Renovar pisos: como trocar o revestimento sem quebra-quebra?

A renovação dos revestimentos é uma das partes mais importantes para aumentar a qualidade estética e proporcionar um uso mais seguro dos ambientes de casas e apartamentos. 

Fazer essa mudança já não representa mais quebra-quebra, poeira e geração de resíduos. Hoje, temos meios mais rápidos e práticos de realizar a troca de revestimentos

A seguir, apresentamos os cuidados que devem ser observados para a renovação dos revestimentos e as diferentes possibilidades de acabamentos. Vem conferir qual a melhor opção para sua casa! 

Sobreposição de revestimentos

Ao optar pela renovação dos pisos, é necessário que a superfície antiga esteja adequada para receber a sobreposição.

Antes da instalação dos novos revestimentos, é importante fazer a limpeza da base, verificando se existem peças soltas, estufadas ou ocas. Caso sejam assentados revestimentos novos sobre peças com esse tipo de problema, o piso novo será danificado em pouco tempo. Por isso, devem ser resolvidos previamente. 

Outro fator importante é o nivelamento do ambiente para que seja possível ter um acabamento melhor. Caso as peças não estejam bem niveladas, podem ser ajustadas com o uso de argamassa. 

Renovação dos pisos 

Há uma gama de opções para renovação dos pisos que podem ser implementadas de acordo com as preferências estéticas e condição orçamentária. O fundamental é a escolha por revestimentos que se adaptem bem aos usos de cada ambiente

Por isso, apresentamos, a seguir, algumas opções de revestimentos que podem renovar o seu ambiente. Acompanhe!

Incepa-Infografico-Assentamento-de-revestimento (2) 

Sobreposição de Porcelanatos e Cerâmicas 

A aplicação de porcelanatos e pisos cerâmicos sobre antigos revestimentos é uma opção fácil e que possibilita a renovação do seu lar. A técnica chamada “piso sobre piso” é uma das mais utilizadas em reformas de apartamentos e casas para uma mudança mais rápida e com menor geração de resíduos. 

Para a aplicação dessa técnica, é necessário aferir a qualidade do assentamento do revestimento antigo, como citamos. Além disso, em caso de assentamento sobre pedras, como ardósia, é necessário fazer o lixamento do piso antes da aplicação da argamassa colante. 

Na escolha dos revestimentos novos, é importante estar atento à espessura do piso: quanto mais fino, menor será a elevação do seu ambiente. 

Outro elemento importante a ser considerado é a escolha da argamassa de assentamento. No mercado, são encontradas várias opções para a aplicação de piso sobre piso, que devem ser massas com maior aderência, classificadas como ACIII. 

Cimento queimado 

O cimento queimado é uma técnica na qual a massa é feita à base de cimento, areia fina e água. Essa mistura pode ser aplicada acima de uma camada de resina acrílica, que deve ser aplicada sobre o revestimento antigo.

Para evitar trincas e fissuras naturais desse material, é importante usar as juntas de dilatação na hora da aplicação da massa. Para um acabamento final com brilho, pode ser aplicada a resina líquida mais uma vez e realizado o enceramento. 

A tonalidade final do seu piso pode variar de acordo com o cimento escolhido. Atualmente, são encontradas de forma mais comum nas cores cinza, branco e bege. O aspecto do acabamento também pode variar entre brilhante, fosco ou acetinado. Por isso, é uma opção que se ajusta a diferentes estilos de decoração. 

Pisos laminados e vinílicos 

Os pisos laminados e os vinílicos têm características diferentes, mas sua forma de aplicação é semelhante.

Fáceis de ser instalados, são encontrados em duas versões: uma em que é usada uma cola especial para aplicação e outra em um sistema de encaixe das peças, chamado clique. 

O piso laminado conta com um acréscimo importante em sua instalação, a manta para contrapiso. Apesar de ser uma boa opção, o piso vinílico dispensa o uso dessa manta. 

A aplicação desses pisos é recomendada, principalmente, para quartos e salas, pois propiciam maior conforto térmico e suavidade ao toque. 

Decks 

Os decks se tratam de opções muito práticas e de assentamento rápido. São encontrados com grande variedade de tamanhos, cores e materiais. Podem ser colocados sobre pisos frios, como cerâmicas e porcelanatos, para tornar o ambiente mais aquecido e aconchegante. 

É uma opção comumente aplicada em varandas ou áreas externas com piscinas. Entre as opções, podemos destacar os de eucalipto, material resistente, podendo ser utilizado em locais com maior tráfego de pessoas. Outra opção de deck de madeira são os de pinus. Lembrando que são opções que exigem tratamentos e manutenção adequadas para madeira.

Para maior praticidade, os decks de madeira plástica são uma ótima opção. Com aparência de madeira natural, são fáceis de aplicar e limpar, além de poderem ser utilizados em áreas molhadas com tranquilidade. 

Carpete 

O uso do carpete pode ser associado a conforto térmico e acústico. Esse material, funciona como um tapete que é fixado por toda a extensão de um ambiente. 

Sua aplicação pode ser feita sobre revestimentos antigos, desde que estejam nivelados, limpos e bem assentados. São encontrados em placas, de 50×50, ou em rolos. Uma das formas de aplicação é colar o material diretamente sobre o piso com o uso de adesivo colante indicado para esse tipo de trabalho.

A manutenção desse revestimento pode ser feita com aspirador de pó com escovas rotativas, garantindo a limpeza ideal do carpete. 

É recomendado seu uso apenas em áreas secas, como salas, quartos e escritórios, para que não haja a possibilidade de formação de mofo ou danificação do piso. 

Renovação dos revestimentos das paredes 

Algumas possibilidades de renovação de revestimentos também abrangem as áreas de paredes. No entanto, algumas opções podem ser mais apropriadas e práticas para elas.

A pintura, por exemplo, é uma forma de renovar a aparência de qualquer ambiente sem a necessidade do quebra-quebra. Para isso, o passo principal é se atentar ao tipo de tinta utilizado. No caso da pintura de revestimentos cerâmicos, o ideal é optar pela tinta epóxi, garantindo maior durabilidade e melhor cobertura do revestimento antigo. 

A utilização desses recursos otimiza a reforma do ambiente e gera menos resíduos. É sempre importante se atentar às recomendações do fabricante, à qualidade do piso que será coberto e à qualidade da argamassa de assentamento, se necessária, e à forma de instalação do produto. Assim, é possível garantir maior duração do seu novo revestimento.

Gostou do nosso conteúdo e quer mais dicas para renovação e potencialização da decoração do seu lar? Veja o Instagram da Incepa. Lá você tem acesso a conteúdos como este e muito mais! 


RELACIONADOS