Very Peri: como usar a cor do ano

O tom Very Peri já está presente em alguma parte da sua casa? Esse termo incomum se refere à cor lilás-azulado. Se não tem um sofá, revestimento ou peça decorativa com essa tonalidade no seu apartamento, ou mesmo nos lares de amigos e familiares, saiba que muito provavelmente ela vai preencher os lugares por onde passar durante o ano.

Eleita como a cor tendência da Pantone 2022, a sensação experimentada pelo uso é a de despreocupação e criatividade. Após a leitura deste artigo, você vai ficar por dentro de como utilizar esse tom na decoração do lar, explorando possibilidades de combinações e exemplos práticos.

Quer entender os motivos dessa escolha e por que usar na sua casa ou apartamento? Continue a leitura e confira, agora!

Qual é a cor do ano?

Todos os anos, a Pantone, instituição fundada em 1963, responsável por catalogar o sistema de cores conhecido pelos humanos, elege um tom para o ano. Essa escolha acontece a partir de pesquisas, observando tendências de comportamento e de certo estado geral das coisas, com base em acontecimentos que marcam o presente da nossa cultura.

Dessa maneira, Very Peri é uma tonalidade de azul que também agrega camadas de vermelho-violeta. Em um ambiente, sua presença é notada de maneira destacada, dinâmica e alegre. A cor transita entre um estímulo à criatividade e a ações que fomentam a imaginação.

Por que essa cor foi escolhida?

Essa cor é a simbolização e o direcionamento para a ideia de estarmos, finalmente, vivenciando um futuro esperado, com acesso à alta tecnologia, reconfigurando nossos modos de viver. Adicionalmente, o sentimento transmitido pela cor também está afinado com a esperança de dias melhores, após o longo período pandêmico da Covid-19.

Por que usar a cor do ano na decoração?

Mas você pode estar se perguntando: se todos os anos é eleita uma cor, seria interessante esse investimento, apesar da eminente mudança de tendência? A resposta é sim! O direcionamento cromático de cada ano é apenas uma orientação, e não uma regra que, de um dia para o outro, passa a ser descartada.

Afinal, imagine o seguinte: azul, vermelho, rosa e qualquer outra cor que você pensar agora trazem a sensação de algo ultrapassado? Qualquer tonalidade permite composições em projetos de decoração. O que dá a sensação de desgaste ou desatualização é a maneira como os volumes, materiais e combinações são colocadas.

Como usar a cor do ano na decoração?

Ao pensar em decoração, é sempre interessante ter atenção ao uso de cores análogas e complementares. A harmonia acontece pela ideia de continuidade e de oposição. Além disso, também a questão da quantidade de cor, da luz, dos tipos de texturas e do local onde são dispostas influencia diretamente a composição harmônica.

As análogas fortalecem uma grande massa de cor, agindo como continuidade uma da outra (rosa, vermelho e laranja, por exemplo). É só pensar em um universo de cores parecidas. No caso da Very Peri, tons de azul e roxo funcionam de modo análogo. De outro lado, as cores complementares são bem diferentes entre si, porém ao juntá-las, elas dão a sensação de encaixe (azul e amarelo ou rosa e verde, por exemplo).

Se você está em dúvida sobre como usar a cor do ano na decoração do seu lar, aposte em objetos ou coisas que contenham a cor e possam facilmente ser mudados de posição ou, até mesmo, de volume. Um tecido que pode ser usado como manta para o sofá ou como peça para uma parede. A ideia é sempre ir testando, e também começar com o raciocínio do “menos é mais”. Assim, gradualmente, você poderá sentir o clima da cor.

Exemplos práticos do seu uso

Agora que você já sabe os principais direcionamentos para o uso da Very Peri, destacamos alguns exemplos criativos para essa cor pulsante e tranquila. Acompanhe, abaixo!

Revestimentos

Em um projeto de banheiro, revestimentos em uma das paredes com o lilás-azulado podem ser um ponto focal muito bem-vindo. Lembre-se de que, se você deseja que a cor seja a protagonista do local, uniformize o espaço e aposte em tons neutros ao redor da parede com Very Peri.

Tapetes

Colocar cor no piso por meio de tapetes é uma solução criativa para quem quer dar destaque à tonalidade Very Peri de modo mais homogêneo. A depender do tamanho do tapete, o local oportuniza o protagonismo para o lilás-azulado.

Por isso, é importante apostar em cores complementares, fazendo o uso de tons e texturas mais neutras para favorecer o destaque do tapete, como o uso de estampas.

Pequenos objetos

Um pequeno espelho com a moldura da cor do ano pode ser uma alternativa para quem prefere mais discrição, ou já tem outra cor preferida para a composição do ambiente pretendido. Invista em uma tinta e pinte objetos que você já tem em casa. Podem ser peças de cerâmica, como cinzeiros ou pequenos jarros.

Luzes

Se você ainda não se convenceu a investir em uma peça ou fazer reformas mais profundas ao utilizar a Very Peri, então, o momento é de utilizar boas fontes de luz nessa cor. Para isso, basta comprar lâmpadas ou fitas de LED inteligentes. Com elas, é possível variar a cor e a intensidade. Aposte em uma luz difusa no ambiente.

Para evidenciar o tom do lilás-azulado, utilize a fonte em uma parede branca ou direcione para objetos e peças de cor neutra. Você pode utilizar um ponto de foco para essa luz no ambiente e adicionar uma tabela de cores análogas para fortalecer a produção decorativa.

Como você notou, a Very Peri é a cor lilás-azulado eleita como a tendência de 2022. Sua sensação de calma e força criativa, tendo como base o recomeço, segundo o direcionamento da Pantone, pode ser um escolha bem encaixada para fazer aquela mudança na decoração do seu lar. Revestimentos, tapetes, pequenos objetos e até luzes são ótimas formas da Very Peri ser utilizada.

Agora que você tem esse variado leque de possibilidades para usar a cor do ano, aproveite e compartilhe este post nas redes sociais com seus amigos e conhecidos.


RELACIONADOS