Incepa responde: porcelanato polido vs acetinado, o que muda?

Graças a sua versatilidade, durabilidade e estética, o porcelanato virou a peça chave de vários projetos. No entanto, são necessários alguns cuidados ao escolher o revestimento.  Deve-se levar em consideração algumas características técnicas, como resistência, intensidade do brilho e se o produto é adequado para o local que deseja colocá-lo.

Nesse texto do Incepa Responde, iremos explicar a diferença entre o porcelanato acetinado e polido. Para começar, é importante lembrarmos que esses termos estão relacionados ao acabamento do produto, ou seja, sua superfície.

Além disso, os porcelanatos da Incepa podem ser aplicados tanto em pisos quanto em paredes, independente do acabamento que recebem. A seguir, confira as principais diferenças entre esses dois modelos. Boa leitura!

Porcelanato Polido

Como o próprio nome sugere, os porcelanatos com acabamento polido recebem polimento em seu processo de fabricação. Como resultado, temos peças com uma superfície lisa e super brilhosa, características típicas deste produto.

O seu brilho intenso confere elegância aos espaços, levando personalidade e requinte ao ambiente. No entanto, não é recomendável utilizá-lo em áreas molhadas – como banheiros, cozinhas e piscina – pois, por apresentar uma superfície lisa e não absorver água, torna-se escorregadio.

Portanto, nossa sugestão é utilizar o porcelanato polido em cômodos secos, tais como salas, corredores e quartos. Outro ponto de atenção é que seu brilho o deixa mais suscetível a riscos, por isso pede uma limpeza cuidadosa, apenas com um pano úmido e produtos neutros.

A Incepa possui diversos produtos que se encaixam nessa categoria e, como se não bastasse o brilho inconfundível, as peças contam com acabamento retificado e juntas de apenas 1mm, a menor do mercado. Conheça alguns modelos:

Porcelanato Acetinado

Os porcelanatos com acabamento acetinado passam por um processo de escovação, como resultado temos peças com pouco ou nenhum brilho. A superfície apresenta uma textura sedosa e suave, proporcionando a sensação de aconchego aos ambientes.

Por não receber a camada de esmalte brilhante, é pouco escorregadio e possui menos chances de riscar do que o porcelanato polido. Por esse motivo, é indicado para casas com animais de estimação e pode ser aplicado em áreas internas e externas.

A impressão HD possibilita que os porcelanatos acetinados da Incepa evoquem a textura de materiais naturais como madeira, pedra ou mármore. Abaixo temos alguns exemplares:

Após a leitura, esperamos que você tenha compreendido as diferenças entre os porcelanatos acetinados e polidos. Como podemos observar, cada acabamento é indicado para um ambiente, então escolha aquele que atenda suas necessidades e combine com o seu projeto. Qualquer dúvida, estamos aqui.


RELACIONADOS