4 tendências de decoração para 2023

tendência decoração

Construir, reformar, dar uma cara nova, um toque diferente… Quem não andou pesquisando tendências de decoração para transformar um cômodo em 2022? Quartos que viraram escritórios, salas adaptadas para estudo ou paredes que simplesmente precisavam de uma nova vida. São muitas as possibilidades para as novas rotinas pós-pandemia.

Conforto, aconchego, ambientes integrados e praticidade são os fatores mais procurados na hora de compor o décor do lar nos últimos meses. Que tal conhecer os estilos que fizeram sucesso em 2022 e conferir 4 tendências de decoração para 2023 que podem inspirar você? Vem com a gente e anote as dicas!

Quais foram as tendências de decoração em 2022?

Durante o ano de 2022, houve maior ênfase para a criação de ambientes integrados e de espaços para trabalho remoto. As rotinas mudaram e foi preciso investir em mobílias versáteis, que assumiram mais de uma função. Observe abaixo mais detalhes sobre as tonalidades aplicadas no período pós-pandemia para a decoração dos lares!

Uso de cores naturais e neutras

As cores neutras nunca saem dos decor trends, mas, em 2022, elas ganharam ainda mais força. Tons de cinza, bege, branco, marrom, palha e off-white são verdadeiros clássicos e combinam com qualquer estilo decorativo que você escolher para o próximo ano. Por se tratarem de cores claras, dão a sensação de leveza e amplitude ao ambiente.

Não ache que sua decoração ficará monótona ou monocromática. Afinal, como são neutros, combinam muito bem entre si. Você pode, por exemplo, escolher um tom de bege para as paredes, branco para o teto e utilizar um revestimento marrom claro nos pisos. Lembre-se que essas cores também devem estar presentes nos móveis, cortinas, tapetes e demais itens decorativos.

Toques de verde e rosa

Se você não abriu mão de um toque de cor no visual da casa, com certeza, não ficou de fora das tendências de decoração para 2022. Isso porque o verde e o rosa também estiveram bastante em alta.

A explicação vem da psicologia das cores: a cor verde-menta traz tranquilidade e frescor, enquanto os tons terrosos de rosa (como o rosa-chá ou rosa-antigo) produzem a sensação de conforto, calor e aconchego.

Tudo o que você precisava após o tempo de pandemia, não é mesmo? Essas cores estiveram presentes em detalhes decorativos ou, mesmo, em áreas maiores, como móveis e paredes.

Reformas de ambientes integrados

O conceito aberto já vem conquistando espaço há um bom tempo. Porém, ganhou ainda mais força no ano de 2021 e continuou em alta em 2022. Como as pessoas passaram bastante tempo dentro de seus lares (algumas até adotaram o home office definitivamente), começaram a sentir falta de uma convivência maior entre os moradores da casa.

A solução foi integrar os espaços, especialmente a sala de estar com a cozinha. Essa configuração permite que todos estejam juntos, mesmo em ambientes diferentes. No entanto, foi preciso tomar cuidado com a decoração — ela foi responsável pela harmonia entre os ambientes.

Para delimitar cada espaço, os profissionais da área utilizaram cores diferentes, seguindo a mesma paleta. Caso contrário, o visual ficaria comprometido.

Espaços e móveis multifuncionais

Outra tendência que surgiu em 2022 foi a multifuncionalidade tanto dos espaços quanto dos móveis. Estar em casa fez com que as pessoas percebessem a necessidade de otimizar ou melhorar as funções dos cômodos, principalmente em espaços menores.

Quer um exemplo de como dar mais funcionalidade aos ambientes? Se você tem um quarto de hóspedes, opte por um sofá-cama. Assim, enquanto ele não estiver sendo usado por visitantes, servirá perfeitamente como uma área de estudos ou home office — basta acrescentar uma bancada.

Outros móveis que você pode usar são: cama-baú, recamier com espaço interno para guardar calçados, ilha da cozinha com prateleiras ou gavetas na base, entre tantos outros.

Decoração retrô e DIY

Que tal uma decoração personalizada, com muito estilo e sem fugir das tendências? Aproveite a decoração retrô e o DIY (Do It Yourself ou faça você mesmo). Além de ser uma forma sustentável de dar um charme à sua casa, é uma excelente maneira de passar o tempo e imprimir sua personalidade ao seu lar.

Você pode utilizar elementos que já tem em casa, comprar alguns em lojas de artesanato ou, até mesmo, utilizar materiais de construção. Quer algumas ideias? Vasos de concreto, cachepôs feitos em sisal, tapeçaria em macramê e muito mais.

Além disso, você mesmo pode fazer uma restauração em algum móvel. Basta pintá-lo de outra cor ou lixar e passar verniz, mantendo o visual da madeira crua. Afinal, o retrô continuará em alta nos próximos anos. Assim, você conseguirá unir duas tendências de uma só vez!

Inclusão da natureza

Lembra que comentamos sobre o toque de verde dentro de casa? Pois bem, isso pode ser feito por meio da decoração com plantas. Além de dar mais beleza, vida e frescor ao ambiente, o Urban Jungle esteve entre as fortes tendências de decoração para 2022. O único cuidado que você precisava ter era na escolha das plantas.

