corpo são elementos indispensáveis para você atingir o wellness. Quando a saúde física não está boa, os impactos para a estabilidade mental e até à capacidade de manter a própria qualidade de vida são grandes. Então, dê importância para a sua rotina de consultas e siga os comportamentos indicados pelos profissionais.

Pratique exercícios físicos

Além de regularem o estresse, os exercícios físicos ajudam a combater patologias como depressão e ansiedade, e podem ser um bom caminho para você estar mais satisfeito com o próprio corpo e a aparência. Os ganhos no condicionamento físico também são bastante positivos, uma vez que permitem mais disposição para explorar o mundo e cumprir obrigações que demandam energia e esforço.

Cuide da sua alimentação

Descasque mais, desembale menos. É muito importante que a sua alimentação esteja bem equilibrada e cheia de alimentos naturais, já que os industrializados costumam ser muito cheios de açúcares, sódio e conservantes que o seu corpo não precisa — e até podem fazer mal.

Lembre-se de que não é preciso ter uma dieta muito restritiva para desfrutar de uma alimentação ligada ao estilo wellness, uma vez que o ponto principal é manter a ingestão de nutrientes necessários para o corpo e evitar excessos. O consumo de água todos os dias, em quantidades adequadas para o seu corpo, também é muito importante para manter a saúde em equilíbrio.

Durma melhor

Chega de trabalhar até tarde todos os dias ou postergar o sono para assistir alguma série. A qualidade do sono está diretamente relacionada a todos os fatores de saúde física e mental, pois o descanso é quando seu cérebro acumula a energia necessária para dar conta do dia e, ainda, faz uma “geral” nas suas preocupações e objetivos. Com o sono adequado, é mais fácil até de ter uma boa visão de longo prazo e, assim, ter mais tranquilidade na sua rotina.

Cuide do seu ambiente

O que você acredita que traz mais felicidade: uma casa bagunçada e feia ou um ambiente bem-cuidado e com a sua cara? Não é difícil saber que a segunda opção faz mais sentido, mas, muitas vezes, nós deixamos o cuidado com nossa casa de lado para prestar atenção nas outras áreas da vida. Além de manter a casa limpa e organizada, trazer a natureza para os cômodos também proporciona bem-estar e alegria, e é possível fazer isso embelezando a casa por meio das práticas de decoração sustentável.

Trabalhe o autoconhecimento

Conhecer a própria mente é o ponto de partida para que o restante da vida tenha fluidez e faça sentido com os seus objetivos. Quando o ser humano está distante de si, tem dificuldade em se sentir autêntico e pode ter comportamentos prejudiciais, conhecidos na psicologia como autossabotagem. Fazer terapia e manter um diário são algumas ferramentas que podem ajudar você a conquistar a compreensão e o afeto consigo mesma.

Construa laços afetivos duradouros

Pode parecer curioso relacionar o estilo wellness a relacionamentos, mas não é por acaso. O ser humano é um animal social e precisa de conexões afetivas para sentir que faz parte de algo maior, além de o companheirismo e a cumplicidade trazerem muita satisfação psicológica. Por isso, não deixe de investir em amizades importantes para você, mesmo que elas morem longe, e procure resolver conflitos com amigos ou namorados e companheiros de forma construtiva e com bastante diálogo.

A melhor forma de entender o que é wellness é vivê-la, e nós esperamos que as dicas acima ajudem você a viver esse estilo de vida e desfrutar dos seus benefícios. Lembre-se de que não é necessário fazer tudo de uma vez: vá inserindo os novos comportamentos na sua rotina de acordo com o seu ritmo, e tenha paciência com a própria disciplina.

E já que você está em busca de viver com mais harmonia, que tal conferir algumas dicas para tornar a sua casa mais sustentável? Confira o artigo completo!


RELACIONADOS