Incepa responde: conheça os tipos de acabamento

Em outros textos do blog, explicamos em detalhes a diferença revestimentos cerâmicos e Porcelanato, focando na resistência mecânica e porosidade de cada um deles.

No entanto, para contextualizá-lo sobre o tema e garantir que você compreenda muito bem o conteúdo desse texto, iremos fazer um breve resumo. O porcelanato é um produto cerâmico, que difere-se do revestimento cerâmico convencional já em seu processo de fabricação.

Para sua confecção, os materiais refinados e a porcelana são submetidos a uma temperatura de queima muito elevada, o que garante peças com mais resistência mecânica e baixa porosidade.

O fator que determina essas duas características é a porosidade da massa, quanto mais poroso um revestimento, mais água ele absorve e menos resistente ele será. Os porcelanatos são os revestimentos que menos absorvem água, com um índice que varia entre 0,1% e 0,5%, por isso a alta resistência.

Agora que você já sabe sobre revestimento e resistência, chegou o momento de falar sobre um assunto que confunde até mesmo profissionais da área: o acabamento. Existe uma infinidade de acabamentos e cada um deles possui uma função específica.

Além de complementar a estética do ambiente, ele é a peça chave para garantir um espaço seguro para as pessoas. Para esse texto, reunimos alguns modelos e indicações de qual utilizar em diferentes locais. Confira!

Coeficiente de Atrito Úmido

Antes de falarmos sobre acabamentos, é importante ter em mente o que significa coeficiente de atrito. Resumidamente, podemos dizer que corresponde à medida que caracteriza uma superfície quanto à facilidade ou não de escorregamento.

De acordo com a norma de produto, os revestimentos para áreas internas podem ter um coeficiente de atrito <0,40, enquanto os para áreas externas devem ter um coeficiente de atrito ≥0,40, uma vez que esses locais requerem mais resistência ao escorregamento.

Já a norma de desempenho, classifica essas áreas em:

  • Molhadas: onde pode ocorrer a formação de lâmina de água, como banheiros com chuveiro e áreas de serviço.
  • Molháveis: áreas que podem ocorrer respingos, como banheiros sem chuveiros, cozinhas e sacadas cobertas.
  • Secas: espaços não expostos diretamente à água, nem mesmo durante a limpeza.

Para atender as exigências do mercado e as normas citadas acima, a Roca Brasil Cerâmica desenvolveu produtos com diferentes níveis de resistência ao escorregamento. São eles:

Grip

Possui um Coeficiente de Atrito Úmido de 0,40 a 0,49, sendo ideal para áreas molhadas internas. Além disso, possui uma superfície menos áspera e toque mais suave, quando comparado com antideslizantes comuns. Essas características também o tornam muito fácil para limpeza.

A série Calacata possui produtos com acabamento Grip

Grip Plus

Seu Coeficiente de Atrito Úmido está entre 0,50 e 0,69. Portanto, recomendamos utilizá-lo em calçadas residenciais, escadas internas e varandas. Para complementar, sua superfície é mais suave quando comparada ao ABS, levando praticidade na limpeza diária.

A Incepa terá muitas novidades em 2021, entre elas produtos com acabamento Grip Plus. Fiquem ligados!

ABS

O acabamento ABS tem um Coeficiente de Atrito Úmido > 0,70, o que garante um produto com aderência 30% maior do que outros acabamentos tradicionais. Por esse motivo, é a opção adequada para áreas molhadas, onde a resistência ao escorregamento é fundamental.Como exemplo: decks de piscina, escadas externas e rampas com até 10% de inclinação.

Outra característica é que apesar do alto índice de Coeficiente de Atrito Úmido, sua superfície não é tão áspera quando comparada às pedras naturais ou revestimentos antideslizantes convencionais. Dessa forma, é possível manter praticidade na limpeza.

Isso porque a Roca Brasil Cerámica possui uma granilha exclusiva, que proporciona diversos benefícios. Como podemos ver nas imagens abaixo:

O revestimento Quartzita é uma dos produtos da Incepa que possui revestimento ABS. No projeto abaixo ele não foi utilizado em áreas externas, evidenciando sua versatilidade.

Revestimento Quartzita

Limpabilidade e resistência à manchas

Nos acabamentos acima, citamos sobre a facilidade de limpeza de cada um deles. Essa característica é determinada pelo grau de limpabilidade e resistência à manchas.

Em peças esmaltadas, está diretamente ligada à textura da superfície. Já as não-esmaltadas, dependem da porosidade da massa. Porém, de forma geral, podemos dizer que os produtos com textura lisa apresentam mais facilidade de manutenção do que aqueles com textura áspera.

A grande maioria dos revestimentos cerâmicos da Roca Brasil Cerâmica possuem máxima facilidade de limpeza e são facilmente limpos com produtos de uso doméstico.

Com esse conteúdo, esperamos que você tenha compreendido a diferença entre os tipos de acabamento e realize a escolha correta de acordo com o ambiente. Relembrando que esses são os acabamentos relacionados à resistência ao escorregamento, um atributo de segurança. Porém, existem outros tipos de acabamento relacionados ao porcelanato, que você confere em nosso próximo texto.


RELACIONADOS