Incepa responde: Grés, Semi Grés ou Poroso – qual a melhor opção?

No mercado existem diversos tipos de revestimentos disponíveis, como cerâmicas, porcelanatos e pedras naturais. Cada um deles apresenta características e formas de uso diferentes.

Já comentamos aqui as principais diferenças entre piso e revestimento cerâmico. Mas resumidamente, podemos dizer que o primeiro produto pode ser utilizado apenas no chão, enquanto o segundo pode ser utilizado tanto no chão quanto nas paredes.
Outra característica das placas cerâmicas, é que são classificadas de acordo com o grau de absorção de água, que influencia diretamente em sua resistência mecânica. No entanto, o que determina o quão resistente a peça será, é a porosidade da massa. Se ela for muito porosa, significa que absorve muita água, o que resulta em uma peça pouco resistente.

Representação das camadas que compõem o revestimento cerâmico

Dito isso, podemos classificar a massa conforme sua porosidade em cinco categorias diferentes: porcelanato, grés, semi grés, semi poroso e poroso. Como já comentamos anteriormente sobre as especificações do porcelanato, agora iremos focar nas diferenças entre grés, semi grés e poroso.

Continue a leitura e confira!

Grés

O Grés apresenta uma absorção de água entre 0,5% e 3%, o que o torna resistente aos impactos mecânicos, choques térmicos e gelo. Esse último fator também está relacionado a porosidade, tendo em vista que quando a água se solidifica no interior da massa cerâmica, pode provocar danos devido ao aumento do volume causado pelo congelamento.
Portanto, o Grés é uma ótima opção para quem procura por um produto resistente e versátil. Os Pisos Grés da Incepa são garantidos quanto à Resistência ao Gelo e a Resistência ao Choque Térmico, de acordo com as normas NBR 13818 e NBR 15463. As linhas Oceanic e Tribal, são ótimos exemplos.

Piso Semi Grés

A Incepa não trabalha com produtos que se enquadram na categoria Semi Grés. No entanto, ao comparar com a massa Grés, podemos dizer que o Semi Grés apresenta uma resistência inferior.

Isso ocorre devido a porosidade da massa, que tem absorção de água entre 3% e 6%, o que a torna mais frágil. Porém, ainda pode ser uma boa opção para ambientes que não exigem peças que suportem grandes impactos físicos.

Poroso

Como o próprio nome sugere, esse tipo de massa é a que possui maior porosidade. Portanto, dentre as três opções, é a que apresenta menor resistência mecânica.

A absorção desse material é maior do que 10%, quase o dobro do Semi Grés e mais do que o triplo do Grés. Porém, isso não significa que não seja material de qualidade inferior ou que não deve ser utilizado.

Sempre ressaltamos a importância de avaliar o projeto e analisar qual produto atende suas necessidades. A cerâmica com massa porosa pode ser uma ótima alternativa para ambientes internos e que possuem pouco tráfego.

A Incepa possui diversos modelos de revestimentos cerâmicos confeccionados em massa porosa. Além de serem peças incríveis, temos certeza que irão acrescentar muito estilo ao local.

Após esse texto, esperamos que suas dúvidas sobre Grés, Semi Grés e Poroso tenham sido respondidas e você consiga escolher a melhor opção para o seu projeto. Mas lembre-se de sempre ler a embalagem dos produtos para conferir suas especificações.

Qualquer dúvida, estamos aqui!


RELACIONADOS