Saiba como decorar sua casa no estilo industrial

A necessidade de espaços mais amplos, ambientes integrados, rudimentares e com estruturas expostas, em contraste a uma decoração sofisticada, fez com que o espaço industrial se tornasse uma tendência no cenário de arquitetura, design e decoração. Ele traz um pouco do charme urbano para os projetos de interiores.

Os elementos inspirados no estilo industrial dão uma beleza especial ao ambiente, além de torná-lo prático e com um aspecto bem moderno. Por isso, tem sido uma das preferências na hora de decorar residências e espaços comerciais, sobretudo, para quem gosta de materiais rústicos.

Para que você conheça mais sobre o assunto, mostraremos, neste artigo, as principais dicas de decoração, informações e ideias a respeito do estilo industrial. Acompanhe a leitura!

Você conhece o estilo industrial?

De um modo geral, o estilo industrial é uma maneira de manifestar a cultura do desenvolvimento sustentável, uma vez que ele leva em consideração os menores gastos e o reaproveitamento de alguns materiais. Esse tipo de design se contrasta à decoração clássica de peças e formatos demasiadamente preservadas e delicadas.

Sua finalidade é criar um ambiente para enaltecer padrões parecidos com a decoração rústica. O estilo industrial surgiu na década de 1950, nos Estados Unidos. Na época, antigos galpões industriais abandonados começaram a servir de moradia para a população que buscava um local para viver — ficando conhecidos como lofts, por serem apartamentos espaçosos, sem paredes divisórias, com pé direito alto.

Assim, muitos moradores que ocupavam esses espaços optaram por manter a arquitetura original. Para isso, deixaram aparentes os revestimentos, os tijolos e o concreto das superfícies e dos pisos.

Com o passar do tempo, esse estilo foi aceito e reconhecido de modo surpreendente, ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo. Pela origem industrial, sua essência se encontra exatamente na manutenção das características das antigas fábricas.

Vale ressaltar que, atualmente, a aparência “crua” e a simplicidade do industrial costumam acompanhar e combinar perfeitamente com os estilos vintage e rústico. Um tipo de mistura que pode variar, de acordo com a preferência de cada morador.

Quais são as características desse tipo de decoração?

O estilo industrial se baseia muito nos fatores primários das construções, como paredes expostas sem acabamento, pisos de tijolos e cimento. Da mesma forma, confere espaços cheios de personalidade e com um toque forte de modernidade.

A otimização do local é algo que chama muito a atenção nas decorações do estilo industrial. Além de se fundirem, os ambientes também concentram funcionalidades.

Por exemplo, uma sala pode se transformar em quarto durante a noite. Ou a sala de jantar e a cozinha ocupam o mesmo ambiente, conferindo um conceito aberto, com locais interconectados e muita criatividade.

A seguir, listamos alguns dos principais elementos que caracterizam o estilo industrial:

  • madeira de demolição;
  • tijolinhos de barro expostos nas paredes;
  • janelas e portas amplas;
  • espaços integrados;
  • luminárias e pendentes vintage;
  • superfícies sem acabamento;
  • pisos de cimento e concreto aparente;
  • referências ao passado;
  • móveis antigos reformados;
  • apetrechos reciclados e feitos em casa;
  • objetos decorativos inusitados;
  • fios expostos, tubulações a mostra e vigas aparentes;
  • tons terrosos e cores neutras e quentes;
  • mobília com estilo minimalista;
  • móveis duradouros, feitos de aço, madeira maciça ou ferro.

Portanto, caso opte por decorar a sua casa no estilo industrial, você poderá abrir mão de esconder instalações elétricas e hidráulicas, mantendo as características primárias da construção. A ideia é deixar tudo o mais cru possível. Para reforçar, você ainda pode deixar de lado o forro e instalar luminárias em trilhos, diretamente sob a laje.

Outro ponto especifico da decoração industrial é o minimalismo, ou seja, tem como premissa que o “menos é mais”. Valoriza a ausência de elementos decorativos, a simplicidade e a comodidade. Por isso, o melhor é prezar por objetos funcionais e evitar os excessos.

A suavidade e o aconchego do ambiente ficarão por conta dos móveis, dos tons fechados e mais leves de almofadas, vasos e outros elementos que darão um equilíbrio aos revestimentos aparentes.

Como apostar na decoração estilo industrial?

Quando você opta por um projeto que siga o estilo industrial, os arquitetos e os designers de interiores têm o desafio de adaptar os espaços e torná-los confortáveis e convidativos, usando apenas os elementos característicos desse modelo. A primeira coisa a ser feita é acertar na estrutura.

Como você já viu, o pé direito deve ser alto, os espaços integrados e as janelas largas. Já os revestimentos são essenciais para compor o estilo industrial. O mais recomendado é que sejam de metal, concreto, cimento queimado e tijolo.

Mantenha as estruturas e instalações à mostra, sempre priorizando formas e linhas retas. Na cozinha, por exemplo, você pode adotar uma ilha, armários de aço ou madeira, que são bem característicos do estilo. Deixe o charme da imperfeição falar mais alto, mas lembre-se de equilibrar todos os elementos!

Quanto à decoração, os objetos metálicos, como bancos e luminárias, são ótimas alternativas para criar um lugar agradável e com toques industriais. Como o estilo consiste em um ambiente amplo, tome cuidado para não exagerar na quantidade de móveis. Escolha apenas o necessário para cada ambiente.

É importante ressaltar que, embora uma das características do estilo industrial seja as paredes sem acabamento e as instalações aparentes, você não precisa deixá-las dessa forma necessariamente, ou manter as estruturas à mostra. Da mesma forma, o espaço não precisa ser igual a um loft.

Você pode usar apenas os elementos para equilibrar a decoração e, ao mesmo tempo, trazer um ar industrial. Por exemplo, é possível misturar móveis de madeira de demolição e outros metálicos, assim como utilizar o estilo folk na decoração.

Então, se você é do time que adora uma combinação cheia de personalidade, elegância e modernidade, o estilo industrial é a escolha certa. A tendência está mostrando que realmente veio para ficar, já que tem tudo a ver com o ritmo de vida de muitas pessoas.

Agora que você já sabe como decorar sua casa no estilo industrial, que tal ficar por dentro de outras linguagens de arquitetura? Leia, agora mesmo, nosso artigo sobre o estilo escandinavo.


RELACIONADOS