Incepa responde: guia completo com todas as especificações dos revestimentos cerâmicos da Incepa

Escolher quais revestimentos cerâmicos irão fazer parte da nossa casa nem sempre é uma tarefa fácil. Uma vez que, além dos cuidados com a estética, também é necessário conhecer as especificações técnicas que envolvem as peças.

Neste texto do Incepa responde, iremos abordar justamente sobre essas questões técnicas que muitas vezes passam despercebidas. Durante a leitura, você irá aprender sobre: as nomenclaturas que utilizamos em nossas peças, os melhores ambientes para instalar os revestimentos cerâmicos e suas possíveis variáveis. Continue a leitura e confira!

Acabamentos do porcelanato

Conhecer os diferentes acabamentos do porcelanato é fundamental para saber qual o produto ideal para o ambiente, visando tanto a estética quanto a funcionalidade e segurança dos moradores. A seguir, confira os diferentes tipos de acabamento dos porcelanatos da Incepa.

Porcelanato Técnico

São produtos que não recebem esmaltação e possuem baixa absorção de água, o que garante boa resistência mecânica. Os porcelanatos técnicos são fabricados em 03 tipos de acabamento:

01. Polido

Os porcelanatos com acabamento polido possuem baixa absorção de água e apresentam uma superfície brilhante. Eles podem ser aplicados em áreas internas secas, como quartos e salas, ou em áreas molháveis, como o lavabo.

Em relação aos cuidados com manutenção, recomenda-se optar por produtos neutros, com ph 7, na hora da limpeza. É importante atentar-se a esse ponto, pois no mercado existem diversos produtos com alto índice de acidez e alcalinidade que podem manchar as peças.

02. Acetinado

O produto com acabamento acetinado possui uma superfície “macia” e suave. Assim como os polidos, eles podem ser utilizados em áreas internas secas ou molháveis, de tráfego intenso.

03. Natural

Os porcelanatos com acabamento Natural apresentam uma superfície mate. Esse produto se enquadra na categoria Grip por possuir um coeficiente de atrito entre 0,40 e 0,49, sendo ideal para áreas internas molhadas, como lavanderias e banheiros com chuveiro.

Porcelanato Esmaltado

O porcelanato esmaltado é composto por matérias primas especiais e, como o próprio nome sugere, apresenta uma superfície esmaltada e brilhante. Essa camada de esmalte permite que as placas contenham diversas estampas e padronizações.

Outra característica, é que sua absorção de água também é baixa (<0,5%) e possui boa resistência. Além disso, os esmaltados recebem tecnologia ABS, o que proporciona maior resistência ao escorregamento e 30% mais aderência.

Porcelanato Tuttomassa

O porcelanato Tuttomassa é produzido com tecnologia exclusiva da Incepa. Seu grande diferencial é a massa colorida aplicada de maneira uniforme, desde a sua base até a superfície.

Essa técnica permite que sejam criados porcelanatos com diversas formas de relevos e texturas, proporcionando um efeito natural e orgânico para cada peça.

Porcelanato para piscina

Dentre os tipos de acabamento, também é importante ressaltar aqueles que foram desenvolvidos para piscinas, já que esses produtos precisam seguir características técnicas específicas. Na Incepa, você encontra a linha Oceanic, criada especialmente para essa finalidade.

Com uma baixa absorção de água (< 0,5%), as peças apresentam baixa expansão por umidade, alta resistência mecânica, efeito pastilhados e facilidade de limpeza e manutenção. Ademais, trazem a junta mínima de 1mm, são resistentes ao cloro e permitem o uso de rejunte comum.

Dica extra

Quando for projetar a sua piscina, além de escolher um lugar com sol, você deve pensar em outros pontos importantes, como:

  • Vegetação ao redor: evite plantar árvores altas na região próxima a piscina, já que elas podem causar sombras indesejadas. Lembre-se também que as plantas que perdem folhas ao redor do ano podem acabar acumulando na sua piscina.
  • Profundidade: para evitar acidentes, a profundidade mínima indicada na hora de construir a sua piscina é de 1m40cm.
  • Acabamento: aposte em bons revestimentos, pisos antiderrapantes e bordas sem quinas, aumentando a segurança da piscina.

Porcelanato com impressão HD

Outra forma de acabamento que você pode encontrar nos porcelanatos da Incepa são aqueles com impressão digital de alta definição. Graças a tecnologia HD, é possível reproduzir com perfeição todos os veios, nuances e desenhos encontrados nos mármores, madeiras e pedras naturais.

Vale dizer que esse tipo de acabamento alcança toda a superfície do corpo cerâmico, inclusive superfícies irregulares e relevos, criando composições harmônicas e cheias de personalidade.

Graças a tecnologia de impressão HD, os veios, nuances e imperfeições da natureza são fielmente reproduzidos nas peças, criando composições harmônicas e cheias de personalidade.

Porcelanatos Lapados

Por fim, temos os revestimentos cerâmicos com acabamento lapado, que são parcialmente polidos. Sua superfície apresenta pontos brilhantes e foscos. Sem dúvidas, um acabamento sofisticado que reflete bom gosto e elegância.

