Estilos de decoração: quais são e como torná-los mais sustentáveis?

A decoração de um ambiente não se limita apenas a deixá-lo mais bonito, como também traz funcionalidade e personalidade ao espaço. Além disso, contribui tanto para o bem-estar quanto para a qualidade de vida. Afinal, essa arte tem o poder de mexer com nossas sensações.

Para ter uma composição harmônica, é importante seguir os estilos de decoração, pois eles nos dão um norte para compor os ambientes para trazer os efeitos de conforto físico e psíquico.

No entanto, há outro fator que impacta diretamente não apenas nossa qualidade de vida, como a de todos: a sustentabilidade. Você sabia que é possível ter uma casa sustentável e, ao mesmo tempo, bem decorada? Acompanhe o post e saiba como!

Entenda o que são estilos de decoração

Como o próprio nome sugere, é uma linha que seguimos para decorar os ambientes. Porém, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não é algo padrão ou engessado.

É um estilo para tomarmos como base e que guiará a escolha da paleta de cores, do modelo dos móveis, das texturas e da quantidade de elementos que vão compor os espaços.

Como comentamos, os estilos de decoração são um norte para compor ambientes bonitos, confortáveis e funcionais, gerando um bem-estar maior. Mas, para isso, é preciso encontrar o estilo que mais tem a ver com o seu perfil. Desse modo, é possível imprimir sua personalidade de forma harmônica nos espaços.

Conheça os principais tipos e suas características

O design de interiores conta com uma grande variedade de estilos decorativos. Alguns já existem há um bom tempo, enquanto outros são criações recentes.

E assim como acontece com a moda, há elementos que se transformam em tendências de decoração, ou seja, conquistam tanto as pessoas que viram uma verdadeira febre. Quer saber quais são os principais estilos que nunca saem de moda? Confira, a seguir.

Moderno

Ideal para quem preza pela simplicidade aliada ao bom gosto. No estilo moderno, não há excessos e o visual é atemporal. Isto é, mesmo com o passar do tempo, você terá uma bela decoração. Seus pontos marcantes são:

  • predominância de tons neutros, como branco, off white, bege, cinza, marrom e preto;
  • transparência e leveza em muitos elementos, com materiais como o vidro, acrílico, aço e policarbonato;
  • linhas retas nas paredes, pisos e mobília. Aliás, os móveis planejados são ideais para esse estilo de decoração;
  • espaços integrados, como a sala de estar junto à cozinha;
  • poucos elementos decorativos para manter o ambiente clean.

Minimalista

A regra “menos é mais” é o que rege o minimalismo. Desse modo, passa a sensação de tranquilidade e permite deixar o lar sempre organizado, pois é composto por poucos elementos.

Ele é composto por tons neutros e claros e poucos elementos. Uma ótima dica é optar por móveis multifuncionais, ou seja, uma mesma peça exerce mais de uma função no ambiente, como um recamier que também é uma sapateira.

A propósito, o minimalismo é o estilo preferido por quem procura uma decoração sustentável.

Industrial

Inspirado nos galpões nova-iorquinos que eram transformados em moradia, o estilo industrial tem uma proposta muito interessante, observe:

  • conceito aberto, com pé direito alto, mezanino e poucas divisões entre os cômodos;
  • instalações expostas, como vigas, colunas e tubulações;
  • aparência e textura original de materiais como metal, madeira, concreto, tijolo;
  • tons vibrantes em detalhes para criar contraste, como luminárias, molduras de quadros, entre outros;
  • acabamento metálico em elementos como eletrodomésticos, parte dos móveis, esculturas, entre outros.

Rústico

É um dos estilos que mais remete à sensação de conforto e aconchego. Isso porque lembra muito a composição da decoração das casas do interior, valorizando a aparência e textura dos materiais naturais, especialmente da madeira. Suas principais características são:

  • luz amarelada para criar um clima convidativo e mais intimista;
  • muitos tecidos, como mantas sobre os sofás e camas, almofadas, tapetes, cortinas;
  • paleta de cores que remetem à natureza, como palha, off white, terracota, marrom, bege e tons de verde;
  • peças artesanais;
  • plantas de diversos tamanhos e espécies;
  • materiais naturais como a madeira, tijolo aparente, pedras, entre outros.

Clássico

O estilo preferido de quem busca requinte e sofisticação na medida certa. Ele é composto por ambientes amplos, com tetos, rodapés e paredes bem trabalhadas com ornamentos. Além disso, há outros traços bem marcantes, como:

  • móveis robustos e com estofado com tecidos como veludo e linho;
  • materiais nobres, como mármore e madeiras como palissandro, mogno e nogueira. Uma dica: utilizar porcelanatos que reproduzem fielmente esses materiais é uma excelente forma de incluí-los na decoração;
  • peças com estruturas torneadas e elegantes;
  • colunas com ornamentos entalhados;
  • itens decorativos suntuosos, como candelabros, molduras robustas, porcelanas, bustos, lustres, arranjos florais;
  • cortinas com tecidos bem estruturados como veludo ou linho.Estilos de decoração

Veja por que conhecer seu próprio estilo de decoração

Como você viu, há estilos bem diferentes. Dessa maneira, certamente há um que combine com o seu perfil e atenda às suas necessidades e desejos.

Encontrar o que mais combina com você ajudará a fazer as compras corretas para compor a decoração do seu lar, deixando-o do jeitinho que você sempre sonhou. Assim, você se sentirá ainda mais confortável em casa, aumentando sua sensação de bem-estar.

Saiba como descobrir seu estilo de decoração

No fundo, todos nós sabemos do que gostamos, concorda? A parte difícil é conseguir compor os ambientes de forma harmônica. Para descobrir qual é o seu estilo, procure diversas imagens de cada estilo e analise qual é o que mais agrada, imagine-se em cada um dos lugares e reflita sobre em qual você se sentiria mais à vontade.

Além disso, leve em consideração seu estilo de vida, as necessidades da sua rotina e quais soluções são importantes para o seu dia a dia. Observe, também, os detalhes da sua casa atual, de como está no momento, e liste aqueles que você mais gosta. Isso ajudará muito a entender qual é o seu estilo.

Descubra como tornar seu estilo de decoração mais sustentável

Geralmente, quando falamos em decoração sustentável, vêm à mente elementos como plantas, reaproveitamento de materiais, reciclagem e, até mesmo, artesanato. É verdade que tudo isso faz parte de uma decoração sustentável, mas você pode ir além.

Reaproveitar o que você tem em casa é uma ótima ideia. Dar uma repaginada nos móveis, por exemplo, é muito fácil e econômico. Na hora de comprar novos itens, preze por aqueles feitos com material reciclado ou biodegradáveis e que tenham alta durabilidade.

E na hora de construir ou reformar, priorize materiais de empresas que se dedicam ao desenvolvimento sustentável, ou seja, que, durante seus processos, prezam por executá-los de forma a minimizar as agressões ao meio ambiente, tendo a sustentabilidade como um de seus pilares.

Agora que você já sabe como aliar a sustentabilidade aos estilos de decoração, não deixe de fazer as escolhas certas na hora de compor seus ambientes. Lembre-se de que ser sustentável começa no consumo.

Ainda está em dúvida sobre qual é o estilo decorativo que mais tem a ver com você? Então, faça o nosso quiz e descubra agora mesmo!


RELACIONADOS