O que é revestimento e quais os principais tipos?

o que é revestimento

Entender o que é revestimento é essencial para que você consiga escolher as melhores opções para o projeto da sua casa. Afinal, estamos falando de uma das etapas mais importantes no acabamento de uma obra.

Os revestimentos são aplicados na conclusão do projeto, um pouco antes ou depois da entrega das chaves, quando se trata de um imóvel adquirido na planta. Essa fase requer envolvimento e atenção por parte dos profissionais, que devem ter experiência para que tudo fique perfeito.

O uso dos revestimentos serve para levar aos usuários do imóvel o conforto desejado e para compor o estilo da decoração. Para que a aplicação seja um sucesso, é necessário compreender alguns detalhes sobre os diversos tipos de materiais disponíveis no mercado.

Gostaria de entender melhor o assunto? Neste artigo, vamos explicar esse conceito e falar sobre os principais tipos de revestimento. Confira! 

O que é revestimento?

Revestimentos são materiais utilizados para criar uma camada externa e cobrir pisos, tetos e paredes de alvenaria. Eles são comercializados por metro quadrado, na forma de pedras, pastilhas, porcelanatos, cerâmicas, azulejos, gesso, cimento e cal. Há outros, como:

  • ladrilhos hidráulicos;
  • placas 3D;
  • laminados;
  • tábua corrida;
  • piso cimentício;
  • taco;
  • ardósia;
  • mármore;
  • silestone;
  • granito;
  • carpete;
  • granilite.

Com o uso de um revestimento adequado, é possível criar ambientes únicos, conforme o seu gosto e perfil. Algumas alternativas são bastante acessíveis e deixam o local com um toque requintado.

Existem peças que imitam a madeira, as pedras e outros componentes para compor estilos rústicos, assim como alternativas que remetem à tecnologia, e muito mais.  

Quais são os principais tipos de revestimento?

Há uma variedade enorme de revestimentos no mercado. Sendo assim, a escolha será mais fácil se você conhecer alguns materiais e souber ao menos um pouco sobre a sua composição.

Confira, a seguir, informações relevantes sobre os tipos de revestimentos mais facilmente encontrados em lojas e empresas que atuam nesse segmento!

Cerâmicas

O revestimento cerâmico é fornecido em diversos formatos, tamanhos, cores e desenhos, com superfície lisa ou 3D esmaltada. A cobertura de esmalte confere brilho às peças, mas elas também podem ser foscas ou acetinadas, para um efeito mais suave.

Porcelanato

Os porcelanatos são diferentes das cerâmicas devido ao seu grau de sofisticação. Eles também são placas cerâmicas, no entanto, são fabricados com tecnologia específica para fazer a prensagem.

Por esse motivo, ganham aspectos de baixa porosidade e resistência elevada. Você encontrará porcelanato polido, com superfícies brilhantes e lisas, peças esmaltadas, naturais sem polimento e estruturadas, que são menos escorregadias.

Mármore

Os revestimentos de mármore contam com design moderno e único, podem ser usados para cobrir paredes de áreas residenciais ou comerciais. Esses produtos têm brilho, e conferem imponência aos ambientes ao explorar a beleza das pedras naturais.

Alguns porcelanatos são produzidos para imitar o mármore com perfeição. Assim, são capazes de criar cenários luxuosos e inovadores. 

Onde usar revestimento?

As peças usadas para revestir ambientes têm a capacidade de transformar a decoração de um imóvel, deixando-o mais funcional e agradável. O profissional que faz a aplicação pode usar a criatividade para projetos ousados, experimentar texturas, cores e faces.

Observe, a seguir, os principais lugares em que os revestimentos podem ser aplicados para diferenciar os espaços!

Lareiras e churrasqueiras

Muitas pessoas usam revestimentos em lareiras e churrasqueiras para valorizar o ambiente e trazer a sensação de aconchego aos visitantes. Nesses locais, é importante usar materiais altamente resistentes e versáteis, que sejam capazes de suportar as altas temperaturas sem sofrer danos.

Entre as alternativas mais comuns, estão as texturas alternativas e materiais que imitam a natureza.

Fachadas

A aplicação de revestimentos nas fachadas das casas é uma das maneiras de fugir dos modelos convencionais, que utilizam somente a pintura para obter destaque. As peças aplicadas nessa área valorizam o espaço.

Além disso, oferecem impermeabilidade, alta durabilidade e mais resistência às intempéries climáticas. Dependendo do revestimento escolhido, confere um charme especial que atrai os olhares de quem passa pela rua.

Piscinas 

As piscinas não precisam ser revestidas somente com pastilhas. É possível utilizar várias cores, formatos e tipos de revestimentos para que elas se tornem únicas e com um visual encantador.

Explore as diversas opções disponíveis para essa área de lazer e impressione com efeitos e texturas modernas. Você pode aplicar, ate mesmo, peças de porcelanato.

Paredes e chão

Revestir as paredes é uma ótima opção para destacar ou integrar os ambientes. Com isso, você obterá um ar moderno e diferenciado, conforme a tipologia, o formato e a textura escolhida.

Os revestimentos podem ser úteis em cozinhas, sala de estar e jantar, quartos, lavanderias, varandas, áreas de lazer e muito mais. 

Quais são as aplicações de revestimento?

Os revestimentos podem ser usados em praticamente todos os lugares de uma residência, escritório ou empresa. Entre as suas principais funções, estão a de proteger as paredes e o chão, melhorar a estética, cobrir a alvenaria e criar ambientes diferenciados, que combinem com seu estilo.

Portanto, as suas aplicações vão além de conferir beleza e encantamento aos espaços. O revestimento protege o ambiente em áreas úmidas ou molhadas, auxiliam no isolamento acústico e possibilitam a integração ideal entre os cômodos.

Em virtude disso, há materiais apropriados para áreas internas e externas, expostas ao frio, ao sol e à chuva. 

Diferença entre revestimento e piso

A principal diferença é que os pisos são aplicados somente no chão. Os revestimentos, por sua vez, podem ser colocados também em paredes e outras superfícies.

Desse modo, a escolha depende de onde os materiais serão aplicados. Há dimensões mais comuns para os pisos, normalmente, vendidos em formato quadrado ou retangular.  

Quais as vantagens do porcelanato?

Os porcelanatos oferecem muitos benefícios em comparação a outros materiais. Eles são fáceis de instalar, impermeáveis, uniformes, assim como o seu acabamento é excepcional e a sua resistência é maior.

A Incepa, que recentemente foi adquirida pelo grupo Lamosa, fornece as melhores soluções em porcelanato aos seus clientes. Um diferencial é que a empresa usa biomassa para compor os revestimentos.

Entre os lançamentos 2023, você encontrará séries completas e revestimentos slim, com somente 7 milímetros de espessura. Além disso, há formatos exclusivos, como o hexagonal da Série Seattle.

Já a Série Alaska é composta por design atemporal, peças básicas e brancas, que atendem a estilos personalizados.

Entendeu o que é revestimento e quais os principais tipos? Fazer uma boa escolha é essencial para que o projeto do seu imóvel traga a sua personalidade, aliada à qualidade e à durabilidade dos materiais.

Quer saber mais? Leia outros conteúdos do blog, viaje no tempo conhecendo os 70 anos da Incepa e confira o nosso portfólio de produtos!


RELACIONADOS