Sala e cozinha integradas: confira as principais formas de decoração

sala e cozinha integradas

Antigamente, sala e cozinha eram ambientes totalmente separados que, por vezes, até tinham uma porta para abrir e fechar. Hoje em dia, o mais comum é ter sala e cozinha integradas. Os dois cômodos juntos oferecem aos lares um ambiente mais descontraído, já que a pessoa que cozinha pode ter contato com as visitas que estão sentadas na sala.

A interação é muito maior e, além do mais, é possível ter maior sensação de amplitude dos ambientes. Isso é perfeito para as casas ou apartamentos pequenos. A decoração é algo que deve ser pensado com muito carinho para esse tipo de ambiente.

Neste post, separamos algumas dicas para deixar a sala e cozinha conjugadas com uma aparência incrível. Quer saber mais sobre a decoração para esse tipo de cômodo? Continue a leitura!

Por que sala e cozinha integradas são uma tendência?

Os espaços das casas e apartamentos estão cada vez menores e, por essa razão, estão sendo criadas adaptações dos lares. Uma das maneiras mais práticas é integrar a cozinha e a sala. Tendo os dois cômodos em um único local, sem divisão de parede, o espaço ganha sofisticação e charme. Entre os maiores motivos podemos citar:

  • comodidade;
  • sensação de amplitude;
  • melhor comunicação entre as famílias e com as visitas.

Além disso tudo, a beleza do local é notável, já que é possível criar ambientes únicos e cheios de personalidade. A funcionalidade é algo que está sempre presente nesse tipo de ambiente, podendo assistir TV ao mesmo tempo que cozinha, por exemplo, e interagir com outras pessoas.

Quais são as principais formas de decoração para esse ambiente?

Decorar a sala de estar e cozinha conjugadas é uma tarefa que parece ser simples, mas é preciso ter atenção a alguns detalhes. A decoração precisa ser pensada segundo o design que a pessoa deseja que o ambiente tenha. Alguns preferem algo mais moderno e outros rústico. Por essa razão, separamos aqui algumas dicas de maneiras de decorar. Confira!

1. Priorize revestimentos que tenham a mesma cor da sala

A cozinha de sua casa pode ser separada por um balcão ou mureta. Este elemento pode ser revestido por pedras, cerâmica ou porcelanato. As duas peças da casa podem parecer maiores do que são se forem usados os mesmos materiais.

Além disso, os dois cômodos vão se integrar de maneira mais fácil, afinal, a cor do acabamento vai combinar. Entre as opções da Incepa, podemos citar:

  • porcelanato esmaltado Ortiz cinza, 120 x 120 cm;
  • porcelanato esmaltado Intense cinza, 120 x 120 cm;
  • revestimento para parede Murano, 30 x 90 cm.

Os revestimentos que serão usados atrás das pias de lavar louça precisam ser mais duráveis. Opte por materiais que sejam mais resistentes à umidade. Já para as paredes, escolha algo mais neutro e que possa combinar com os dois cômodos da casa. Se o desejo for demarcar os ambientes, uma boa ideia é usar tapetes, prateleiras ou outros móveis para separar bem os dois locais.

2. Escolha um tipo de balcão ou mesa que seja ideal

Nas cozinhas conjugadas, é comum substituir as mesas por balcões. Mas saiba que existem mesas que combinam com os dois cômodos. Algumas são feitas de materiais como:

  • mármore;
  • madeira;
  • granito.

Os balcões otimizam melhor o espaço e, inclusive, podem ser utilizados como uma divisória entre os cômodos. Pode-se dizer que a escolha do material da mesa ou balcão escolhido vai depender apenas do gosto da pessoa que estiver mobilhando o local.

Portanto, o que pode ser ideal para uma pessoa, pode não ser para outra. Uma boa ideia é verificar o orçamento e a harmonia que será conquistada com o uso do móvel.

3. Utilize cadeiras ou assentos diferenciados

Para aqueles que gostam de cadeiras, hoje existem opções de assentos com estampas variadas e que combinam com qualquer lugar. Já os que desejam ter opções mais sofisticadas, tem os pufes e banquetas. Tais itens são modernos e economizam espaço. Os pufes, por exemplo, podem ser empurrados para debaixo da mesa, raque da sala ou balcão.

Ainda existem alguns modelos que servem como organizadores, pois funcionam como caixas para guardar itens. Por essa razão, na hora de selecionar os assentos, é importante tomar cuidado para que eles combinem com os objetos já existentes na sala e cozinha. É importante escolher cores que combinem com a decoração.

4. Não economize na escolha dos armários, nichos e gavetas

Outra maneira de decorar um espaço mais limitado, como as salas e cozinhas integradas, é escolhendo nichos para colocar nas paredes. Eles podem ser quadrados ou redondos e podem ou não ter luz. Outra opção são os armários embutidos e as gavetas dos balcões, que podem ser usados para guardar itens que não precisam ficar expostos.

5. Capriche na escolha dos objetos

Cada item é parte fundamental na decoração desses ambientes. Não existem muitas regras para a escolha dos objetos. É importante apenas que as peças combinem com a decoração dos dois cômodos. As flores são boas opções para colocar em algum canto da sala, e na cozinha uma folhagem pode ser posta sobre a mesa ou balcão. A zamioculca e a espada de São Jorge são opções perfeitas.

6. Valorize os revestimentos das paredes e do chão

Os pisos que têm aparência de madeira são ótimas escolhas. Os porcelanatos da Incepa reproduzem fielmente a madeira e oferecem a todos a sensação de aconchego e bem-estar.

Quer saber quais são as opções do “Seu Lar Completo com Incepa”?

A Incepa tem séries completas e oferece produtos de uma mesma linha, com diferentes acabamentos, que são ideais para integrar diferentes ambientes da casa, como a cozinha e a sala. Entre as linhas podemos citar o Seattle, que é um lançamento de 2023 da Incepa, com pegada de ambientes integrados.

A linha foi inspirada na cidade de Seattle, que fica localizada no condado de King, no estado norte-americano de Washington. Por essa razão, revela o urbanismo do local. Tem nuances de cor cinza e lembra a aparência do concreto dos centros urbanos. Seus acabamentos disponíveis em SuperFormatos são:

  • polido;
  • ABS;
  • acetinado.

Tais características são perfeitas para os ambientes integrados, oferecendo o design encantador e acolhedor a todos que frequentarem ou local.

Então, agora que você já sabe tudo sobre sala e cozinha integradas, não deixe de analisar as opções de porcelanatos e cerâmicas disponíveis na Incepa. Monte a casa dos seus sonhos, para morar ou alugar, e tenha a certeza de que o design ficará incrível.

Apreciou o nosso post? Leia outros conteúdos do blog e confira os lançamentos Incepa 2023!


RELACIONADOS