Tipos de mármore: quais os principais e como usá-los?

tipos de mármore

O mármore é um material muito interessante para quem está realizando reformas ou criando um novo projeto para a casa, apartamento, escritório, sala comercial ou empresa. Esse elemento traz muitas possibilidades para criar ambientes cheios de cores e estilos, elegantes e requintados, com superfícies refinadas. As pedras podem ser aplicadas em cozinhas, banheiros, bancadas, assoalhos, paredes, entre outros locais.

Porém, existem vários tipos de mármore e é normal ter dúvidas na hora de escolher as peças ideais para compor os cenários. É necessário analisar as texturas, a existência de faces, o brilho, os formatos e os estilos disponíveis no mercado. Para isso, é preciso conhecer melhor as opções para encontrar um produto que seja perfeito e harmônico.

Gostaria de conhecer melhor as características dos vários tipos de mármore comercializados em lojas e empresas especializadas? Siga em frente!

Principais tipos de mármore

O mármore é um produto que resulta da manipulação do calcário, normalmente encontrado perto de vulcões ativos ou que já deixaram de existir. O material é exposto à temperatura elevada, tem vários tipos de minérios em sua composição e pode dar origem a diferentes rochas de acordo com a pressão e a temperatura utilizada em sua fabricação.

Mármore preto

O mármore preto também é conhecido pelos profissionais especializados como nero. O material de sua composição teve origem na Espanha e conta com veios longos e brancos, que destacam a beleza das pedras. Esse tipo traz elegância e requinte aos cenários, dá um toque de modernidade e perfeição para os amantes de estilos mais contemporâneos.

Mármore rosa

O mármore rosa estão se destacando por sua aparência charmosa e delicada. O produto foi originado em virtude da pressão e da ação da temperatura no subsolo durante milhares de anos. Apesar disso, essa rocha metamórfica é um lançamento inovador que está fazendo sucesso na atualidade, sendo composta por minérios e pigmentos muito atraentes.

Mármore escuro

Os mármores escuros, geralmente, são variações do mármore nero com aparência não homogênea. A sua uniformidade é considerada em nível intermediário por divergir do preto absoluto e faz com que ele tenha aparência excelente na decoração de banheiros e cozinhas, por exemplo. Mas as tonalidades podem ser combinadas em outros ambientes.

Como combinar os diferentes tipos de mármore?

O mármore é um componente fundamental para o design de interiores, no entanto, também pode ser usado em áreas externas. O material tem múltiplas opções de aplicação em ambientes molhados ou secos, paredes, pisos, lareiras, bancadas e até em banheiras. Veja, a seguir, como você pode combinar os mármores em sua residência ou escritório!

Tonalidades claras

Uma ótima ideia é optar por tons claros para áreas maiores, para combiná-los com as mais variadas cores ou texturas usadas na decoração. As peças na cor branca e bege são as mais usadas, porque combinam com objetos decorativos, mobílias e cerâmicas em outras tonalidades. Elas ampliam os espaços pequenos e dão a sensação de elegância e limpeza.

Cores escuras

As tonalidades escuras são usadas para combinar com móveis claros e trazer equilíbrio a ambientes empresariais ou residenciais, por exemplo. Você pode utilizá-las no piso ou para destacar uma parede com cores azul marinho ou marrom. Tenha cuidado para não sobrecarregar o cenário e evite deixá-lo com aparência escurecida ou pesada.

Não use os tons escuros em espaços pequenos, pois eles vão dar a impressão de serem bem menores. Eles são indicados para ambientes amplos e podem ser combinados com outras peças claras para obter equilíbrio entre as cores. Caso utilize um piso escuro, opte por revestir as pareces com tonalidades claras, móveis cinza-claros, beges ou brancos.

Texturas

Combine as peças de mármore com outras texturas ou materiais e você terá ambientes aconchegantes e personalizados. Essa é uma alternativa para ter um cenário único e diferenciado, capaz de aguçar o tato e a visão dos visitantes com uma decoração mais sensorial. Os mármores podem ser combinados com cerâmicas amadeiradas ou mobílias de madeira.

Uma opção interessante é investir em um revestimento texturizado ou com relevos que se contraponham às superfícies lisas do mármore. Se desejar, escolha revestimentos com desenhos que transmitam a sua personalidade. Isso atrai os olhares, aumenta o encantamento e a vontade de tocar nas superfícies. Outra ideia é combinar as peças com revestimentos têxteis.

Tons distintos

É possível fazer a combinação do mármore com outros tons com bastante facilidade. Os produtos vendidos no mercado, geralmente, têm tonalidades neutras para combinar com decorações variadas.

Defina um estilo a ser seguido pelos profissionais especializados, pois há muitas possibilidades, modelos clássicos, contemporâneos, tecnológicos e sustentáveis. Eles podem ser combinados com metais dourados, cobre, madeira e outros.

Como usar esse tipo de revestimento?

O uso desses tipos de revestimentos vai depender do estilo do proprietário do imóvel e da decoração que o profissional pretende fazer. A Incepa oferece várias séries desses produtos para a criação de ambientes únicos e personalizados. Há linhas de porcelanatos que conseguem reproduzir fielmente a pedra natural, confira alguns detalhes!

Marmo real

O marmo real teve inspiração no modelo italiano Calacata Oro, com veios rajados e cinzas compostos por um tom levemente dourado em seu fundo, por isso é considerado uma verdadeira potência. Essa série combina a alta tecnologia com a atemporalidade do mármore para a criação de espaços mais contemporâneos. Ela é ótima para a integração das áreas, tem acabamento polido e acetinado.

Ortiz

Ortiz é uma série composta por mármores beges e acidentados que remontam aos modelos espanhóis, da região montanhosa de Castellón. A sua base é neutra, com veios extensos e brancos, combinados com nuance cromática, que proporciona requinte e movimento ao ambiente. As peças são fabricadas com acabamento micro Crystal, acetinado ou ABS, e trazem sobriedade aos cenários.

Onice

A série Onice foi criada a partir da inspiração nas pedras ônix. As peças parecem pedra natural com camadas cristalinas. Os veios são bege, com nuance suave, e transmitem a imponência do mármore clássico. Os seus acabamentos acetinados ou micro Crystal destacam a nobreza dos cômodos e seus rejuntes ficam praticamente imperceptíveis.

Enfim, esses são os principais tipos de mármore e você já tem uma ideia de como usá-los! A Incepa é uma excelente fornecedora desses produtos, tem credibilidade e reputação ilibada no mercado nacional. Essa parceira oferece soluções completas por metro quadrado em revestimentos para paredes e pisos, porcelanatos em grandes formatos e outros materiais em cerâmica e mármore.

Ainda tem dúvidas? Leia outros conteúdos do blog, descubra seu estilo de decoração e confira o nosso portfólio de produtos!


RELACIONADOS