Projeto de decoração: 6 posts Incepa Responde para ler antes

projeto de decoração

O Incepa Responde é uma iniciativa para auxiliar a criação de projetos de forma certeira e adequada às suas necessidades. Trazemos, aqui, uma curadoria de conteúdos da Incepa, que vão ajudar você na escolha dos seus revestimentos cerâmicos, parte fundamental e base de toda a decoração. 

Os porcelanatos, ditam a estética final e a segurança na utilização dos espaços. Suas especificações servem para nortear quais ambientes ele pode ser aplicado, de acordo com o uso do local. 

Iniciamos, então, com a indicação do post: 5 dicas para acertar na hora de comprar pisos e revestimentos. Nele, apresentamos os passos iniciais para a compra desse material, apontando os cuidados de planejamento e algumas das especificações técnicas fundamentais.

A partir disso, trazemos, a seguir, de forma detalhada, as especificações que devem ser analisadas para escolha de revestimentos. São 6 dicas de posts da Incepa, para ajudar nessa decisão. Acompanhe! 

1. Tipos de acabamento

Para escolha do revestimento usado no piso, um dos pontos mais importantes a serem averiguados é a facilidade de escorregamento. Essa relação é um dos primeiro fatores que devem ser observados na escolha. Por isso, a Roca Brasil, junto à Incepa, desenvolveu uma classificação para diferentes níveis de coeficiente de atrito dos seus revestimentos. 

No post sobre tipos de acabamento, é apresentada a classificação quanto ao uso dos ambientes de uma casa, que variam entre áreas molhadas, molháveis ou secas. Para cada uma delas, são indicados diferentes níveis de atrito, e esses valores são coletados em três grupos de acabamento: Grip, Grip Plus e ABS. No post, é explicado de forma detalhada cada um desses modelos junto a indicações de ambientes para uso. 

2. Diferença entre porcelanato polido e acetinado 

Neste outro artigo, você verá as diferenças entre porcelanato polido e acetinado. As características que os distinguem são relativas ao acabamento da peça e devem ser verificadas tanto nos porcelanatos usados no piso quanto nos de parede.  

A diferença entre esses dois modelos influencia o estilo de decoração final do ambiente. Também estão associadas ao tipo de uso do local onde o piso será aplicado, ou seja, se for uma área molhada ou molhável, como cozinha, banheiro ou varanda, é necessário usar um modelo específico que garanta menor taxa de escorregamento. 

A variação entre esses dois modelos está, também, em relação ao desgaste advindo do tempo de utilização. No post indicado, são apresentados os detalhes quanto a essas características. 

3. Diferentes modelos de acabamentos dos porcelanatos 

Há uma gama de modelos de porcelanatos que se diferenciam por pequenas características. Essas distinções se dão para que as peças atendam tanto demandas estéticas quanto com relação a sua resistência, absorção de água e índices de escorregamento. 

Na publicação sobre os diferentes modelos de acabamentos dos porcelanatos, apresentamos mais algumas entre as diversas características a serem analisadas na escolha do seu revestimento. Mas, dessa vez, com enfoque na camada mais superficial do produto.

Duas classificações são as principais nesse caso: os revestimentos Técnicos e os Esmaltados. Quanto ao primeiro, trata-se de produtos que não recebem esmaltação e impressão de estampa. Por isso, são encontradas menos variedades de padronagens.

Sobre o segundo, ele conta com uma camada de esmalte na superfície, o que permite peças com diferentes estampas. Ambos têm subdivisões em suas classificações. Confira a publicação para entender qual deles melhor se aplica ao seu projeto. 

4. Diferenças entre acabamento Bold e Retificado 

Mais uma característica de acabamento dos revestimentos cerâmicos está relacionada a suas bordas. No post Diferenças entre acabamento Bold e Retificado, você conhecerá quais as especificidades da borda bold, como são nomeadas as peças que contam com bordas arredondadas e as características da borda retificada, formatos que conferem maior amplitude e um acabamento mais delicado ao seu ambiente. 

Um exemplo de utilização desse último está nas lastras e lâminas SuperFormatos, produzidas pela Incepa e Roca Brasil, peças em tamanhos não convencionais que chegam até 120x250cm. 

A escolha adequada entre esses modelos vai interferir diretamente no assentamento do seu produto e na quantidade de material de rejunte utilizada, já que uma das suas diferenças é o tamanho da junta de assentamento

Ao final do post, é apresentado, também, um modelo exclusivo da Incepa, que une o refinamento das peças de borda retificada e plana, com detalhes na estamparia do item, que elimina a borda branca e confere ao ambiente um finíssimo acabamento. 

5. Dicas para não errar na hora de revestir áreas externas 

Quando falamos em áreas externas, é preciso cuidado para que a estética esteja alinhada à segurança. Por isso, a Incepa, tem um post dedicado a esse tema: Dicas para não errar na hora de revestir áreas externas. Nele, são apresentadas as características que devem ser analisadas no piso, conferindo segurança e resistência para o uso em áreas com exposição a intempéries.

A baixa absorção de água e alta resistência mecânica, por exemplo, são fatores importantes a serem considerados. O coeficiente de atrito, mencionado no tópico 2, é também um ponto a ser analisado.

6. Guia completo com todas as especificações dos revestimentos cerâmicos da Incepa 

Em nosso Guia completo com todas as especificações dos revestimentos cerâmicos da Incepa, você encontrará um roteiro para a escolha do seu revestimento. Nele, são apresentadas informações quanto ao acabamento da peça, como o nível de polimento, o tipo de impressão de estampas, os tipos de borda e sua relação com as juntas de assentamento. 

Além disso, você encontrará observações adicionais quanto às indicações de uso e como verificar a variedade de estampas do seu porcelanato. Ademais, para você que está escolhendo o melhor revestimento para usar em sua piscina, no post, encontrará as características ideais das peças para esse uso, além de dicas extras para se atentar. 

Como podemos notar, a escolha do revestimento leva em conta uma série de fatores que vão além da estética. Há também aspectos como segurança e a maior durabilidade do produto em sua obra. 

Por isso, a Incepa apresenta uma linha repleta de variedade de produtos. E para alinhar a qualidade estética à função, há também uma gama de padronagens de revestimentos que se ajustam a diferentes estilos de projeto. 

Para identificar qual tipo de decoração se enquadra mais com sua personalidade, a Incepa produziu uma plataforma ideal para quem está em busca de mudanças no seu lar ou iniciando novos projetos, o Assessment. Nele, você recebe respostas personalizadas que podem auxiliar na busca por referências projetuais. 

Gostou do nosso post? Leia outros conteúdos do blog para ter acesso às melhores dicas e tendências para sua casa. Confira nosso portfólio de novidades e se inspire!


RELACIONADOS