Incepa Responde: Piso Porcelanato para Áreas de Alto Tráfego

Escolher o piso porcelanato para ambientes com muita movimentação, como garagens, áreas comerciais e de lazer, é uma preocupação que vai além da estética, pois é importante optar por uma peça resistente e fácil de manter.

Então, é certo que, para esses casos, a melhor opção são os porcelanatos que, dentre todos os revestimentos cerâmicos, são os que apresentam mais resistência mecânica e baixa porosidade.

Afinal, a resistência mecânica corresponde ao quanto determinado produto consegue suportar o peso exercido sobre ele, sem quebrar. Já a porosidade está relacionada à absorção de água, quanto mais poroso um revestimento, mais água ele absorve e menos resistente ele será.

Portanto, é preciso entender que existem dois tipos de porcelanatos: os técnicos e os esmaltados. 

A Incepa é especializada em porcelanato esmaltado, oferecendo opções polidas, naturais e acetinadas. 

Assim, quando se trata de escolher o piso porcelanato ideal para áreas de alto tráfego, é fundamental considerar diversos critérios essenciais. 

Pois necessitamos que o porcelanato apresente resistência ao escorregamento, durabilidade excepcional e uma robustez que atenda às demandas específicas de áreas de intenso tráfego.

Venha com a Incepa e aprenda tudo sobre os pisos porcelanato para áreas de alto tráfego!

O que é piso porcelanato para áreas de alto tráfego?

Série Pro Max

O porcelanato para áreas de alto tráfego é um tipo específico de revestimento de piso feito com materiais de alta qualidade.

Assim, é projetado para suportar e resistir ao desgaste causado pelo constante movimento de pessoas e objetos em espaços onde há um grande volume de tráfego.

Essas áreas de alto tráfego incluem:

  • Locais públicos: shoppings, aeroportos, estações de trem, terminais de ônibus, escolas, hospitais, restaurantes, hotéis, instalações esportivas, supermercados e outros espaços comerciais
  • Áreas internas e externas de edifícios residenciais ou comerciais com grande circulação: como saguões de prédios, corredores, cozinhas industriais e áreas comuns

Assim, o piso porcelanato para áreas de alto tráfego é projetado para ser mais durável, resistente ao desgaste, fácil de limpar e manter, e, muitas vezes, possui propriedades anti deslizantes para garantir a segurança dos ocupantes.

Piso de Porcelanato: a importância das classificações PEI, Mohs e GU na escolha dos revestimentos

Série Pro

O porcelanato é classificado de acordo com critérios como o índice PEI, a escala Mohs e a classificação GU – que indicam sua adequação para diferentes níveis de tráfego e aplicações específicas. 

Continue conosco para aprender mais sobre elas!

Resistência à Abrasão Superficial (Índice PEI)

A resistência à abrasão superficial é a capacidade de uma superfície esmaltada resistir ao desgaste causado pelo tráfego de pessoas e pelo movimento de objetos. 

Assim, a classificação PEI (Instituto de Esmalte de Porcelana) fornece diretrizes sobre onde o produto pode ser aplicado com segurança. Confira!

Apostila de Especificação Técnica Incepa

Portanto, a classificação PEI 4, que indica tráfego intenso, é aconselhável para áreas residenciais de alto tráfego, espaços públicos com tráfego moderado e em ambientes internos de uso comercial com considerável movimento. 

Já o PEI 5 é recomendado para locais de tráfego super intenso, sejam eles públicos ou comerciais, tanto em ambientes internos quanto externos com demanda significativa de circulação.

Resistência a riscos (Escala MOHS)

A escala de Mohs mede a dureza dos materiais, variando de 1 (muito macio) a 10 (muito duro). 

Assim, na indústria de revestimentos, essa classificação é usada para indicar a resistência do revestimento a riscos e danos causados por objetos abrasivos. 

Então, quanto maior o número na escala de Mohs, mais resistente é o material à abrasão.

Grupos de Utilização do Piso Porcelanato

A escolha adequada do revestimento é fundamental para garantir um desempenho satisfatório.

Assim, os critérios que guiam a classificação dos produtos em Grupos de Utilização estão centrados em duas características-chave dos porcelanatos:

  • Resistência ao desgaste
  • Capacidade de resistir a arranhões nas condições reais de aplicação

Portanto, ao selecionar um produto para um ambiente específico, é fundamental considerar principalmente a quantidade de tráfego que o espaço receberá, visando garantir a longevidade do revestimento. 

A avaliação dessas características resulta em informações muito mais confiáveis para a especificação precisa dos porcelanatos

Portanto, os grupos de utilização são indicados da seguinte forma:

  • G1: para uso em paredes
  • G2: uso em banheiros e quartos residenciais
  • G3: para uso em áreas residenciais sem acesso direto ao exterior
  • G4: uso em todas as áreas residenciais
  • G5: para uso em todas as áreas residenciais e em ambientes comerciais com tráfego moderado
  • G6: para uso em todas as áreas residenciais e em ambientes comerciais com tráfego intenso

Piso Porcelanato Incepa para Áreas de Alto Tráfego

A Incepa oferece uma ampla variedade de pisos porcelanato projetados para atender às necessidades de áreas de alto tráfego. 

Então, esses produtos possuem classificação GU de G5 e G6, garantindo durabilidade e resistência excepcionais. 

Conheça alguns modelos disponíveis!

Série City

Série City Nude – porcelanato esmaltado nas linhas Nude e Cement (classificação G5).

Série Galileu

Série Galileu – Porcelanato esmaltado disponível nas cores cinza e bege, com classificação G5.

Série Pro

Série Pro – Porcelanato Plus nas seguintes linhas: Nude, Sand, Ivory, Cement e Concrete (classificação G6).

Série Venatino

Série Venatino – Porcelanato esmaltado com classificação G5.

Esses revestimentos oferecem opções de design e cores para atender às preferências estéticas, ao mesmo tempo em que proporcionam a confiabilidade necessária para áreas de intenso tráfego — sejam elas espaços comerciais ou públicos.

E aí, o que achou de aprender mais sobre qual é o melhor piso porcelanato para áreas de alto tráfego?

Aproveite e confira as informações gerais sobre os diferenciais técnicos da Incepa!

Imagens: Incepa


RELACIONADOS