Porcelanatos com acabamento ABS

O acabamento ABS é uma exclusividade da Roca Brasil Cerámica, grupo que engloba as marcas Roca e Incepa. Esse tipo de acabamento possui um Coeficiente de Atrito Úmido >70, o que garante peças com aderência 30% maior do que as encontradas no mercado.

Por esse motivo, os porcelanatos com acabamento ABS são uma opção para áreas molhadas, onde a resistência ao escorregamento é fundamental. Alguns exemplos são: decks de piscina, escadas externas e rampas com até 10% de inclinação.

Apesar do alto índice de Coeficiente e Atrito Úmido, a superfície das peças não é áspera quando comparada às pedras naturais ou revestimentos antideslizantes convencionais.

Bordas

Agora que você já conhece os diferentes acabamentos do porcelanato, chegou o momento de abordarmos o próximo tópico: as bordas da peça. Selecionamos 04 modelos que você precisa conhecer antes de escolher o revestimento para sua casa.

01. Borda Bold

Esse modelo de borda é o mais comum e conhecido das cerâmicas. Sua principal característica são as bordas arredondadas, o que resulta em peças com laterais e superfícies pouco uniformes.

Essa particularidade faz com que o espaçamento entre as peças seja maior, com juntas de 03mm, sendo necessário utilizar rejunte para aplicação. Em contrapartida, é um produto com menos preço de compra e fácil instalação.

02. Borda Retificada

Para aqueles que desejam um acabamento mais uniforme, recomendamos as peças com borda retificada. A grande diferença das placas com esse acabamento são as bordas retas e precisas.

Dessa forma, é possível instalá-las de maneira uniforme e alinhada. Além disso,  não é necessário utilizar tanto rejunte quanto na borda bolda, o que resulta em juntas com menor espessura.

Por possuírem acabamento regular, causam um efeito de amplitude visual e acrescentam sofisticação e elegância ao ambiente. Outro ponto que merece destaque são as juntas mínimas de apenas 1mm entre as peças quando assentadas.

03. Borda Plana

A borda Plana é uma técnica exclusiva da Incepa que proporciona maior planicidade na superfície das peças. Assim, os produtos que possuem esse modelo de borda são contemplados com a decoração alcançando-os em sua totalidade, eliminando a tradicional “borda branca”.

A técnica é utilizada nos revestimentos cerâmicos nos formatos 25x60cm, 33x45cm e 33x60cm, sem relevo. Quando aplicadas, as peças criam o efeito de produto retificado, facilitam o manuseio e apresentam um melhor custo benefício quando comparadas aos porcelanatos retificados.

04. Junta seca

Esse tipo de borda é indicado para quem deseja um ambiente que aparenta ser revestido por uma única peça. As placas desse modelo são aplicadas sem espaço entre elas, proporcionando o efeito de peça única em que não notamos a emenda entre as peças.

Indicações de uso

Além dos tipos de acabamento e bordas dos revestimentos cerâmicos, é importante saber qual a melhor indicação de uso de cada produto. Nesse cenário, existem critérios técnicos responsáveis por classificar uma peça de acordo com a sua resistência ao desgaste e riscos.

Essa classificação recebe o nome de “Grupos de utilização” e possui uma escala que varia do “G1” até o “G6”. Conhecê-la te ajudará a escolher o revestimento ideal, levando em consideração a trafegabilidade do local em que será aplicado. Confira como é feita a divisão das peças:

  • G1: uso exclusivo em paredes.
  • G2: uso em banheiros e quartos residenciais.
  • G3: uso em dependências residenciais sem comunicação com áreas externas.
  • G4: uso em todas as dependências residenciais.
  • G5: uso em todas as dependências residenciais e ambientes comerciais de tráfego médio.
  • G6: uso em todas as dependências residenciais e ambientes comerciais de tráfego intenso.

 Variação de tonalidade e cor

Além de todos os tópicos abordados, também é importante prestar atenção às variações de cor e tonalidades da peça. Tendo esse conhecimento, você não vai precisar lidar com imprevistos. As placas podem ter uma variação que vai do “V1” ao “V4”, sendo que cada uma dessas classificações vai do mais uniforme para o menos uniforme. Confira a escala:

  • V1: peças com a menor variação de tom e de cor possível. As diferenças são muito pequenas e sutis.
  • V2: as peças podem apresentar uma leve variação de tonalidade, nada extremo.
  • V3: revestimentos com uma variação de tonalidade moderada. Apresentam mudanças de estampas na mesma caixa, mas trazem nuances semelhantes e complementares, que ajudam na conquista de um ambiente com aspecto orgânico/natural.
  • V4: esse é o nível máximo de variação que os revestimentos podem apresentar. Quando classificadas como V4, as peças são aleatórias e podem ser completamente diferentes umas das outras.

Depois de todo este guia repleto de informações técnicas e relevantes para você escolher as peças que irão decorar o seu ambiente, chegou a hora de escolher com bastante tranquilidade e foco o seu revestimento.

Lembre-se de que na Incepa você encontra tudo o que você precisa para dar uma cara especial ao seu projeto arquitetônico. Vamos juntos construir o lar, espaço corporativo e/ou comercial que você sempre sonhou?


RELACIONADOS