8 tendências de decoração para 2022

Construir, reformar, dar uma cara nova, um toque diferente… quem não andou pesquisando tendências de decoração para transformar um cômodo em 2022? Quartos que viraram escritórios, salas adaptadas para estudo ou paredes que simplesmente precisam de uma nova vida. São muitas as possibilidades para as novas rotinas pós-pandemia.

Conforto, aconchego, ambientes integrados e praticidade são os fatores mais procurados na hora de compor o décor do lar nos últimos meses. Que tal conhecer 8 tendências de decoração para 2022 que podem te inspirar? Vem com a gente e anote as dicas!

1. Uso de cores naturais e neutras

As cores neutras nunca saem dos decor trends, mas, em 2022, elas ganham ainda mais força. Tons de cinza, bege, branco, marrom, palha e off white são verdadeiros clássicos e combinam com qualquer estilo decorativo que você escolher. E por se tratarem de cores claras, dão a sensação de leveza e amplitude ao ambiente.

E não ache que sua decoração ficará monótona ou monocromática. Afinal, como são neutros, combinam muito bem entre si. Você pode, pode exemplo, escolher um tom de bege para as paredes, branco para o teto e utilizar um revestimento marrom claro no piso.

Lembre-se de que essas cores também devem estar presentes nos móveis, cortinas, tapetes e demais itens decorativos.

2. Toques de verde e rosa

Se você não abre mão de um toque de cor no visual da casa, não precisa ficar de fora das tendências de decoração para 2022. Isso porque o verde e o rosa também estão bastante em alta. A explicação vem da psicologia das cores: o verde menta traz tranquilidade e frescor, enquanto os tons terrosos de rosa (como o rosa chá ou rosa antigo) nos trazem conforto, calor e aconchego.

Tudo o que precisamos após esse tempo de pandemia, não é mesmo? Essas cores podem estar presentes em detalhes decorativos ou, mesmo, em áreas maiores, como móveis e paredes.

3. Reformas de ambientes integrados

O conceito aberto já vem conquistando espaço há um bom tempo. Porém, ganhou ainda mais força no ano passado e continua em alta neste ano. Como as pessoas vêm passando bastante tempo dentro de seus lares (algumas até adotaram o home office definitivamente), passaram a sentir falta de uma convivência maior entre os moradores da casa.

A solução foi integrar os espaços, especialmente a sala de estar com a cozinha. Essa configuração permite que todos estejam juntos, mesmo que em ambientes diferentes.

No entanto, é preciso tomar cuidado com a decoração. Ela precisa ter harmonia entre os ambientes. Para delimitar cada espaço, você pode utilizar cores diferentes, desde que sigam a mesma paleta. Caso contrário, o visual ficará comprometido.

4. Espaços e móveis multifuncionais

Outra tendência que surgiu da necessidade foi a multifuncionalidade tanto dos espaços quanto dos móveis. Estar em casa fez com que as pessoas percebessem a necessidade de otimizar ou melhorar as funções dos cômodos, principalmente em espaços menores.

Quer um exemplo de como dar mais funcionalidade aos ambientes? Se você tem um quarto de hóspedes, opte por um sofá-cama. Assim, enquanto ele não estiver sendo usado por visitantes, servirá perfeitamente como uma área de estudos ou home office, basta acrescentar uma bancada.

Outros móveis que você pode usar são: cama-baú, recamier com espaço interno para guardar calçados, ilha da cozinha com prateleiras ou gavetas na base, entre tantos outros.

5. Decoração retrô e DIY

Que tal uma decoração personalizada, com muito estilo e sem fugir das tendências? Aproveite a decoração retrô e o DIY (do inglês do it yourself, que se refere ao artesanato). Além de ser uma forma sustentável de dar um charme à sua casa, é uma excelente maneira de passar o tempo e imprimir sua personalidade ao seu lar.

Você pode utilizar elementos que já tem em casa, comprar alguns em lojas de artesanato ou, até mesmo, utilizar materiais de construção. Quer algumas ideias? Vasos de concreto, cachepôs feitos em sisal, tapeçaria em macramê. Além disso, você mesmo pode fazer uma restauração em algum móvel, basta pintá-lo de outra cor ou lixar e passar verniz, mantendo o visual da madeira crua.

Afinal, o retrô também está em alta. Assim, você consegue unir duas tendências de uma só vez.

6. Inclusão da natureza

Lembra que comentamos sobre o toque de verde dentro de casa? Pois bem, isso também pode ser feito por meio da decoração com plantas. Além de dar mais beleza, vida e frescor ao ambiente, o Urban Jungle está entre as fortes tendências de decoração para 2022.

O único cuidado que você precisa ter é na escolha das plantas. Opte por aquelas específicas para o interior da casa. Dessa maneira, você garantirá que elas se desenvolverão bem e estarão sempre bonitas em seu lar.

Vale utilizar vasos grandes de chão, suportes suspensos, prateleiras, pequenos arranjos na mesa de centro da sala de estar ou no aparador do hall de entrada. Enfim, use sua criatividade.

E se você mora em um ambiente pequeno, também pode aderir a essa tendência. Basta fazer um jardim vertical utilizando um suporte na parede, prateleiras ou uma floreira com vários níveis de altura.

8. Tecidos e texturas extravagantes

Para contrastar com as cores neutras e quentes, os tecidos e texturas extravagantes são uma excelente opção, pois essa mistura dá um ar de elegância e sofisticação. Além do mais, adicionam conforto e profundidade em qualquer espaço. Para isso, aposte em diferentes camadas e modelos diferentes.

Na cama, por exemplo, você pode utilizar capas de travesseiro com tecido diferente da coberta ou lençol. No sofá, mantas diferentes (porém com cores harmônicas) deixam a sala mais convidativa e aconchegante. Na cozinha ou sala de jantar, os assentos das cadeiras podem ser de tecidos diferentes e, até mesmo, com estampas diversas.

Como você viu, as tendências de decoração para 2022 surgiram da necessidade que as pessoas passaram a ter com a pandemia, pois estão mais tempo dentro de casa. A boa notícia é que é bastante fácil aderir ao que está em alta. Ao seguir as dicas deste post, certamente, você vai conseguir transformar o seu lar, deixando-o ainda mais bonito, confortável e com um visual cheio de estilo e personalidade.

Quer mais dicas para o seu lar? Então, siga a página da Incepa nas redes sociais e acompanhe as nossas publicações! Estamos no Facebook e no Instagram.


RELACIONADOS