Porcelanato Polido: beleza e sofisticação no revestimento

O porcelanato polido é um dos diversos tipos de acabamentos para porcelanatos que se destacam nos meios da decoração e construção.

Afinal, dentro dos tipos de porcelanato, como esmaltado ou técnico, há os acabamentos de porcelanato, como polido, acetinado ou natural.

Assim, o porcelanato polido tem uma superfície lisa e brilhante que cria um ambiente de elegância e sofisticação, além de apresentar vantagens notáveis a todos os porcelanatos, como durabilidade, resistência a manchas e baixa manutenção.

Além disso, sua versatilidade permite a aplicação em uma variedade de ambientes e cômodos.

Então, se você está considerando utilizar porcelanato polido em sua casa ou projeto, convidamos você a explorar mais sobre esse tipo de revestimento

Venha com a Incepa e aprenda tudo sobre o assunto.

O que é porcelanato polido?

O porcelanato polido é um tipo de revestimento cerâmico conhecido pela sua superfície polida e reluzente.

Afinal, passa por um processo de polimento em sua superfície que a torna lisa e brilhante.

Além disso, esses porcelanatos têm uma absorção de água muito baixa (geralmente igual ou menor que 0,1%) e são muito resistentes mecanicamente.

Por isso, o porcelanato polido é muito apreciado pelo seu aspecto elegante e pela facilidade de manutenção.

A Incepa trabalha com o tipo de porcelanato esmaltado, onde o acabamento recebe a aplicação de uma camada especial de esmalte vitrificado.

Onde usar o porcelanato polido?

Porcelanato da série Portofino com acabamento polido na parede – Incepa

É importante considerar as aplicações específicas do porcelanato polido ao escolhê-lo para o revestimento de pisos. 

Assim, é permitido usar o porcelanato polido em áreas internas secas e molháveis (ficando atento a esta última pois fica bem escorregadio e pode gerar acidentes)

Para entender melhor, confira as especificações dessas áreas de acordo com a Norma de Desempenho NBR 15575:2013:

  • Áreas secas: são áreas onde não é prevista a presença frequente ou prolongada, e nem mesmo a exposição direta à água. Por exemplo, espaços como salas, quartos, corredores, escritórios, entre outros.
  • Áreas molháveis: espaços onde a presença de água é esperada, mas não em níveis constantes ou permanentes, que podem ser expostos à umidade de forma intermitente ou temporária. Por exemplo, cozinhas, lavanderias e banheiros.

Então, o coeficiente de atrito (medida que caracteriza uma superfície quanto à facilidade ou não de escorregamento) de revestimentos Incepa para áreas internas é <0,40.

Ou seja, o piso com acabamento polido poderá ser aplicado nessas áreas que necessitam de menor resistência ao escorregamento.

Onde não usar o porcelanato polido?

O porcelanato polido não é recomendado para áreas molhadas. Ou seja, aquelas sujeitas a exposição direta e constante à água, como banheiros com chuveiro, lavanderia ou ao redor de piscinas.

Afinal, o porcelanato polido pode se tornar escorregadio, com coeficiente de atrito ≥0,40, uma vez que esses locais requerem mais resistência ao deslizamento.

Assim, para essas áreas, o recomendado é aplicar porcelanatos com acabamento acetinado, pois possuem um coeficiente de atrito úmido maior que os porcelanatos com acabamento polido.

Além disso, é importante escolher outros tipos de revestimentos para essas áreas — como os porcelanatos com acabamentos antideslizantes, como Grip, Grip Plus e ABS.

Vale lembrar que a Incepa oferece séries completas, que abrangem uma ampla variedade de formatos e acabamentos. 

Isso permite que você integre ambientes com usos diversos, garantindo versatilidade e estilo em sua decoração.

Vantagens e desvantagens do porcelanato polido

Porcelanato Linha Galileu e Calacata – Incepa

Como qualquer tipo de revestimento, o porcelanato polido tem suas próprias vantagens e desvantagens a considerar ao escolher o piso ideal para o seu espaço. Conheça!

Vantagens

  • Estética elegante: superfície lisa e brilhante que confere um visual sofisticado
  • Brilho refinado: proporciona um efeito de reflexão que ajuda a ampliar a iluminação do espaço, tornando-o mais luminoso — seja a luz natural que entra pelas janelas ou a iluminação artificial utilizada no ambiente.
  • Versatilidade: pode ser usado em diversos cômodos, tanto em residências como em ambientes comerciais
  • Variedade de design: disponível em uma ampla gama de cores e padrões para atender às preferências de decoração

Desvantagens

  • Escorregadio: tende a ser mais escorregadio quando molhado, o que pode representar um risco de queda em áreas molhadas
  • Riscos com mais destaque: embora ele tenha a mesma resistência a riscos que os porcelanatos com outros tipos de acabamento, em função do reflexo do brilho, o risco aqui pode ficar mais visível, especialmente em áreas de alto tráfego
  • Reflexos indesejados: em ambientes muito iluminados, o brilho do porcelanato polido pode criar reflexos indesejados
  • Manchas visíveis: pode refletir as manchas de gordura ou de dedos de forma mais intensa que outros acabamentos

>> Veja Também: Porcelanato Incepa é bom – conheça os principais benefícios

Como Limpar o Porcelanato Polido no Dia a Dia?

Porcelanato Polido Série Nordico – Incepa

Quer aprender como manter o porcelanato polido limpo e com aparência brilhante no dia a dia? Então, confira as nossas dicas!

  • Varredura regular: comece removendo poeira e sujeira solta varrendo ou aspirando a superfície do porcelanato
  • Pano úmido: em seguida, umedeça um pano limpo com água morna. Certifique-se de que o pano esteja apenas úmido, não encharcado
  • Produtos neutros: para uma limpeza suave, use produtos de limpeza neutros com um pH de cerca de 7. Evite produtos abrasivos, ácidos ou alcalinos, pois podem danificar o brilho do porcelanato
  • Limpeza delicada: passe o pano úmido sobre a superfície, limpando suavemente as manchas ou sujeira
  • Enxágue adequado: certifique-se de que não haja resíduos de sabão ou detergente após a limpeza. Enxágue bem o piso com um pano úmido limpo e água limpa, se necessário
  • Secagem: finalize secando a superfície com um pano seco e limpo para evitar manchas de água
  • Prevenção: coloque tapetes ou capachos nas entradas para evitar a entrada de sujeira e areia que possam arranhar o porcelanato

Porcelanato brilhoso é na Incepa!

Se você está em busca de revestimentos brilhosos de alta qualidade, a Incepa tem a solução ideal para você. 

Afinal, existem dois tipos de acabamento brilhante para os porcelanatos esmaltados da Incepa: 

  • Micro Crystal: oferece um brilho premium distribuindo luz de forma uniforme, garantindo um brilho intenso, cores mais vivas e profundidade para os desenhos e veios da estampa
  • Polido: uma opção mais comum para quem busca uma superfície lisa e reluzente, refletindo a luz e ampliando o espaço, criando uma sensação de maior luminosidade

Com a Incepa, você pode transformar seus espaços em ambientes elegantes e sofisticados, aproveitando a durabilidade e a beleza dos porcelanatos brilhosos. 

Para conhecer mais, aproveite e confira a revista de lançamentos Incepa 2023!

E aí, você gostou de aprender um pouco mais sobre o assunto? Confira mais no blog da Incepa!

Fonte das imagens: banco de imagens da Incepa


RELACIONADOS