Foi necessário optar por aquelas específicas para o interior da casa. Dessa maneira, foi possível garantir que elas se desenvolvessem bem e estivessem sempre bonitas em seu lar. Valeu a pena utilizar vasos grandes de chão, suportes suspensos, prateleiras, pequenos arranjos na mesa de centro da sala de estar ou no aparador do hall de entrada.

Enfim, usar a sua criatividade para inovar. Se você mora em um ambiente pequeno, também pode aderir a essa tendência nos próximos meses. Basta fazer um jardim vertical utilizando um suporte na parede, prateleiras ou uma floreira com vários níveis de altura.

Tecidos e texturas extravagantes

Para contrastar com as cores neutras e quentes, os tecidos e texturas extravagantes são uma excelente opção, pois essa mistura dá um ar de elegância e sofisticação. Além do mais, adicionam conforto e profundidade em qualquer espaço. Para isso, muitos usuários apostaram em diferentes camadas e modelos distintos.

Na cama, por exemplo, alguns decidiram utilizar capas de travesseiro com tecido diferente da coberta ou lençol. No sofá, mantas diferenciadas, porém, com cores harmônicas, deixaram a sala mais convidativa e aconchegante. Na cozinha ou sala de jantar, os assentos das cadeiras puderam ser de tecidos diferentes ou estampas diversas.

Quais são as 4 tendências de decoração para 2023?

A tendência da arquitetura para 2023 envolve o tipo de decoração comfy — confortável, agradável, tranquila e aconchegante. Os ambientes tendem a ser integrados de modo inteligente, efetivo e otimizado, com móveis funcionais. Os quartos podem virar escritórios ou estúdios e as salas serem transformadas em espaço gourmet. Veja, a seguir, as novas tendências!

1. Cores neutras

A proposta para este ano é o uso de tons naturais e neutros nas decorações dos cômodos. Utilize elementos que remetam à natureza e aposte no design biofílico, porcelanatos com desenhos amadeirados, peças de madeira e tonalidades da natureza para mobílias e painéis. As cores quentes farão parte dos estilos vintage, industrial, contemporâneo e clássico.

2. Uso do dourado

Além dos tons quentes na decoração, você pode investir no uso do dourado, que se alinha aos outros detalhes e confere luxo aos ambientes. Os metais desse tom oferecem requinte se aplicados em itens decorativos, luminárias, banheiros e cozinhas. Essa cor traz harmonia às decorações clássicas e românticas em espaços comerciais ou domésticos.

Os tons terrosos, marrons e beges seguem a linha da cor dourada e serão utilizados para criar designs quentes. É interessante misturar as tonalidades para não sobrecarregar os cenários e, para dar um toque refinado, invista em uma lareira. Escolha um estilo que combine com o projeto arquitetônico do imóvel, com opção de aquecimento por meio de tecnologias ecologicamente corretas.

3. Formas dinâmicas

As mobílias mais indicadas para 2023 são semelhantes aos móveis utilizados entre 1960 e 1970, com curvas. Ângulos e linhas retas abrem espaço para formatos arredondados até em espelhos que farão parte de quartos, salas, banheiros e halls de entrada. As estruturas serão maiores, as cozinhas receberão balcões, ilhas e recortes curvilíneos para propiciar o relaxamento.

4. Iniciativas sustentáveis

O design biofílico trará consigo maior relação com o meio ambiente para melhorar a qualidade de vida de quem utiliza os espaços. As iniciativas sustentáveis envolvem a utilização de elementos naturais, como ambientes mais ventilados, iluminação natural, espaços para descanso, telhado e paredes verdes, vistas com natureza e plantas com flores e folhas inseridas na decoração.

Quais produtos da Incepa são tendência em decoração para 2023?

A Incepa trabalha com produtos de decoração para dar um toque de requinte aos imóveis residenciais ou comerciais, principalmente com as linhas de porcelanato esmaltado e polido. A série Portofino tem sua inspiração na origem espanhola, no mármore Crema Marfil, com veios suaves que contrastam um pouco com os tons bege do piso.

Os produtos da Incepa, incluindo as Séries Pro, contam com a imponência dos SuperFormatos, um visual uniforme e atemporal muito apropriado para revestir bancadas, paredes e outros tipos de superfície. Há uma diversidade de formatos, cores e acabamentos desenvolvidos para clientes dos mais diversos perfis, indo do essencial e básico ao sofisticado e requintado.

Como você viu, as tendências de decoração para 2022 e 2023 surgiram da necessidade que as pessoas passaram a ter com a pandemia. A boa notícia é que é bastante fácil aderir ao que está em alta. Ao seguir as dicas deste post, você vai conseguir usar as tendências de decoração para transformar o seu lar.

Quer mais dicas para deixar o seu lar ainda mais bonito, confortável e com um visual cheio de estilo e personalidade? Então, leia outros conteúdos do blog, saiba o que era tendência em cada década dos 70 anos da Incepa e baixe o nosso catálogo de lançamentos!


RELACIONADOS