Incepa responde: dicas para não errar na hora de revestir áreas externas

As áreas externas estão sendo cada vez mais valorizadas, principalmente nesse momento de isolamento social em que passamos mais tempo em casa. Os jardins, varandas e decks tornaram-se nossos espaços de lazer e conforto.

Porém, para garantir momentos descomplicados e agradáveis, as áreas externas precisam receber uma atenção especial, principalmente quando falamos em revestimentos. A exposição às ações do tempo e movimentação intensa pedem produtos que sejam resistentes e ofereçam segurança para os moradores.

Nesse cenário, os porcelanatos são uma ótima opção. Fáceis de limpar e duráveis, eles podem ser aplicados em diversos ambientes, como varandas, piscinas e garagens. Além disso,  apresentam baixa absorção de água (entre 0,1% e 0,5%) e alta resistência mecânica, como resultado temos um produto super resistente e que consegue suportar o peso exercido sobre ele.

Mas dentre um universo tão extenso, como escolher o porcelanato correto para as áreas externas? Nossa primeira recomendação é optar por produtos ABS, esse tipo de acabamento possui um Coeficiente de Atrito Úmido > 0,70, o que garante uma aderência 30% maior em comparação aos acabamentos tradicionais.

No entanto, mesmo apresentando um alto índice de Coeficiente de Atrito Úmido, sua superfície não é áspera, mantendo a praticidade na limpeza. Como exemplo, temos o revestimento Quartzita, que além de ter um visual incrível, é seguro e resistente para as áreas externas.

Revestimento Quartzita, Incepa

Outra dica é priorizar as linhas de porcelanato que não sejam polidos, como o Técnico Natural, por exemplo. Nesse texto, explicamos de forma detalhada os diferentes tipos de porcelanato, mas de forma geral, os porcelanatos técnicos são aqueles que não recebem uma camada de esmalte, o que os torna mais resistentes a riscos e menos escorregadios.

O revestimento Alpha é um dos porcelanatos com esse tipo de acabamento. Disponível em 02 cores diferentes, ele é ideal para integrar ambientes externos e internos.

Revestimento Alpha, Incepa.

Como podemos perceber, funcionalidade e segurança precisam ser o foco para eleger o porcelanato ideal. Caso esteja pensando em trocar o revestimento da sua piscina, recomendamos procurar por produtos que sejam destinados para esse uso, como a linha Oceanic.

Porém, como são praticamente impermeáveis, é importante lembrar de adicionar um ralo na instalação ou garantir que a textura áspera permita o bom escoamento da água.

Linha Oceanic, Incepa

E para quem deseja uma alternativa para os decks de madeira, os revestimentos com impressão HD são indicados. Eles garantem toda a beleza estética do material natural aliada com as vantagens do porcelanato. Bom exemplo é a linha Loft Wood, que traz em sua impressão todos os veios da madeira e suas diversas tonalidades.

Tendência para áreas externas, os porcelanatos ainda podem ser encontrados com texturas de pedras ou cimento, garantindo seu efeito estético, mas com um custo-benefício muito superior aos materiais naturais.

Com versatilidade tanto em acabamentos quanto em tamanhos, eles possibilitam todo tipo de composição!


RELACIONADOS