Muro com porcelanato: 7 dicas de como usá-lo

Investir no revestimento da parede externa é uma alternativa que renova o visual e valoriza ainda mais a casa. Por isso, o muro se tornou parte essencial da decoração e tem ganhado um visual diferenciado.

Entre as alternativas existentes no mercado está o porcelanato que, por apresentar diversas texturas, cores, formatos e versatilidade, acabou se transformando em uma excelente opção para revestir os muros dos imóveis.

Comparado aos outros tipos de acabamentos, o porcelanato oferece vantagens como beleza, alta durabilidade, resistência à mecânica e à incidência de calor, baixa absorção de água e praticidade na manutenção. No entanto, é fundamental ter atenção a alguns detalhes na hora de utilizá-lo.

Para que você saiba como revestir o muro com porcelanato, listaremos, neste artigo, algumas dicas importantes, destacando os principais tipos e seus benefícios. Continue a leitura e confira!

1. Entrada com textura de aço

Uma tendência atual é o investimento em porcelanatos com textura de aço para revestimento da fachada da casa. O efeito é, sem dúvida, excelente, pois traz modernidade e estilo ao resultado final.

Os porcelanatos que reproduzem o aço apresentam aspecto deteriorado e rústico, mas são resistentes e garantem proteção contra a corrosão e a ação do tempo. Isso faz dele uma ótima opção para fachadas e para o próprio muro com porcelanato, pois o material é durável e exige pouca manutenção.

O Oxi Rudi une a textura do metal à qualidade do porcelanato e reproduzem o efeito de ação do tempo.

2. Porcelanato semelhante a rochas naturais

Os porcelanatos que remetem a rochas naturais são atemporais e podem abraçar estilos diferentes, dos mais sofisticados e sóbrios aos mais interioranos e acolhedores.

Com a série Arenito, é possível inspirar-se nas belas paisagens da Toscana, na Itália. A coloração levemente avermelhada resgata uma estética rústica e aconchegante.

3. Destaque com iluminação externa

Uma iluminação bem projetada é outra forma de valorizar ainda mais o porcelanato no muro. Afinal, o tom claro do revestimento chama atenção e ajuda a iluminar a área externa. Além disso, é possível usar a iluminação do jardim a seu favor, por exemplo. Não se esqueça, também, de combinar o design do portão ao estilo escolhido para o restante da decoração.

Nesse caso, o porcelanato polido é uma ótima escolha. Seu brilho ajuda a aumentar a reprodução de luz por conta do reflexo, o que causa a impressão de um ambiente maior e mais iluminado.

4. Uso de tons neutros e suaves

Apesar de os espaços coloridos serem apaixonantes, os moradores têm optado cada vez mais por decoração em tons neutros e suaves. Essas tonalidades deixam o ambiente mais elegante e atemporal, assim como ampliam visualmente o espaço.

Outro aspecto a favor dos tons neutros no muro com porcelanato é a possibilidade de utilizá-los para compor projetos com diferentes estilos de decoração e linguagens, de acordo com o gosto dos moradores. Assim, uma das melhores maneiras de usar esse material é na superfície que compõe a base do ambiente e, na dúvida sobre qual cor usar, aposte no bege ou no cinza, sem medo!

5. Combinações com tijolos artesanais

Esse é o estilo que mais se aproxima do rústico, dando aquela sensação de casa aconchegante e acolhedora. A combinação do acabamento com porcelanato com tijolos artesanais é especial, e uma boa opção para decorar o espaço externo da casa, dando um toque mais charmoso às paredes. Além disso, esse mix pode ser uma alternativa mais barata e fácil de aplicar.

Aqui, o ideal é combinar um tipo de porcelanato esmaltado para utilizar na fachada, com coloração irregular bem semelhante ao aspecto original dos tijolos artesanais. Assim, o revestimento recebe uma camada de esmalte por cima da massa com o desenho desejado.

6. Toque clássico e charmoso no revestimento

Para quem não abre mão da classe e do charme no revestimento externo do imóvel, investir no porcelanato é, sem dúvida, a opção ideal. Manter esse visual na decoração dos muros, além de bonito, é atemporal, pois se trata de um material resistente, que dificilmente precisará ser substituído com o tempo.

Para ficar ainda mais charmoso, é possível mesclar os revestimentos, como porcelanato bege e madeira. Até mesmo a mistura com o cimento queimado pode diferenciar o estilo da decoração, mas sem deixar o clássico para trás. Com os elementos em harmonia, o resultado tende a ser muito elegante.

7. Combinações no muro com porcelanato e madeira

Uma ótima dica é optar pela combinação do porcelanato com a madeira, ou escolher revestimentos que reproduzem esse material — há versões que apresentam cópias fiéis das tradicionais tábuas.

Desde que seja harmoniosa e bem planejada, a combinação entre os dois para a fachada da casa resulta em um ambiente agradável e charmoso, e ainda pode compor decorações diversificadas. Tudo depende de como você equilibra os materiais no mesmo espaço. Por exemplo, você pode utilizar pisos de madeira nas bordas do muro, ou mesmo em uma faixa, e o restante cobrir com algum tipo de porcelanato mais rústico.

Como você pôde ver, todas essas dicas são maneiras eficientes de garantir beleza e proteção para a fachada do seu imóvel. A ampla diversidade de tamanhos, cores e texturas dos porcelanatos possibilita criar interessantes composições para valorizar o visual da casa.

Por isso, o porcelanato ganha cada vez mais destaque e tem se tornado uma tendência para o revestimento das paredes externas. Vale ressaltar a importância de avaliar as especificações e as indicações de cada tipo de material, e ter atenção ao momento de fazer o assentamento, a fim de assegurar que o resultado seja o melhor possível.

Lembre-se de que, ao optar pelo porcelanato na decoração do seu muro, você garante um visual inovador e moderno, valorizando ainda mais o projeto da casa!

Agora que você já sabe como o porcelanato para muro pode ser uma ótima alternativa, que tal conhecer os serviços da Incepa? Nós oferecemos soluções completas de revestimentos cerâmicos com produtos coordenados para piso e parede. Entre em contato com a gente e saiba mais sobre nossos produtos!

.


RELACIONADOS